João Pereira Coutinho

Escritor, doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

João Pereira Coutinho

Sem terceira via decente entre Lula e Bolsonaro, o isentão será muito odiado

Longe de ser um covarde, ele assume, porém, a posição corajosa de ser senhor da sua própria liberdade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Devo aos amigos brasileiros uma das minhas descobertas linguísticas: “isentão”. Assim falam eles de quem não toma partido ou posição política, sobretudo quando o mundo conspira para que sejamos maniqueístas e simplórios.

Talvez sem saberem, essas almas laicas repetem a injunção bíblica contra os mornos, vomitando-os com a mesma fúria divina. Se pudessem, lançariam todos os neutros para o inferno, tal como Dante o fez na sua “Divina Comédia”.

Defendo-me como posso: a isenção, a recusa em participar na lama, a náusea perante “o estado a que isso chegou”, também é uma escolha. Uma nobre escolha. Não se convencem e, pior, imagino que nas próximas eleições brasileiras, se não surgir uma terceira via decente entre Lula e Bolsonaro, o ódio ao isentão só vai crescer.

Para eles, só posso aconselhar a maravilhosa biografia que Stefan Zweig escreveu sobre um conhecido sábio humanista. Intitula-se “Triunfo e Tragédia de Erasmo de Roterdão” (Assírio e Alvim, tradução de Maria Elsa Neves e Maria José Diniz). O destino dos isentões é mesmo um triunfo e uma tragédia.

Comprei o livro depois de ler um texto inspirado da Economist que recomendava Erasmo para os nossos tempos de polarização ideológica. Uma bela recomendação.

E ninguém melhor do que Stefan Zweig para captar essa urgência: o livro sobre Erasmo foi escrito em 1934, quando os totalitarismos devoravam a Europa, e é evidente que Zweig, olhando para Erasmo, estava sobretudo a olhar-se no espelho. Ali estava um intelectual humanista e cosmopolita que a história arrastara para a perdição dos fanatismos.

Mas, antes da perdição, o que interessa a Zweig é apresentar Erasmo como o produto de um tempo em que os homens, libertos da submissão religiosa e feudal da Idade Média, cultivam pela primeira vez a experiência da individualidade.

Entre esses homens está Erasmo, um sacerdote da igreja que, no entanto, apenas deseja responder perante si próprio. “Nulli concedo”, eis a divisa latina de Erasmo, que pode ser traduzida como “não me rendo a nada”.

vários tijolos formam triangulos
Publicada em 20 de setembro de 2021 - Abu

Importante lição: o “isentão”, longe de ser um covarde, assume a posição corajosa de ser senhor da sua liberdade interior, sem procurar os confortos de um partido, de uma facção, de uma causa.

Claro que essa liberdade interior não o exclui do debate público. O seu “Elogio da Loucura” é uma das mais refinadas sátiras contra a hipocrisia temporal e religiosa do seu tempo —e Stefan Zweig afirma, com razão, que a sensibilidade da reforma protestante nasceu com um panfleto de um sacerdote católico.

Mas o temperamento de Erasmo é reformista, tolerante, aberto à discussão racional; nada o preparava para o “furor teutonicus” de Lutero e seus seguidores, dominados pela certeza dogmática, e até blasfema, de que tinham Deus do seu lado. Eis o dilema que estilhaça Erasmo: de um lado, Roma apela à sua lealdade contra o diabólico de Wittenberg —“Em frente, em frente pela causa divina! Utiliza os teus maravilhosos dons para honrar Deus!”. Do outro, Lutero espera que Erasmo se junte à luta contra a decadência material e moral do papado.

Perante dois fanatismos gêmeos, Erasmo quer ser “integrum”, ou seja, distanciar-se da cegueira de Roma e da violência de Lutero, depois de tentar uma reconciliação frustrada. “Sou um gibelino para os guelfos e um guelfo para os gibelinos”, dirá, em referência culta às lutas que dilaceraram Florença.

Mas o tempo não está para erudições. Como escreve Stefan Zweig em passagem que poderia ter sido produzida hoje, “ninguém quer compreender o seu vizinho; cada um quer impor ao outro, pela violência, as ideias do seu partido, a sua doutrina; e infelizes daqueles que queriam manter-se à parte ou permanecer fiéis às suas próprias opiniões: os que desejariam manter-se entre os partidos ou acima deles são objeto de um duplo ódio!”.

Duplo, de fato: Erasmo é escorraçado de Lovaina pelos católicos e é escorraçado de Basileia pelos protestantes. Acaba só, mas de alma intacta, contemplando sem surpresa uma Europa de sangue e ruína.

O triunfo e a tragédia do isentão está aqui: ele sabe que o fanatismo acabará por destruir-se a si próprio; mas também sabe que a recusa em participar nessa orgia será o princípio do seu calvário pessoal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.