Janio de Freitas

Jornalista

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Janio de Freitas
Descrição de chapéu petrobras

Antes do remendo

Parente agiu por perceber que teria que entrar em uma batalha política

A tensão aguda sobre preços da Petrobras voltaria logo. Era o que se preparava. Não entre empresários e autônomos das cargas rodoviárias. No governo mesmo.

Pedro Parente antecipou-se. Reprimira a hipótese de se demitir, quando sob críticas fortes, porque Michel Temer lhe reiterou a liberdade intocável de determinar a política de preços da Petrobras. A meio da semana, Parente soube que no Ministério de Minas e Energia, cujo âmbito inclui os assuntos petrolíferos, era discutida uma comissão especial para definir uma política de preços dos combustíveis.

Ministro recente da pasta: Moreira Franco, ex-secretário da Presidência. A ele, Parente evitou dirigir-se nos seus dois anos de Petrobras. A iniciativa de Moreira, na verdade, não atingia só Parente. A mesa governamental para informações relacionadas à greve/locaute teve a presença diária dos ministros Eliseu Padilha e Sergio Etchegoyen, mas não a do ministro da área. Relegado, Moreira agiu para afirmar-se. Parente agiu por perceber que sua política de reajustes conforme o preço diário do petróleo e o valor do dólar, praticada já por 10 meses, lhe exigiria entrar em nova batalha. E não só técnica, também política.

Na eclosão do movimento dos transportadores, o governo tratou a política de preços da Petrobras como se fosse uma novidade ainda desconhecida no Planalto e adjacências. Nos últimos meses, os preços subiram sem cessar, e Temer e seu círculo ocuparam-se só de conveniências para salvá-lo do Código Penal, inclusive com a ridícula candidatura à Presidência. Dela, aliás, não houve desistência em favor de Henrique Meirelles. Houve, sim, a constatação do risco de ter o registro negado, agravando a situação de Temer. E, claro, a rejeição dos companheiros no MDB.

A política de reajustes imediatos, por sua vez, ignorou duas especificidades no caso. Uma economia anêmica não resiste a aumentos altos e quase diários de um produto básico como combustível. Tanto mais que dois terços do transporte de cargas no Brasil são rodoviários. Logo, também a Petrobras precisa de processos de correção menos danosos e mais condizentes com a realidade por si mesma desastrosa.

Além disso, o que caracteriza a Petrobras como estatal é ser a União, o Estado, o seu acionista majoritário. Com isso, a empresa tem obrigações que não se limitam à geração de lucro para os acionistas, mas incluem a observância do interesse do Estado. E isso não se dá com uma política de preços muito proveitosa do ponto de vista financeiro, e alheia à população e ao próprio país representados pelo Estado.

Não há dúvida, porém, de que todas as decorrências da retenção de cargas deve-se à obtusidade e à leviandade do "comando" governamental. Advertido da adoção de reajustes frequentes, essa agressividade deveria suscitar de imediato a maneira de neutralizá-la. Quase um ano depois, o governo ainda fingiu desconhecer tal necessidade.

Para o remendo provisório, Temer não fugiu à regra: autorizou cortes a granel nas verbas de saúde, educação e programas sociais em geral. Um bom exemplo do critério desses cortes está na verba do Ministério da Saúde, que perde mais R$ 179,6 milhões. Quantia equivalente ao gasto orçado (nem é o gasto final) para a propaganda em imprensa, TV e rádio, nestes dias, de Temer e seus dois anos no Planalto.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.