Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho

Feliz 2023 - Parte 2

Que a minha predição final da coluna de outubro de 2018 esteja correta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em outubro de 2018, publiquei uma coluna neste jornal intitulada "Feliz 2023!". Era quase véspera do segundo turno das eleições presidenciais daquele ano, e me senti na obrigação de alertar sobre a desconstrução que estava por vir. Fiz o exercício de imaginar como seriam os próximos quatro anos, sob um governo de um falso líder populista-autoritário que falava abertamente sobre suas (péssimas) ideias e intenções de desconstrução —para quem quisesse ouvir.

Construí um cenário básico para três temas que, a meu ver, sofreriam juntamente com nossa democracia revezes monumentais, que comprometeriam o desenvolvimento humano, social e econômico do Brasil por décadas. Eram eles, educação, meio ambiente e segurança. Infelizmente, eu não estava errada, diria que fui até cautelosa em meu modesto exercício preditivo, mas que passei longe de imaginar todas as dimensões e a escala do estrago deste desgoverno que chega finalmente ao fim.

Presidente eleito Lula e vice-presidente Geraldo Alckmin seguram juntos caderno do grupo de trabalho do governo de transição
Meu desejo para o ano que se aproxima é que o novo governo Lula —eleito com o apoio de lideranças de uma frente ampla, faça jus ao voto de confiança que recebeu - Ricardo Stuckert - 22.dez.22/Divulgação

Não poderia naquele momento prever a pandemia da Covid-19, e, portanto, não incluí a catástrofe humanitária agravada por um governo irresponsável e negacionista. No final de 2022, estamos chegando à marca de 700 mil mortes no país, a maioria das quais poderia ter sido evitada. Tampouco imaginei que a fome regressaria em larga escala, uma vergonha sem tamanho para um país produtor e exportador global de alimentos. Difícil encontrar palavras para expressar tamanha crueldade.

Nos últimos quatro anos, vimos também as desigualdades existentes se acentuarem sobremaneira. Conforme a pandemia se alastrava, o desgoverno promovia medidas anticientíficas e deixava as pessoas à mercê de sua própria sorte. Neste período, globalmente, os ricos ficaram mais ricos, e os pobres ficaram mais pobres. E isso não ocorreu apenas entre os países, mas também dentro deles. No Brasil e mundo afora há 4 bilhões de pessoas desprotegidas. E uma coisa é certa: não podemos deixá-las para trás.

Como mencionei em minha coluna anterior, é hora de olhar para frente e correr atrás do tempo perdido. É tempo de (re)construção. Os retrocessos e as perdas foram enormes, mas a sociedade despertou para uma cidadania ativa que será fundamental para enfrentar os desafios que temos pela frente. Precisamos nos preparar para uma incerteza radical e encontrar maneiras de construir solidariedade, confiança e ação coletiva em um momento de volatilidade, complexidade e de mudanças sem precedentes.

E só conseguiremos atravessar as tempestades que estão no horizonte se passarmos a escolher lideranças à altura de nossos desafios. Precisamos deixar para trás de uma vez por todas a ideia equivocada de que líderes são salvadores da pátria, pais ou mães, heróis ou mitos. Para além de votar certo, devemos aprender a apoiar nossos líderes quando estiverem no caminho certo e a cobrá-los com independência sempre que haja algum desvio de rota, exigindo que, além de terem as melhores intenções, usem o conhecimento de ponta disponível e reúnam os melhores times.

Meu desejo para o ano que se aproxima é que o novo governo —eleito com o apoio de lideranças de uma frente ampla, faça jus ao voto de confiança que recebeu. E que a minha predição final da coluna de outubro de 2018 esteja correta:

"Chegamos a 2023. Ufa. Que alívio. Passamos por anos terríveis, mas finalmente começamos a superar a polarização que quase destruiu nossa nação. Uma nova força se aglutinou na sociedade. (...) O Brasil é muito importante para falhar. E o povo entendeu isso. Conseguimos deixar as diferenças de lado e focar em nossos objetivos comuns."

Feliz 2023!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.