João Pereira Coutinho

Escritor, doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

João Pereira Coutinho

Lições da peste

Ninguém antecipava essa coisa medieval e ínfima que chamamos de 'vírus'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aqui estou eu, fechado em casa, olhando pela janela as ruas desertas da cidade. Tempos de peste. E então concluo que o meu estilo de vida, desde os 19 anos, afinal tem um nome técnico: “quarentena”.

Melhor ainda: os meus hábitos, que sempre foram objeto de crítica, têm validade científica comprovada. “Distância social.” “Isolamento profilático.” Antes de existir a Covid-19, já existia o Coutinho aos 19.

Ilustração de quatro esqueletos em uma roda de ciranda. Atrás, há vários seres vestindo capas que cobrem o corpo todo e máscaras de médico de peste negra.
Angelo Abu/Folhapress

Sem falar do resto. Na pandemia corrente, lavar as mãos é obrigatório. Não de forma displicente ou apressada, mas rigorosa e demorada. Onde estão os meus psiquiatras? Sim, onde estão aqueles que tentaram curar as minhas fobias e obsessões? O que eles entendiam como doença é, no fim das contas, um mecanismo altamente sofisticado para viver no mundo pós-apocalítico.

E chegamos à caverna. Ou, como agora se diz, aos desafios de ficar em casa. Uma das notícias mais relevantes do novo coronavírus é a quantidade de divórcios que a China registrou assim que os isolados começaram a deixar o lar.

Millôr Fernandes era um sábio: sabemos que a lua de mel foi um sucesso quando o casal regressa e ainda se fala.

Também aqui levo vantagem. Pouco falo. E quando a minha mulher, condenada a ficar comigo em casa, me perguntou se eu falaria muito, tranquilizei-a. “Serei sempre o teu velho e fiel misantropo, meu amor.”

Ela sorriu, aliviada e grata.

Mas o novo coronavírus não oferece apenas lições pessoais. As políticas são mais importantes. Agora, com tempo livre, vou olhando para revistas e jornais que, na virada do ano, fizeram previsões para 2020.
Cinco temas ocupavam as primeiras páginas. A reeleição possível de Trump. O abrandamento econômico europeu. A emergência climática. A supremacia incontestada da China. O terrorismo nas ruas da Europa.

Sem surpresas, ninguém antecipava, nem sequer imaginava, essa coisa bárbara, medieval, literalmente ínfima que dá pelo nome de “vírus”.

E, no entanto, é um vírus que destroça as certezas dos especialistas com uma violência cósmica. E cômica, já agora.

Terrorismo? Deixou de ser o grande fantasma a partir do momento em que os próprios terroristas são aconselhados a evitar a pestilenta Europa.

O Daesh, acrônimo árabe do Estado Islâmico, na sua newsletter, recomenda às tropas que confiem em Alá. Mas acrescenta, com invulgar ceticismo teológico, que também é importante lavar as mãos e tapar a boca quando se tosse ou espirra.

Uma pessoa sabe que o caso é sério quando até o Daesh se esquece dos infiéis e se torna mais fiel à “etiqueta respiratória”. As 72 virgens, pelo visto, podem esperar.

E a emergência climática? Tenho pensado em Greta Thunberg. Foram dias e dias a faltar à escola com a ambição louvável de despertar a humanidade para uma casa em chamas.

Mas foi o vírus, e não a Greta, que baixou drasticamente a poluição no planeta.

Greta desejava acabar com as viagens de avião. O vírus, mais ambicioso, levará à falência várias companhias. Volta para a escola, Greta, você ainda tem muito que aprender. De resto, falar de abrandamento econômico na Europa soa hoje a otimismo. Sobretudo quando se espera um abalo comparável à crise financeira de 2008, ou até pior.

Disse “abalo econômico”, mas é preciso acrescentar o político: na hora do aperto, as populações exigem fronteiras seguras e menos dependência econômica de países não confiáveis.

A China, fábrica do mundo, é o primeiro deles. Basta lembrar a forma mendaz e autoritária como Pequim tentou esconder o surto na fase inicial, punindo os médicos de Wuhan. Quem quer um parceiro desses?
Fronteiras, nacionalismo econômico: a doutrina Trump pode ser, a prazo, a doutrina do Ocidente. Mas, ironicamente, o seu criador pode já não estar na Casa Branca para o saborear.

Durante quatro anos, o Donald sobreviveu a tudo. Até ao impeachment. De tal forma que, apenas duas semanas atrás, a sua reeleição era quase uma formalidade.

Mas eis que chegou um emigrante microscópico que, sem respeitar muros, ameaça derrotar o homem mais poderoso do mundo. Um homem que, fiel à sua estupidez, menosprezou o único adversário que não poderia menosprezar. Como nas tragédias gregas, caráter é destino.

E aqui estou eu, fechado em casa, olhando pela janela as ruas desertas da cidade. “Os seres humanos são a maior peste da Terra”, afirmava há tempos o naturalista britânico David Attenborough.

Pobre Sir David. Na ânsia de nos tornar maiores do que somos, como foi que ele se esqueceu de perguntar primeiro à própria peste se ela concordava?

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.