Jaime Spitzcovsky

Jornalista, foi correspondente da Folha em Moscou e Pequim.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Jaime Spitzcovsky

Havana e Pyongyang no século 21

Cuba e Coreia do Norte admitiram o fracasso de seus sistemas político e econômico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rebentos da Guerra Fria, as ditaduras cubana e norte-coreana, cientes da tarefa de remar contra o relógio da história, buscam construir, cada uma à sua maneira, transição “lenta, gradual e segura”, ainda a fim de afastar o fantasma do chamado cenário romeno. 

Em 1989, o ditador Nicolae Ceausescu, ignorou ventos mudancistas e acabou fuzilado, em meio a uma revolta popular.

Análises sobre o caso caribenho se esfalfam a decifrar o significado da permanência de Raul Castro à frente do Partido Comunista e das Forças Armadas, após Miguel Díaz-Canel chegar à presidência. Leituras mais pessimistas se apressam em apontar refluxo nas reformas.

No caso norte-coreano, observadores se esforçam para decodificar o termo “desnuclearização” no léxico de Kim Jong-un. Significaria apenas congelar o programa atômico ou efetivamente desmantelá-lo?

Os questionamentos, em ambos os casos, são pertinentes. No entanto, não podem ofuscar a sinalização mais relevante: a admissão do esgotamento do sistema político, econômico e social.

Havana e Pyongyang já lançaram a proclama e buscam agora negociar e administrar processos arquitetados para impedir terremotos sociais e para preservar interesses e privilégios de integrantes do futuro “ancien régime”.

Em dezembro de 2014, ao restaurar laços diplomáticos com os EUA, o regime cubano implodiu um dos principais pilares ideológicos a sustentá-lo, escancarou a debacle do castrismo e passou a administrar uma etapa derradeira, do ponto de vista histórico. O processo certamente testemunhará idas e vindas, mas o governo acusou, como no pugilismo, o golpe da história. 

Em abril, Kim Jong-un se tornou o primeiro líder norte-coreano a visitar o arqui-inimigo do sul. 

Do ponto de vista simbólico, Pyongyang admitiu a dianteira política, econômica e social de Seul, e se dispôs a inaugurar um árduo processo de negociação, permeado de ciladas e desafios. 

Também haverá ziguezagues na transição de horizontes ainda enevoados, mas o regime norte-coreano, assim como o cubano, abriu uma caixa de Pandora.

No outro extremo do espectro ideológico, o apartheid, regime de segregação racial da África do Sul, rendeu-se ao relógio da história ainda no final do século 20. 

Em 1990, o então presidente F. W. de Klerk, representante da minoria branca, admitiu a falência do sistema, simbolizando-a por meio da libertação de Nelson Mandela, líder do Congresso Nacional Africano, cuja tarefa seria negociar a transição à democracia e evitar uma guerra civil.

Tensas conversações consumiram quatro anos. Houve episódios em que o diálogo flertou com a total ruptura. Mandela e De Klerk, no entanto, conseguiram superar crises e enterraram o apartheid.

No próximo ano, completam-se trinta anos da queda do Muro de Berlim, ícone da dissolução da Guerra Fria. Cuba e Coreia do Norte resistem como últimos bastiões de regimes típicos daquele período histórico, mas seus líderes, por meio de atos simbólicos, admitiram o fracasso. Resta agora a difícil etapa de negociar a passagem ao século 21.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.