João Pereira Coutinho

Escritor, doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

João Pereira Coutinho

Destino da democracia nos EUA depende de derrota clara do trumpismo

Sistema só floresceu quando conservadores foram capazes de aplacar a fúria dos seus renegados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nas vésperas de Joe Biden tomar posse como 46º presidente dos Estados Unidos, uma conversa conhecida voltou às primeiras páginas depois do assalto ao Capitólio: será Donald Trump um fascista?

Não vou perder tempo com a vulgar noção de fascista. Usado como mero insulto por militantes de esquerda, fascista é qualquer pessoa que não pensa como eles.

Aliás, esse uso e abuso da palavra —essa banalização do mal, digamos— acabou por desgastá-la e desfigurá-la. De tal forma que fascismo já não provoca calafrios na espinha de muitos democratas.

Imagem mostra cubos brancos com manchas vermelhas
Angelo Abu/Folhapress

Se todo mundo é fascista, ninguém é fascista. Nem mesmo aqueles que mais se aproximam do rótulo. Eis como a história de Pedro e do lobo tem uma aplicação literal na discussão política do momento.
Por outro lado, sempre concordei com o historiador Emilio Gentile: a ideia de que o fascismo não foi derrotado em 1945 confere ao fenômeno uma natureza glamorosa e imortal que, perversamente, serve de propaganda para arregimentar novos fascistas.

Mas será que, dessa vez, a besta renasceu mesmo?

Dois historiadores que são especialistas no assunto apresentaram argumentos contrários nos últimos dias. Richard Evans, biógrafo de Hitler, afirma na New Statesman que Trump não é um novo Hitler.

Robert Paxton, que sempre recusou o título de fascista para Trump, mudou de ideia na Newsweek depois do Capitólio: aquele momento selvático pode ser a semente de um fascismo no horizonte, tal como aconteceu com a invasão falhada do parlamento francês pela extrema direita em 1934. Quem tem razão?

Pessoalmente, ambos têm razão porque ambos se concentram no presente e no futuro, não nas expressões mais ou menos autoritárias do Donald no passado (que, concordo, não faziam dele um novo Hitler ou Mussolini).

E, nesse quesito, saber se o trumpismo será um novo fascismo vai depender da forma como os republicanos, ou uma parte substancial deles, encararem a derrota a partir de agora. Vão aceitá-la ou negá-la até as últimas consequências?

As analogias históricas são relevantes e eu sempre me perguntei o que teria sido do mundo se a Alemanha tivesse sido destruída depois da Primeira Guerra Mundial. Materialmente destruída, entenda-se, como aconteceu na Segunda.

Será que Hitler e os seus peões poderiam dizer, com cara séria, que a Alemanha até estava a vencer a guerra em 1918?

Será que poderiam afirmar, nos seus encontros de cervejaria, que a pátria havia sido atraiçoada pelos “criminosos de novembro” (referência aos que assinaram o armistício de Compiègne)?

Os alemães não experimentaram a destruição dentro de portas —e foi assim que a mentira encontrou solo fértil (e intacto) para prosperar.

Há aqui uma lição: meias-vitórias, ou meias-derrotas, são uma espécie de veneno para as democracias —e um bálsamo para os ressentidos. Razão pela qual o destino da democracia americana depende de uma derrota clara do trumpismo.

Isso significa, em primeiro lugar, que o impeachment seja aprovado pelo Senado, com uma expressiva votação dos republicanos. Ninguém sabe se isso vai acontecer. É até duvidoso que aconteça.

Mas, se não acontecer, a história do conservadorismo também aqui oferece lições: a democracia só sobreviveu e floresceu quando os conservadores foram capazes de aplacar a fúria dos seus renegados.

Por cada Joseph de Maistre, houve um Edmund Burke disposto a acomodar a modernidade. Por cada Bonald, houve um Disraeli aberto aos desafios da democracia. Por cada Pétain, houve um Churchill apostado em esmagar o fascismo. As vergonhas da família são tratadas em família.

Em segundo lugar, a derrota do trumpismo será maior se Joe Biden mostrar magnanimidade na hora da vitória. Que o mesmo é dizer: repelindo “listas negras” de republicanos que colaboraram com a administração Trump (há sempre essa tentação revanchista) e optando, antes, pelas causas estruturais que o tornaram possível.

Entre elas, está a evidência de que uma parte da América não se beneficiou da globalização. Como aconteceu por todo o Ocidente industrializado, a inovação tecnológica, mais até do que a deslocalização de postos de trabalho para as economias emergentes, permitiu produzir mais com menos trabalhadores.

Saber o que fazer a essa multidão sem eira nem beira, que existia antes de Trump e continuará existindo depois dele, será o verdadeiro teste do novo presidente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.