João Pereira Coutinho

Escritor, doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

João Pereira Coutinho

Humoristas não podem errar, segundo a realidade paranoica progressista

Japoneses podem fazer piadas sobre o Holocausto, assim como um judeu pode rir com piada sobre Hiroshima

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Woody Allen estava errado quando dizia que a fórmula do humor é tragédia somada ao tempo. Quando assassinaram o presidente Abraham Lincoln, afirma um dos seus personagens em “Crimes e Pecados”, ninguém fazia piadas sobre o assunto. Mas passaram mais de 150 anos. Hoje, parodiar o crime é pacífico.

Ou, pelo menos, era. Um dos fenômenos mais pertubadores do nosso tempo é que o tempo nada vale: vivemos num eterno presente, em que os abusos e os erros do passado nunca envelhecem.

Que o diga o ex-diretor artístico da cerimónia de abertura das Olimpíadas de Tóquio, Kentaro Kobayashi, um ator e comediante que, mais de 20 anos atrás, fez uma piada sobre o Holocausto.

A piada era de mau gosto? Pergunta errada. Antes de sabermos a qualidade do humor de Kobayashi, é preciso perguntar primeiro se o Holocausto é tema possível de tratamento humorístico.

Pessoalmente, e apesar do meu filossemitismo, não vejo nenhum tema tabu que o humor esteja proibido de tocar. A liberdade de expressão não serve apenas para escutarmos as coisas de que gostamos; o supremo teste está em defender esse direito até para aqueles que nos causam desconforto ou repulsa. Raros são os que passam esse teste.

Por outro lado, a melhor resposta à pergunta é dada pelos próprios humoristas judeus, como Sarah Silverman ou o inevitável Larry David, que transformaram o genocídio do seu povo em pretexto para gargalhada e reflexão.

Homem japonês segura foto em coletiva
Hiroshi Sasaki, - Reuters

Aliás, um documentário de Ferne Pearlstein, intitulado “The Last Laugh” (disponível na Amazon Prime), é exclusivamente dedicado ao assunto: humor sobre os crimes do nazismo. Se não damos a última risada sobre o absurdo e o horror, a vida é uma derrota. Mesmo para aqueles que sobreviveram à maior das derrotas —e que surgem no documentário para contar piadas sobre os números que têm tatuados no braço.

Eu sei, eu sei: haverá quem diga que os judeus, ao contrário dos gentios, têm essa prerrogativa. E haverá quem acrescente que só os judeus sobreviventes têm esse direito.

Lamento discordar: se todos somos humanos, nada do que é humano nos pode ser estranho —ou, para usar a linguagem da moda, nada pode ser “apropriado culturalmente”. Quando existe inteligência, é tão legítimo um japonês contar piadas sobre o Holocausto como um judeu contar piadas sobre as bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki.

A piada de Kentaro Kobayashi não tinha piada, é certo, nem sequer inteligência; apenas ridicularizava o assunto com um infantil “vamos rir do Holocausto!”.

Mas mesmo nesse caso boçal, em que não há qualquer esforço para reflectir ou subverter a tragédia, será que o humorista tem direito a errar? Tem direito, no fundo, a aprender com o erro?

Não para a sensibilidade paranoica em que vivemos, que só por piada se acha “progressista”. Na verdade, essa sensibilidade é profundamente reacionária, negando a possibilidade de progresso e de perdão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.