João Pereira Coutinho

Escritor, doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

João Pereira Coutinho
Descrição de chapéu

Joe Biden teve a humildade que faltou a Hillary Clinton

Na luta ideológica do século 21, esquerda e direita trocaram de lugares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

João Pereira Coutinho

Depois dessas alucinantes eleições americanas, será que ainda faz sentido falar em esquerda e direita? Ou, melhor dizendo, será que a esquerda e a direita ainda querem dizer a mesma coisa?

Os termos nasceram na Revolução Francesa, na Assembleia Constituinte, quando os apoiantes do “antigo regime” se sentaram à direita do rei e os opositores, à esquerda.

Essa mera coincidência acabou por forjar uma linguagem e um imaginário políticos: a direita defende a ordem, o privilégio, a riqueza; a esquerda está do lado dos “humilhados e ofendidos”.

Divisão esquemática, eu sei, que admite mil exceções e histórias alternativas. Mas, na imaginação ideológica, ela manteve a sua validade durante 250 anos.

Não mais. Em 2016, quando Donald Trump venceu a eleição, o candidato da direita era o escolhido pelos deserdados do país. Gente branca, rural, sem educação superior e pobre. Hillary Clinton se saía melhor entre a população urbana, universitária, com renda alta –você conhece essa história.

Ainda não temos números fiáveis para 2020. Mas as primeiras indicações reforçam esse quadro e incluem duas ou três novidades que mostram bem como as divisões ideológicas tradicionais estão fora de prazo: Trump, que continua popular entre as classes populares, melhora o seu score entre latinos e hispânicos.

Quer apostar em como esses latinos e hispânicos não são propriamente milionários com diplomas da Ivy League? Eis a luta ideológica do século 21: de um lado, a nova burguesia; do outro, o novo proletariado. Só que, dessa vez, esquerda e direita trocaram de lugares.

A esquerda se sai melhor entre a população metropolitana, educada e rica. As sobras –rurais, menos educadas, mais pobres– ficam para a direita. Moral da história?

A primeira, várias vezes escrita nesta Folha (ver aqui ou aqui) é que Donald Trump não é apenas um fenômeno, uma excentricidade, uma aberração que seria rapidamente derrubada (por impeachment) ou humilhada (em eleições).

Ele é o sintoma de um problema mais sério –uma fratura social e econômica que começou na década de 1980 e se aprofundou depois da crise financeira de 2008.

Está aí o resultado: Trump até pode perder a presidência. Mas a sua base eleitoral representa metade do país e continuará depois dele. Como afirma Samuel Hammond no “Guardian”, sublinhando precisamente a natureza “working class” do novo partido Republicano, o trumpismo ainda agora começou.

A segunda lição é que só é possível haver um mínimo de paz social entre esses dois mundos quando a distância que os separa começar a ser reduzida.

Joe Biden fez isso, ainda que por razões estratégicas: para reconquistar estados decisivos do Cinturão da Ferrugem (mas não só), Biden teve a humildade que Hillary Clinton não teve. Foi lá, falou com os “deploráveis” e estabeleceu pontes com a América esquecida.

Exatamente: aquela América onde estão os “humilhados e ofendidos” que a esquerda outrora conheceu.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.