Jaime Spitzcovsky

Jornalista, foi correspondente da Folha em Moscou e Pequim.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Jaime Spitzcovsky
Descrição de chapéu Coreia do Norte

A reunificação que falta

Debate sobre a integração entre as Coreias ajuda a definir futuro cenário global

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cada vez mais, desponta no horizonte a perspectiva de ser enterrada a divisão da península Coreana, uma das últimas cicatrizes da Guerra Fria. A détente nos últimos meses entre o Norte comunista e o Sul capitalista, alicerçada em série inédita de encontros entre seus dirigentes, alimenta o debate sobre modelos para reunificar o país, em desafio de proporções hercúleas.

De um lado, a ditadura stalinista, com economia em frangalhos, mas dona de potente máquina militar e arsenal atômico. De outro, a democracia vibrante, baseada em tecnologia e conhecimento. “Vivemos juntos por 5.000 anos, mas separados por apenas 70 anos”, discursou Moon Jae-in, presidente da Coreia do Sul, na visita à norte-coreana Pyongyang, em setembro.

Em uma série de reportagens, a repórter Ana Estela Sousa Pinto proporcionou valioso e raro retrato da Coreia do Norte, após passar dez dias em um dos países mais fechados do planeta e incrustado em região dínamo da economia global.

Em 1950, Kim Il-sung, avô do atual ditador norte-coreano, deslanchou invasão do vizinho sulista, e o sangrento conflito terminou, três anos depois, em empate. No cenário do século 21, felizmente, desbota a hipótese militar para forçar a reunificação.

Moon Jae-in defende a tese “primeiro pacificação, depois reunificação”, de olho na assinatura de um acordo de paz, pois a guerra da década de 1950 tecnicamente prossegue. À época, foi firmado apenas um cessar-fogo.

Kim Jong-un sinaliza estar convencido da inviabilidade de seu sistema stalinista no longo prazo, e, diante da possibilidade de diálogo com adversários, acelerou o desenvolvimento de armas atômicas para usá-las como moeda de troca na negociação. Busca evitar o colapso do regime e uma anexação do norte pelo sul, como, na prática, ocorreu na reunificação alemã, quando a Alemanha Ocidental “engoliu” a porção comunista oriental.

A Coreia do Norte coloca sobre a mesa a reunificação na fórmula “uma nação, um Estado, dois sistemas e dois governos locais”. O modelo uniria condução de diplomacia e defesa, enquanto cada lado manteria seu regime.

Moon Jae-in aponta a União Europeia como bússola. Prefere uma integração entre países soberanos, com livre circulação de pessoas, bens e serviços. O modelo buscaria, por meio de crescente envolvimento entre as sociedades, minar gradualmente os alicerces do regime norte-coreano.

No intenso debate na Coreia do Sul, superar a herança da Guerra Fria desponta praticamente como bandeira nacional, mas divergências se acentuam em temas como impacto econômico, prazo da aproximação e credibilidade de Kim Jong-un como parceiro pela paz.

Há ainda entraves como interesses externos em relação à península pacificada, com integração entre um norte com recursos naturais e um sul famoso por avanços tecnológicos e por abrigar mão de obra bastante qualificada. China e Japão, potências regionais, olhariam com desconfiança para o surgimento de um vizinho integrado e fortalecido.

Os EUA também temeriam, com o fim da divisão, serem obrigados a retirar as tropas da Coreia do Sul, instaladas para responder a incursões bélicas de Pyongyang. E, numa Ásia em transformação acelerada, Washington julgaria estrategicamente importante manter digitais militares na região.

O destino da península Coreana desponta como elemento fundamental para os contornos asiáticos nas próximas décadas, num século desenhado, em boa medida, pelos rumos do maior continente do planeta.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.