Janio de Freitas

Jornalista

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Janio de Freitas
Descrição de chapéu Otavio Frias Filho

Tal pai, tal filho, tal Folha

Devemos aos dois Frias, pai e filho, o exemplo cívico incomparável que a Folha tem dado ao país

Pouco entrado na casa dos 20, quase imberbe, mas com a firmeza de um homem experimentado, ele se pôs a ler um texto sob interesse apenas aparente, e compulsório, dos convidados no salão repleto.

Em pouco tempo de leitura, o ambiente era outro. Agora sincera, a atenção surpreendia-se com os conceitos sobre a natureza e a função da imprensa, logo postos como valores assumidos para reger a existência do jornal ali celebrada. Poucas palavras, sobre a diversidade de opiniões publicadas em companhia da informação isenta, explicavam o presente e preveniam para o futuro: "Dizem que a Folha é um saco de gatos. É, sim. E é isso mesmo que queremos ser".



No pequeno texto, Otavio esboçava o que viria a ser, mais tarde, o Projeto Folha por ele traçado e escrito. Um projeto de jornalismo de verdade, que fixou as diretrizes e os modos dos quais derivaria a identidade diferenciada da Folha. A recepção a esse jornal pelo público leitor foi o inverso da que lhe deram, por longo tempo, os poderes dominantes em São Paulo. Só a habilidade incomum e a coragem empresarial e política do Frias pai conseguiram controlar as pressões, na batalha diária e silenciosa.

Em nível pessoal, Otavio foi o visado. De "comunista da Folha" a "neurótico perigoso", que se valia do jornal para propagar seu extremismo, coube muita difamação. Superada essa fase, começava a de cobranças e imputações de líderes e correntes políticas à esquerda como fizera a direita, personificando em Otavio os motivos de suas insatisfações com o jornal ou com algo nele. Muitas das insatisfações foram fundadas, mas poucas não erraram na direção pessoal.

Com os deslizes da Redação, diferentes mas comuns a todas, debitados erroneamente, foi criada nova linha de injustiças com Otavio. Muitas delas tão mais descabidas quanto implicam a expectativa confiante do queixoso na Folha. É, nesse caso, uma permuta de sentidos perversa com os dois lados. E, em particular, com Otavio, levando a idiossincrasias e mais equívocos.

A concepção de jornal adotada por Otavio originou-se, como me disse, do convívio com Cláudio Abramo. Consolidada, foi a inspiração do Frias pai para sustentar a aventura cívica que a Folha tem sido. Imperfeita, sim, mas incomparável no que tem dado ao país com sua independência financeira e política, com seu destemor e com o respeito que tem pelo leitor. E isso devemos aos dois Frias.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.