Ivan Marsiglia

Jornalista e bacharel em ciências sociais, Ivan Marsiglia é autor de “A Poeira dos Outros”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ivan Marsiglia

Oposição pede renúncia de Bolsonaro após Twitter excluir postagens por colocar pessoas em risco

Antes, só o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, havia sofrido a sanção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em mais um domingo (29) de perplexidade —agora internacional— com o comportamento do presidente @jairbolsonaro, duas postagens feitas por ele pela manhã, com imagens das visitas que fez a Ceilândia, Sobradinho e Taguatinga, no entorno do Distrito Federal, em plena vigência da política de redução de circulação para conter o coronavírus, foram excluídas pelo Twitter à noite.

A plataforma confirmou à coluna Painel, da Folha, a exclusão de conteúdos que vão “contra informações de saúde pública orientadas por fontes oficiais e possam colocar as pessoas em maior risco de transmitir COVID-19”. Antes de Bolsonaro, entre todos os chefes de Estado, só o ditador venezuelano Nicolás Maduro havia sofrido tal sanção, por divulgar uma receita de bebida caseira que supostamente cura a doença.

Bolsonaro faz giro por comércio de Brasília no último domingo (29)
Bolsonaro faz giro por comércio de Brasília no último domingo (29) - Folhapress

No início da noite, a agência digital @JotaInfo registrava o incidente: "Twitter excluiu 2 publicações de Bolsonaro por violarem regras da rede. Presidente visitou comércio no DF e fez vídeos, em meio a aglomerações, defendendo a reabertura de empresas, sem destacar medidas de mitigação do impacto econômico e em oposição ao Ministério da Saúde e OMS".

A postagem do mandatário brasileiro deixou @ianbremmer, CEO da Eurasia, principal consultoria de risco político no mundo, estarrecido: “O presidente Bolsonaro publica uma foto sua no meio da multidão em Brasília… excluída depois pelo Twitter. Ele vai matar brasileiros. É um nível de irresponsabilidade que nunca vi em um líder eleito democraticamente".

Além do vexame histórico na rede social que impulsionou sua candidatura, o presidente ainda questionou os números da epidemia na Europa, como apontou o jornalista brasileiro radicado em Barcelona, @ricardosetti: “Bolsonaro, sem ter o mais remoto fundamento, duvida dos números de vítimas do Covid-19 na Itália. Ofende, portanto, o governo de um país amigo, do qual descendem 35 milhões de brasileiros (inclusive ele próprio)".

No mesmo dia, o governo espanhol se rendia ao tamanho da crise, tuitou outro jornalista brasileiro expatriado, @lucasrohan, doutorando em comunicação da Universidade Nova de Lisboa: “URGENTE: Após recorde de mortes diárias por #coronavírus, 838 nas últimas 24 horas, governo da Espanha acaba de decretar ‘hibernação’ da economia para evitar colapso sanitário".

De Brasília, o colunista Ricardo Noblat transpôs a reprimenda digital para a política real: @BlogdoNoblat “Não tem só que tirar do ar posts de Bolsonaro que violem as regras do Twitter. Tem que tirá-lo da presidência por crime de responsabilidade. Ou não é crime atentar contra a vida das pessoas? E não é isso o que ele está fazendo?”.

Tese defendida também, em artigo publicado no jornal The Washington Post, pela antropóloga brasileira e professora da Universidade de Bath, na Inglaterra, Rosana Pinheiro-Machado: @_pinheira “Washington Post: Bolsonaro está colocando o Brasil em perigo. Ele precisa sofrer impeachment! Meu artigo para o @washingtonpost discute o impeachment daquela arroba que me bloqueou".

Nesta segunda-feira (30), o ex-prefeito de São Paulo e candidato derrotado à Presidência em 2018, @Haddad_Fernando, compartilhou reportagem da Folha sobre o documento conjunto de lideranças de centro e de esquerda pedindo a saída do presidente: “Progressitas unidos pelo Brasil. Chega de insanidade: Ciro Gomes, Haddad, Boulos e Dino pedem renúncia de Bolsonaro em manifesto".

