João Pereira Coutinho

Escritor, doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

João Pereira Coutinho

Toda mulher deve sentir aversão por homens que se declaram feministas

É mais honesto recorrer à velha canção do bandido do que à nova cantada do feminismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Odiar os homens não tem nada de especial. Conhecendo a espécie, diria que é quase um milagre o fato de mulheres se interessarem por nós.

Mas Pauline Harmange vai mais longe: ela odeia os homens e declara isso no livro “Moi les Hommes, Je les Déteste”. A Folha informou que haverá edição brasileira no próximo ano, pelo Record. Aplaudo.

Já escrevi sobre o fenômeno Harmange nesta coluna. Mas só recentemente li o livro, em edição inglesa, porque não consegui a edição francesa na altura da polêmica.

Relembro: um assessor do governo de Emmanuel Macron ameaçou processar a editora Monstrograph por “apologia da misandria”. A editora, temerosa, não permitiu reimpressões.

O assessor em causa era um homem. Isso mostra como Pauline Harmange tem alguma razão para odiar quem odeia, embora eu talvez abrisse uma exceção para o cavalheiro em causa: graças à inteligência fulgurante do personagem, o manifesto virou best-seller internacional.

Desenho de cuecas em chamas
Ilustração de Angelo Abu - Angelo Abu

Mas Harmange tem razão em outras coisas. A primeira delas é a aversão que qualquer mulher deve sentir por homens que se declaram “feministas”.

Ri alto quando li esse trecho. Conheço casos. Machos que usam o feminismo para sinalizarem a sua virtude —e, em certos casos, para poderem dormir com mulheres.

Nas palavras da autora, só canalhas como os homens seriam capazes de se apropriar de um termo que expressa a luta secular das mulheres por um mundo de igualdade e direitos.

Da próxima vez que você, leitor, sentir a tentação de se declarar feminista, cale a boca. É mais honesto recorrer à velha canção do bandido do que à nova cantada do feminismo.

Por outro lado, são interessantes as reflexões de Harmange sobre a suposta equivalência entre “misoginia” (ódio às mulheres) e “misandria” (ódio aos homens). Serão a mesma coisa?

Teoricamente, talvez. Mas Harmange argumenta que as consequências são distintas. A misandria não provoca vítimas. A misoginia tem uma longa história de violência e morte.

Concordo. E, a esse respeito, acrescento: serei o único a sentir repulsa por “homens” que se sentem vulneráveis ou até vitimas do empoderamento feminino?

Nem todos somos como o patético assessor do governo francês, no fim das contas. E é aqui que o manifesto de Harmange perde o seu fulgor: na ideia abstrusa de que a misoginia é um exclusivo dos homens. Ou, então, na afirmação pueril de que existe uma irmandade entre as mulheres.

A história desmente essas fantasias: por cada feiticeira queimada, houve uma denunciante de feiticeiras. Por cada sufragista, houve uma antissufragista.

Anos atrás, lembro-me de ler uma história cultural da misoginia (“Misogyny”, do saudoso Jack Holland) na qual o autor lembrava os massacres de Ruanda. Para nos dizer que uma outra Pauline, no caso a ministra hutu Pauline Nyiramasuhuko, teve um papel crucial no genocídio das mulheres tutsis.

Inversamente, como negar que existiram homens —do iluminismo à emancipação política, sem esquecer a invenção da pílula— que estiveram do lado das mulheres?

O corte radical com metade da espécie, mais do que ignorância, me parece um erro estratégico para as etapas que faltam.

Por último, é estranho que uma feminista perspicaz como Harmange não repare no elefante que está no meio da sala: a misoginia, longe de ser uma afirmação de superioridade masculina, é o seu oposto —um produto do medo e da ansiedade dos homens diante das mulheres.

Nunca encontrei uma explicação satisfatória para esse medo e para essa ansiedade. Complexo de castração? Freud é um grande escritor, admito, mas mantenho o que disse Nabokov sobre ele: “É a aplicação de mitos gregos às partes íntimas”.

Prefiro os mitos gregos propriamente ditos. Como lembrava Jack Holland na referida história sobre a misoginia, o mito de Pandora é matricial nesse temor; as aventuras de Adão e Eva também. A mensagem é comum: cuidado com as mulheres, elas serão a perdição da humanidade! E por quê?

Arrisco uma hipótese: porque, em ambos os casos, são as mulheres que exibem uma vontade de conhecimento e de liberdade que sempre assustou as almas medíocres. Mesmo que essa vontade seja o princípio, e não o fim, de toda a esperança.

“Eu detesto os homens”? O título é bom, madame Harmange, mas ficaria melhor com um ligeiro acerto: “Eu Detesto os Homens e Algumas Mulheres, mas é dos Homens que eu Sinto Pena”.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.