Janio de Freitas

Jornalista

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Janio de Freitas
Descrição de chapéu Folhajus congresso nacional

Caso de mulher faminta que furtou em supermercado expõe onde está o perigo

A Justiça seletiva é velha conhecida da opinião pública

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cuidado. Um perigo não identificado transita pela cidade de São Paulo, se não saiu daí para outros ares hospitaleiros. Sua liberdade de ameaçar o país foi assegurada pelo Superior Tribunal de Justiça. Contra um dos mais aceitos costumes jurídico-sociais, contra o Ministério Público e contra a decisão de uma juíza e seu senso de justiça.

A ameaça está dimensionada sem subterfúgios nas palavras em que a juíza concorda com o pedido de prisão preventiva, longa e severa, feita pelo Ministério Público para a fonte da ameaça, já na cadeia: a prisão preventiva, no caso, "é a mais adequada para garantir a ordem pública, porquanto, em liberdade, a coloca em risco, agravando o quadro de instabilidade que há no país".

Uma força tão nefasta, portanto, quanto Bolsonaro e o furor destrutivo do bolsonarismo. Basta-lhe, o que não ocorre a Bolsonaro, o desfrute da liberdade de ir e vir para agravar a instabilidade do país. Logo, é também uma força de alcance nacional. Que pode ser assim descrita: mulher, 41 anos, cinco filhos entre 2 e 16 anos, faminta e famintos, e por isso furtou dois pacotes de macarrão instantâneo, dois refrigerantes e um refresco em pó, que o supermercado na Vila Mariana avaliou em R$ 21,69.

0
Fachada do prédio do Palácio da Justiça de São Paulo, sede do Tribunal de Justiça de São Paulo - Eduardo Knapp - 11.out.2019/Folhapress

Questão interessante, dentre as muitas suscitadas pelo episódio, seria identificar qual das suas três partes é a mais representativa do Brasil. O olhar em que se esperaria ao menos algum discernimento, devido pela magistratura, refletiu a paranoia feita, além do mais pessoal, de séculos de discriminação, Justiça seletiva, indiferença aos desservidos da sorte.

Só na tão cantada originalidade brasileira uma magistrada, do alto dos seus códigos, é capaz de ver em uma mulher —mãe paupérrima— as condições para pôr em risco a ordem pública, a ponto de agravar a instabilidade criada por generais, um celerado e seu bando de aproveitadores.

E não é visão pessoal, nem é generalizada na magistratura. A Justiça seletiva é velha conhecida da opinião pública. No mesmo episódio, está acompanhada do olhar não menos abrasileirado do representante do Ministério Público — órgão para dar voz, perante o Judiciário, ao interesse geral— que pediu o agravamento da prisão, por ser ato reincidente. Como a fome de cada dia da mulher. Como a fome de cada dia de cada filho. Como a miséria sem fim.

Juíza, promotor e a família que retrata milhões são protagonistas, a rigor, de uma banalidade brasileira. Pretexto, sempre, de melhorias que não melhoram e correções que não corrigem, porque são apenas conveniências.

Por isso está prevista para os próximos dias a votação parlamentar de alterações nas normas do Ministério Público. Se aprovadas, o Congresso absorve atribuições como a escolha do corregedor no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e de quatro conselheiros, em vez dos dois atuais, no plenário aumentado. Os procuradores/promotores, que compõem o MP, reagem em todo o país. Com e sem razão.

O CNMP está mais para a proteção da classe do que para sua função corretiva e punitiva. A deformação exemplificou-se de modo gritante e definitivo. Os deltans dallagnois da Lava Jato curitibana fizeram violações contínuas às suas regras e à legislação criminal, sob a falsa atenção e a verdadeira conivência do Conselho.

Lá e, por consequência, no próprio CNMP —mas não só— desenvolveu-se uma das partes fundamentais da interferência —uma conspiração, sem dúvida— no processo de eleição para a Presidência do país. Um golpe, sem dúvida.

Submeter o CNMP ao jogo político é entregá-lo por inteiro à pior das deformações que o têm acometido e ao MP. Além disso, o Conselho Nacional de Justiça não se distingue, no que mais importa, do seu congênere. E aí os parlamentares não ousam entrar, quando não são réus. O Ministério Público e o seu Conselho precisam de reformulação, mas fogem dela, e o Congresso busca outra deformação.

No fundo, e com crueza, nada disso tem algum significado para a grande maioria. As mulheres famintas continuarão a sentir fome, seus filhos continuarão famintos, os furtos de alimentos precisarão continuar. E nós outros continuaremos a escrever e ler, como há décadas enfileiradas, os mesmos fatos sobre o nosso país. Sim, nosso, não deles.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.