O ex-delegado, ex-deputado federal e atual deputado estadual Fernando Francischini (PSL-PR) criticou a iniciativa: @Francischini_ “Lula assaltou a Petrobras, Dilma foi conivente e não ouvi nem um pio de Ciro, Haddad, Boulos e Dino. Agora atacam @jairbolsonaro pedindo sua renúncia? Discordar da opinião do Presidente faz parte da Democracia, porém querem é um terceiro turno camuflados de defensores do povo! Vergonha!!”.

Fora do país, no entanto, o último aliado do presidente brasileiro também se distanciava de seus últimos movimentos ao prorrogar o período de quarentena nos EUA, conforme noticiou nesta segunda-feira a emissora alemã Deutsch Welle: @dw_brasil “Trump prolonga diretrizes de isolamento social devido ao #coronavírus até 30 de abril: presidente dos EUA anuncia decisão após diretor do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas afirmar que entre 100 mil e 200 mil podem morrer no país de #Covid_19".

E o professor de finanças e economia Rodrigo Zeidan, colunista da Folha, trazia informações inquietantes da China: @RodZeidan “Notícia Urgente: Shanghai fechou todos os pontos turísticos e proibiu, de novo, qualquer tipo de aglomeração. O governo está vendo a segunda onda chegando. A vida que estava se normalizando foi pro buraco lá. Estamos longe do fim".

Patriotas desunidos

Enquanto a bolha progressista pedia a renúncia de Bolsonaro, seus antigos aliados no campo conservador se distanciavam ainda mais do presidente que passou o domingo circulando entre pessoas depois de liderar uma comitiva que voltou dos EUA com 23 infectados pelo coronavírus.

O governador João Doria (PSDB), sugeriu aos paulistas que o deixem falando sozinho: @BuzzFeedNewsBR “Sobre o aumento de pessoas nas ruas após declarações de Bolsonaro, Doria disse: ‘Escutem e atendam as recomendações médicas. Não sigam as orientações do presidente. Ele não orienta corretamente, não lidera o combate ao coronavírus e a preservação de vidas’".

Ex-juiz, o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), foi além: @UOLNoticias “Bolsonaro pode ser julgado por crimes contra a humanidade, diz Witzel.”

E o presidente ainda se indispôs com seu mais popular ministro, conforme apurou a repórter do Estadão em Brasília @jussarasoares: “Bolsonaro reclamou a interlocutores que Moro é ‘egoísta’ e não atua para defender suas posições no enfrentamento às medidas restritivas dos Estados e municípios. Nesta segunda, Moro publicou no Twitter: ‘Prudência no momento é fundamental’".

Temperatura alta

Ex-colega de Regina Duarte na Globo, o ator Pedro Cardoso não aceitou a ironia feita pela secretária da Cultura à necessidade de quarentena no enfrentamento da Covid-19. Como informou o portal @leragora1 “‘Com sua manifestação, Regina adentra para o elenco de prováveis assassinos por irresponsabilidade’.”

Em um vídeo divulgado em seu perfil no Instagram, Cardoso mandou a atriz ir “para o inferno” e desafiou: “Saia você (de casa), Regina. Mas não venha depois ocupar o respirador de alguém que esteve trabalhando justamente porque exerce função fundamental".

Necropolítica viral

Numa semana em que empresários como Roberto Justus e Junior Durski argumentaram que o Brasil não pode parar por causa de alguns milhares de mortos, a entrevista do filósofo camaronês Achille Mbembe, criador do termo “necropolítica”, repercutiu entre usuários do Twitter.

Na entrevista, concedida a @diogobercito, da Folha, Mbembe cita o presidente @jairbolsonaro e o sacrifício deliberado de idosos e de pobres.

@otaperegrina “‘O sistema capitalista é baseado na distribuição desigual de viver ou morrer’, diz Achille Mbembe. ‘Essa lógica do sacrifício sempre esteve no coração do neoliberalismo, que deveríamos chamar de necroliberalismo’."

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.