Ivan Marsiglia

Jornalista e bacharel em ciências sociais, Ivan Marsiglia é autor de “A Poeira dos Outros”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ivan Marsiglia

Tuíte de Bolsonaro sobre execução de miliciano abre crise com governadores

20 governadores criticaram fala do presidente culpabilizando PM baiana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cercado de críticas sobre seu suposto interesse na morte do ex-capitão do Bope Adriano Magalhães da Nóbrega –miliciano que mantinha relações estreitas com a família presidencial–, @jairbolsonaro saiu atirando no Twitter e por pouco não abre uma crise federativa.

Nesta segunda-feira (17), governadores de 20 estados brasileiros assinaram uma carta de protesto contra declarações do presidente, dentro e fora da plataforma, “se antecipando a investigações policiais para atribuir graves fatos à conduta das polícias e seus governadores”.

No sábado (15), o presidente postara em seu perfil uma nota que, entre outras coisas, afirmava que “a atuação da PMBA, sob tutela do governador do Estado, não procurou preservar a vida de um foragido, e sim sua provável execução sumária, como apontam peritos consultados pela revista Veja”.

O presidente Jair Bolsonaro durante solenidade em Brasília
O presidente Jair Bolsonaro durante solenidade em Brasília - André Coelho - 13.jun.19/Folhapress

Em entrevista à imprensa no mesmo dia, Bolsonaro foi além da mera insinuação: “Quem é responsável pela morte do capitão Adriano? A PM da Bahia, do PT. Precisa falar mais alguma coisa?” 

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), revidou: @costa_rui “O Governo do Estado da Bahia não mantém laços de amizade nem presta homenagens a bandidos nem procurados pela Justiça. A Bahia luta contra e não vai tolerar nunca milícias nem bandidagem. Na Bahia, trabalhamos duro para prevalecer a Lei e o Estado de Direito.”

Somaram-se a Costa outros dois adversários políticos de Bolsonaro, também pré-candidatos à disputa ao Planalto em 2022, @wilsonwitzel e @jdoriajr, puxando a lista de governadores que assinaram à carta.

Não por acaso, na segunda-feira (17), o governador do Rio foi à plataforma comemorar a prisão de um miliciano na favela do Antares e chamou a organização criminosa de máfia: @wilsonwitzel “Diariamente, as nossas polícias estão desmantelando as milícias que atuam no RJ. O trabalho é duro, mas alcançaremos o objetivo de acabar com essa máfia. Parabéns à @PCERJ por mais esta ação! #coragempramudar”

E o paulista também aproveitou para elogiar o desempenho da PM durante o Carnaval que mal começou: @jdoriajr “Parabéns aos nossos policiais pela atuação na operação Carnaval Mais Seguro durante esse final de semana de pré-carnaval. Foram efetuadas 413 prisões, além da apreensão de 24 armas e 60 kg de drogas. Dentre os casos, destaco a detenção de uma quadrilha com 48 celulares furtados.”

Também não se furtaria a elogiar o PM de folga que reagiu a tiros a uma tentativa de assalto em pleno bloco de Carnaval na Berrini, baleando três homens e duas mulheres.

Outro pré-candidato, o governador do Maranhão também se manifestou: @FlavioDino “Morte de miliciano acusado de crimes não deveria ser assunto do presidente da República, e sim da Polícia. O presidente da República deveria ter outras prioridades: desemprego; crescimento da economia; preço do gás de cozinha; educação e saúde, entre outros.”

O deputado federal do PSOL-RJ que em audiência na Câmara na quarta-feira (12) chamara o ministro Sergio Moro de “capanga de miliciano” voltou a acusar a família presidencial: @Glauber_Braga “Na inauguração de obra no Rio, Bolsonaro e o filho Flávio se exaltaram e disseram que a homenagem que fizeram a Adriano tinha sido há 15 anos. Mas e a mãe e a ex-esposa do ex-capitão que estavam nomeadas no gabinete de Flávio Bolsonaro até 2018? Sobre isso, silêncio total...”

Já o cientista político e professor da FGV de São Paulo viu, na recente aproximação do presidente com o juiz Marcelo Bretas, um surpreendente ponto de encontro entre as estratégias do populismo de esquerda na Venezuela e o populismo de direita no Brasil: @claudio_couto “A ditadura chavista se construiu por vários meios. Dois foram aliciamento de militares e captura facciosa do sistema de justiça. Por aqui, há militares que se aliciam e juízes que se capturam. De sinal trocado, nada mais símile a chavismo que bolsonarismo.”

Carnaval, desengano  

Em um momento de pouca festa para as comunidades indígenas do país, o Twitter repercutiu a prisão de um militante bolsonarista que entrara em uma reserva indígena. Compartilhado pela rede de organizações não-governamentais Observatório do Clima, o vídeo feito pelo próprio Edward Luz ganhou 56,5 mil curtidas e 11,6 mil retuítes.

@obsclima “Grande dia. Momento em que o autoproclamado 'antropólogo de direita' Edward Luz é detido recusando-se a sair de terra indígena e ameaçando agente do Ibama."

A antropóloga da UnB e pesquisadora da Brown University @Debora_D_Diniz tuitou: “Edward Luz foi expulso da Associação Brasileira de Antropologia. Era o 'antropólogo dos ruralistas': leia-se, contra direitos indígenas. Postou-se em terra indígena para impedir trabalho do Ibama em nome de ministro Salles. O bolsonarismo é isso: um poder contagiante à paranoia.”

Paranoia que acometeu também parte da bolha progressista que criticou por “apropriação cultural” o protesto da atriz Alessandra Negrini, que desfilou no bloco Baixo Augusta vestida de índia.

O escritor e jornalista @marcelorubens compartilhou a defesa da atriz feita por uma das principais lideranças do grupo: “Alessandra Negrini foi defendida pela indígena Sônia Guajajara. ‘Muita gente usa acessórios indígenas como fantasia. Isso a gente não concorda. Mas quando a pessoa usa de uma forma consciente, como um manifesto para amplificar as vozes indígenas, então tudo bem, é compreensível.’”

Enquanto isso, o antropólogo brasileiro de maior renome no exterior dava contornos reais ao problema, em uma contundente entrevista ao jornal O Globo, retuitada pelo escritor @abranches “Excelente, imperdível a entrevista de Eduardo Viveiros de Castro no Globo: 'O governo declarou guerra aos índios'.”

Pré-sal 

Opinião do jornalista @sidneyrezende, ex-Rede Globo, atualmente no portal SRzd: “A população não está sendo bem informada sobre a greve dos petroleiros. São mais de 20 mil trabalhadores parados em 56 plataformas e 12 refinarias, há 15 dias.”

‘Imprecionante’ 

Da âncora do programa Roda Viva, @veramagalhaes, retuitando mensagem do ministro da Educação (sic), Abraham Weintraub: “Aonde = locução adverbial que significa ‘para onde’. Neste caso, a pergunta seria ‘onde’. Pompa e liturgia são duas características. Isso obriga o verbo a flexionar. Frase seria, portanto: ‘Onde estão a pompa e a liturgia do cargo?’. A poltrona também está errada, como sabemos.”

Irmão do ministro, o assessor especial do presidente Bolsonaro @ArthurWeint chateou-se: “Ministro da Educação é do Gov Bolsonaro. Assim, esquerda agora fala no Twitter de locução adverbial e flexão verbal. São elitistas engomadinhos, que não faziam uma crítica ao Português porco dos petistas (fora as frases ‘lindjas’ da dilmãe). Twitter é agora local de pompa e talco.”

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.