João Pereira Coutinho

Escritor, doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

João Pereira Coutinho

Histéricos da nova direita têm adoração orgásmica do messias político

É o mesmo tipo de adoração homoerótica que os fascistas tinham pelos seus líderes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No assalto ao Capitólio, todos temos os nossos momentos preferidos. O meu dá pelo nome de Jacob Anthony Chansley: rosto pintado, chifres de viking, ele apresentou-se ao mundo como “QAnon Shaman”. Um guerreiro, na sua imaginação, que combate dia e noite um complô mundial de pedófilos e esquerdistas (para ele, mera redundância).

Em tempos mais primitivos, o nosso Jacob estaria no manicômio —ou, para não sermos tão drásticos, no anonimato. Mas as redes sociais fizeram o que Nelson Rodrigues já tinha descrito décadas atrás: permitiu aos imbecis subir ao caixote e conquistar milhares, milhões de imbecis como eles.

Ilustração do Capitólio dos Estados Unidos com um chapéu viking
Publicada nesta terça-feira, 12 de janeiro de 2021 - Angelo Abu/Folhapress

Nada contra: sou inteiramente a favor da liberdade de expressão. Mas não sou cego para as consequências imprevistas desse precioso direito.

Soube, lendo os jornais, que o nosso viking é um rapaz de 33 anos, ator fa lhado, que vive com a mãe. Não estou espantado. Como dizia Salvador Dalí sobre a sua primeira experiência masturbatória, foi a partir desse momento que ele, Dalí, deixou de ser um histérico.

Hoje, a masturbação é democrática; mas a capacidade de ter uma vida profissional e emocionalmente independente não é. Razão pela qual os histéricos da nova direita sublimam os seus fracassos pessoais com a adoração orgásmica de um messias político.

Quem não vê em muitos deles o tipo de adoração homoerótica que os fascistas tinham pelos seus líderes deve consultar urgente o oftalmologista.

Mas a nova direita não sofre só de ignorância sentimental; a ignorância política é bem pior. Em 2016, antes da eleição americana, escrevi nesta Folha que pensar Trump na Casa Branca seria o mesmo que entregar uma filha a um marginal.

Nos anos seguintes, não tive sossego: entre insultos e ameaças, havia quem enviasse fotos do meu livro “As Ideias Conservadoras” reduzido a cinzas.

Achavam que tinham sido enganados pelo título (isso porque não tinham lido o subtítulo: “Explicadas a Revolucionários e Reacionários”). Mas entre os emails delirantes que recebi, os melhores eram enviados pelos teóricos da nova direita. Eu, velho conservador liberal, não entendia o novo tempo nem a genialidade dos novos líderes, acusavam eles.

E até falavam da importância da “vontade geral”, conceito belíssimo que foi inventado por um conhecido homem da direita, Jean-Jacques Rousseau. De fato, não entendi: após quatro anos, Trump entrega a Casa Branca, a Câmara dos Representantes e o Senado aos democratas. Não se via uma proeza dessas desde a derrota de Herbert Hoover, em 1932.

A perda do Senado, aliás, representa bem a sua genialidade: como explica o Wall Street Journal, jornal insuspeito de simpatias esquerdistas, a patológica obsessão de Trump com a “fraude” eleitoral desmobilizou o eleitorado republicano da Geórgia. Resultado?

Venceram os democratas, o que significa que bastam agora 51 votos no Senado para desfazer parte do legado de Trump, a começar pela política fiscal.

Os democratas têm esses 51 votos porque contam com 50 senadores e ainda o voto de desempate da vice Kamala Harris. Se isso é genialidade, eu tremo só de pensar o que será a estupidez.

De resto, mudanças profundas no sistema político para beneficiar os democratas nas próximas gerações (fim do “filibuster”, Washington e Porto Rico como novos estados, quem sabe o aumento de vagas na Suprema Corte etc.), apesar de improváveis, não são mais impossíveis.

Eu, um dinossauro, sei que caminho para a extinção no meio de tantos meteoritos extremistas. Mas para a nova direita que ainda está disponível para escutar a velha, aqui ficam cinco conselhos:

1) Desconfie sempre de homens providenciais; a espécie “Homo sapiens” não produz artigos desses.

2) Desconfie de qualquer utopia, revolucionária ou reacionária, que promete a redenção absoluta dos males presentes; a política é a arte do possível, não do impossível.

3) Desconfie da sabedoria da multidão; a tirania não é uma questão numérica e tanto pode ser exercida por um homem ou por milhões deles.

4) Desconfie de quem despreza ou hostiliza as instituições independentes que sustentam a democracia liberal (Judiciário, Parlamento, imprensa etc.); elas são obstáculos, sim, mas ao poder arbitrário do chefe.

5) Desconfie de quem fala alto demais, ou grosseiramente demais; a civilidade é a primeira expressão de uma alma ordenada. (E só mais um, para os vikings que persistem: Arranje trabalho e saia de casa da mamãe.)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.