João Pereira Coutinho

Escritor, doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

João Pereira Coutinho
Descrição de chapéu Eleições EUA 2020

Demonizar apoiadores de Trump pode ajudar a reeleger o presidente

Se democratas retornarem ao 'cesto de deploráveis', serão mais quatro anos do republicano na presidência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O universo e a estupidez: duas coisas que parecem infinitas. E segundo Einstein, ainda não temos provas conclusivas sobre a imensidão do primeiro.

Eu me lembrei do velho cientista quando, no rescaldo do debate Trump versus Biden (uso “debate” no sentido caridoso; aquilo foi uma mistura de circo com briga de rua), soube que Quinn Simmons foi afastado pela sua equipe por ter publicado nas redes sociais uma mensagem pró-Trump.

Se o leitor não conhece o jovem Simmons, digamos apenas isso, é uma das grandes promessas do ciclismo americano, talvez o próximo Lance Armstrong (sem as drogas, esperemos). Ou era?

Tanto faz. O meu ponto não é esportivo; é político. Desprezo qualquer pessoa ou instituição que use o seu poder para limitar a liberdade de expressão de alguém.

Mas desprezo ainda mais qualquer pessoa ou instituição que não aprende com a estupidez do passado: será preciso lembrar que a demonização dos apoiadores de Trump foi uma das causas da sua vitória em 2016?

Por outras palavras: permanece a crença, assaz primitiva, de que insultando ou punindo os apoiadores de Trump eles se sentirão coagidos a não votar em semelhante ogro.

Na realidade, aquilo que o clima persecutório produz são falsas enquetes e verdadeiras surpresas na noite eleitoral. As pessoas até podem sentir medo em revelar a terceiros as suas preferências políticas. Mas, na solidão da cabine, a pressão desaparece —e a vingança acontece.

Isso pode suceder no pleito deste ano. Matthew Goodwin, coautor do melhor livro sobre o fenômeno populista que já li (e sobre o qual escrevi: “National Populism: The Revolt Against Liberal Democracy”), publicou recentemente um artigo na UnHerd que merece um minuto de pausa para reflexão.

Sim, Goodwin espera que Donald Trump perca e as enquetes parecem otimistas: Joe Biden lidera em todo o país e, mais importante ainda, lidera em vários estados decisivos.

Além disso, Biden também conquista a simpatia das mulheres, dos americanos com educação universitária, dos millennials, dos hispânicos, dos latinos, dos negros —e, pormenor importante, dos aposentados.

Mas o autor não esquece as lições de 2016. Primeiro, é preciso perguntar se as pessoas não estarão a mentir, guardando as suas reais preferências para as urnas.

E depois, é preciso lembrar que o nível de entusiasmo que os democratas e os republicanos têm pelos seus candidatos é radicalmente distinto.

Entre os democratas, o entusiasmo por Biden ronda os 40%; a nível nacional, ronda os 20%. (Quatro anos atrás, Hillary Clinton tinha 41% e 19%, respetivamente.)

Entre os republicanos, é a loucura: 78% adoram o deus Donald (e, a nível nacional, o fanfarrão consegue entusiasmar um terço dos americanos).

Fato: talvez nessa eleição a questão principal não seja o entusiasmo, mas a repulsa. E, nesse quesito, a repulsa por Trump é maior.

Mas o ponto de Matthew Goodwin é que isso pode valer pouco quando, na hora de votar, são os entusiastas que votam mais.

Nas próximas cinco semanas, a corrida presidencial americana vai descer a níveis impensáveis de mentira, violência e sujidade. E é provável que, do lado democrata, haja a terrível tentação de ressuscitar o tema da “cesta de deploráveis”, que tão bons frutos deu com Hillary Clinton.

Se os democratas retornarem a esse lugar do crime, serão mais quatro anos de Donald Trump.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.