Ivan Marsiglia

Jornalista e bacharel em ciências sociais, Ivan Marsiglia é autor de “A Poeira dos Outros”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ivan Marsiglia

Laranjada indigesta

No Twitter, núcleo do governo e apoiadores reagem com acidez à reportagem da Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A reportagem da Folha que revelou, no domingo (6), que a apuração sobre as candidaturas laranjas no PSL de Minas Gerais pode apontar para o financiamento, em forma de caixa dois, da campanha do próprio presidente @jairbolsonaro provocou reações ácidas do núcleo bolsonarista no Twitter.

A notícia de que o depoimento do ex-assessor parlamentar Haissander Souza de Paula à Polícia Federal e uma planilha apreendida em uma gráfica indicariam que a verba desviada de candidatas laranjas do PSL teria abastecido não só a campanha do atual ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, como a de Bolsonaro também dominou os Trending Topics de segunda (7).

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, e o presidente Jair Bolsonaro - Marcos Corrêa-24.abr.19/PR

Às 9h25 da manhã, a plataforma registrava nada menos que 197 mil menções ao nome “Moro” e outras 113 mil à palavra “Folha”.

No domingo, Moro, a quem a PF é subordinada, apressou-se em isentar o presidente —a quem marcou num tuíte de desagravo do qual excluiu, sintomaticamente, o colega do Ministério do Turismo: @SF_Moro “PR @jairbolsonaro fez a campanha presidencial mais barata da história. Manchete da Folha de S. Paulo de hoje não reflete a realidade. Nem o delegado, nem o Ministério Público, que atuam com independência, viram algo contra o PR neste inquérito de Minas. Estes são os fatos.”

Cerca de uma hora depois, foi a vez do general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), tuitar fazendo referência ao diário soviético Pravda para atacar o jornal: @gen_heleno “1ª pág da Folha de São Pravda. Um ex-assessor de Álvaro Antônio disse à Polícia que “ACHA QUE PARTE DOS VALORES [...] FOI USADA PARA PAGAR MATERIAL DE CAMPANHA DE ÁLVARO ANTÔNIO E BOLSONARO”. Pode haver matéria mais cretina, inconsistente e parcial? Que vergonha!”

À tarde, o normalmente discreto fundador da RedeTV!, @MarceloCRedeTV, também subiu o tom: “A tentativa da Folha de SP de vincular depoimento de um larápio a caixa2 da campanha Bolsonaro é indigente, indigna, frouxa, vergonhosa. Nunca na história houve uma campanha mais pobre, mais espartana. Eu acompanhei de perto e posso assegurar. Para desgosto da oposição.”

De noite, o presidente em pessoa não conteve o destempero no Twitter: @jairbolsonaro “A @folha avançou a todos os limites, transformou-se num panfleto ordinário às causas dos canalhas. Com mentiras, já habituais, conseguiram descer às profundezas do esgoto.

Em momento algum o presidente ou o primeiro escalão do governo desmentiram a existência do depoimento do ex-assessor parlamentar à PF, do que se depreende —considerando-se o histórico de “conjuntos probatórios” da Lava Jato— que a palavra de um delator tem mais ou menos credibilidade de acordo com o personagem citado. 

A estridência dos questionamentos sugeriu a muita gente mais desespero que indignação dos bolsonaristas. A editora do blog #AgoraÉQueSãoElas e colunista da Folha @APellegrino concluiu: “Tá explicado por que o ministro do turismo não foi demitido. Mesmo tendo ameaçado uma deputada de morte. Mesmo estando implicado até a raiz do cabelo no laranjal. Agora taí: ele também fez pro chefe. #Caixa2doBolsonaro”

Outros criticaram o caráter inadequado da manifestação do ministro da Justiça, que repercutiu mal até entre procuradores que atuaram na Lava Jato, como informou a coluna Painel de segunda.

O deputado petista @pauloteixeira13 perguntou: “Senhor Sérgio Moro. Como o senhor disse que não houve caixa 2 na campanha do Bolsonaro se o inquérito está em segredo de justiça? O senhor teria violado tal segredo? @SF_Moro”

Para o jornalista e comentarista do Jornal da CBN, @KennedyAlencar, “ministro da Justiça não pode opinar ou interferir em inquéritos da Polícia Federal. Delegados têm autonomia para investigação. Ministério Público e Judiciário avaliam conclusões de inquéritos e tomam medidas que julguem necessárias. Alguém deve explicar a Moro como a coisa funciona.”

Apesar do desgaste, apoiadores do juiz mostraram força no Twitter: a hashtag #PacoteAntiCrimeSim, em apoio às medidas propostas por Moro ao Congresso, batia em 45,5 mil tuítes no início da tarde de segunda, enquanto a oposicionista #MoroChefeDaQuadrilha não ultrapassava 3.256 tuítes.

Ideologia coringa 

A estreia de "Coringa", do diretor Todd Phillips, com Joaquin Phoenix no papel de arqui-inimigo do Batman, inspirou debates políticos acalorados no Twitter. No domingo, o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais pôs as cartas na mesa com uma peculiar interpretação do filme:

@filgmartin “Assisti Joker. É uma demonstração do que a anomia social e o ressentimento esquerdista podem fazer com uma mente perturbada; um retrato desesperador das consequências do mundo sem Deus, sem propósito, sem transcendência e sem redenção que a geração de maio de 1968 tentou criar.”

O filósofo liberal, colunista da Folha e comentarista do Jornal da Cultura @JoelPinheiro85 rebateu: “O personagem do Coringa não tem motivação política. Mas ele aproveita o sentimento generalizado de revolta política para ascender e perseguir seus objetivos pessoais doentios. Hmmmm... parece gente que eu tenho visto por aí.”

Mas houve quem preferisse zombar da polêmica, citando o filme biográfico da dançarina Carla Perez, do grupo É o Tchan!, lançado em 1998: @mau10 “Vi Cinderela Baiana. É uma demonstração do que a anomia social e o ressentimento esquerdista podem fazer com uma mente perturbada; um retrato desesperador das consequências do mundo sem Deus, sem propósito, sem transcendência e sem redenção que a geração de maio de 1968 tentou criar.”

Na risca do pênalti 

O site espanhol AS.com levantou a bola e há quem comece a se preocupar no Brasil: Lionel Messi está muito perto de ultrapassar Pelé no número de gols em jogos oficiais. @diarioas “Leo, com 604 gols, tem apenas 39 a menos que Pelé (643 com o Santos). O argentino poderia destroná-lo nesta temporada, já que corre há dez temporadas consecutivas ultrapassando os 40 gols.”

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.