João Pereira Coutinho

Escritor, doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

João Pereira Coutinho

Histórias da carochinha

Chances de constantemente escutarmos bosta sobre a felicidade são elevadíssimas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tudo aquilo que você imagina saber sobre a felicidade está errado. Pelo menos, Paul Dolan pensa que sim. Quem é Dolan? Desconhecia o personagem. Agora, dificilmente o esquecerei.

Paul Dolan, professor de ciências comportamentais na London School of Economics, leu todos os estudos possíveis sobre a "economia da felicidade".

Depois, com graça (muita) e perversão (muitíssima), começa a demolir as nossas ideias feitas sobre a matéria. O objeto do crime dá pelo nome de "Happy Ever After: Escaping the Myth of the Perfect Life".

Minto. O problema não são as nossas "ideias feitas". São as "narrativas sociais", explica Dolan. Você sabe, aquelas prescrições que abundam por aí, proferidas por familiares e colegas e revistas de lifestyle, sobre o que as pessoas devem querer ("casar e ter filhos"), fazer ("profissões com salários milionários"), pensar ("tudo está nas nossas mãos") ou sentir ("a monogamia é sagrada"). As chances de estarmos constantemente a escutar bosta são elevadíssimas. Quer um exemplo?

"Riqueza é felicidade." Não é, não. Pobreza é infelicidade. Mas, assim que as nossas necessidades básicas estão satisfeitas, o desejo por mais dinheiro gera quantidades cada vez mais diminutas de felicidade.

Ilustração
Angelo Abu/Folhapress

O objetivo, segundo a evidência empírica, não está em querer a Lua. Mas em habitar o planeta do "just enough" —qualquer coisa como US$ 50 a 75 mil por ano, pelo menos nos Estados Unidos. Quem habita esse planeta reporta um nível de satisfação com a vida muito superior a quem recebe, por exemplo, US$ 100 mil por ano.

O mesmo vale para profissões com "status" social. Não se engane. Sim, o desemprego é uma chaga na nossa felicidade. Pior: é uma chaga que nunca verdadeiramente cicatriza, nem mesmo quando voltamos a ter trabalho.

De igual forma, em países onde o índice de desemprego é elevado, isso atinge até os níveis de satisfação daqueles que têm emprego. ("Nenhum homem é uma ilha", já dizia o poeta.)

Mas, quando investigamos quais as profissões que reportam maior felicidade, encontramos padres, agricultores e instrutores de fitness. Ou então floristas, que em todos os estudos apresentam índices de felicidade muito superiores aos dos advogados.

E, sobre a educação, a utopia de um "país de doutores" ignora o básico: você sabia que, quanto mais educada é uma pessoa, mais infeliz ela será? Ou, inversamente, quem tem o ensino médio é mais feliz que um licenciado; e um licenciado é mais feliz que um doutorado.

Só existe um exceção curricular: quem faz mestrado reporta níveis de felicidade superiores a um licenciado ou doutorado. Dolan não encontra explicação para o fenômeno. Nem eu: passei diretamente da licenciatura para o doutoramento, ou seja, da infelicidade para a miséria.

Mas é nas relações pessoais que o livro de Dolan rebenta com várias cabeças. "Você tem de casar", diz a mãe para a filha. Depende das expectativas. O "amor passional" desaparece em dois anos, altura em que o "amor companheiro" entra em cena. Casar, só se você estiver disposto a essa troca.

De resto, em termos de satisfação com a vida, solteiros, casados e divorciados ocupam o mesmo patamar de felicidade. Pior: pessoas que nunca casaram são mais felizes do que divorciados ou separados. (Bye-bye clichê sentimental de que "mais vale ter amado e perdido do que nunca ter amado na vida").

Fato: os casados tendem a ser mais saudáveis. Mas há variações importantes: os homens se beneficiam mais desse efeito do que as mulheres.

Aliás, mulheres de meia-idade casadas tendem a ser mais doentes —física e psicologicamente— do que mulheres de meia-idade solteiras. Talvez porque casamentos problemáticos atingem mais profundamente as mulheres do que os homens, embora elas se aguentem melhor ao divórcio do que eles. Moral da história?

Se o casamento fosse um jogo, as mulheres teriam mais a perder do que os homens (engraçado: e são elas, ironicamente, que sofrem maiores pressões para casar). Até a qualidade do sono piora para as donzelas. (Sim, querida, podes marcar consulta no otorrino; não posso ser tão egoísta.)

Tudo isso significa que Paul Dolan aconselha o contrário das "narrativas sociais"? Longe disso. Dolan, casado e pai de dois filhos, admite perfeitamente que é possível ser feliz com uma conta bancária na estratosfera, um pós-doutorado em física quântica e um casamento que rola há 50 anos.

O conselho dele é outro: as vidas felizes não dependem de "narrativas sociais" perfeitas, que muitas vezes são a razão principal de muitas infelicidades. A experiência individual é tudo: como ele escreve, as experiências são mais importantes do que as histórias que contamos sobre elas.

Aliás, eu diria mais: em muitos casos, só contamos histórias da carochinha para iludir os outros —e nos iludirmos a nós. Mas isso já seria assunto para um livro ainda mais perverso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.