João Pereira Coutinho

Escritor, doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

João Pereira Coutinho
Descrição de chapéu Cinema

'Identidade', da Netflix, mostra racismo com sutileza e inteligência

Filme opta pela experiência subjetiva da perversão da violência racial, mostrando como isso destrói os negros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É um dos grandes filmes do ano. Falo de "Identidade", escrito e dirigido por Rebecca Hall, a partir do romance de Nella Larsen, "Passing". Está disponível na Netflix.

É a história de duas amigas de infância, Irene —papel deTessa Thompson, notável— e Clare —Ruth Negga, idem—, que se reencontram na idade adulta em Nova York.

São ambas mulheres negras, mas Clare —nome irônico— é mais "clara" do que Irene, o que lhe permite "passar" por branca e ter todos os privilégios correspondentes na sociedade americana da década de 1920.

E ela "passa": conhece um homem branco, de impecáveis credenciais racistas, e vive a sua fantasia como branca de cabelos loiros. O marido, por brincadeira, diz que a conheceu branquíssima e que ela, com a idade, foi ficando mais escura. Mas ele sabe que ela não é negra retinta e, por isso, se permite a brincar com o assunto.

Fato: nessa fantasia, existiram momentos tensos, como o em que Clare foi mãe. Mas a criança, sabemos pela boca aliviada de Clare, não tem traços negros. Foi um risco, que Clare não tenciona correr novamente.

Apesar disso, Clare inveja Irene. Desde logo, inveja o fato de Irene não viver a mentira —tem um marido negro, dois filhos negros, vive no Harlem. Irene é feliz e sente-se segura, ou pela menos Clare acredita que sim.

É também uma ilusão, que o reencontro das amigas vai desfazer. A felicidade e a segurança de Irene é apenas um solipsismo autoimposto para não lidar com a realidade do racismo.

Mesmo nas tarefas do cotidiano, Irene mantém o olhar baixo, o chapéu bem enfiado na cabeça, como se precisasse dessa espécie de máscara, de escudo, de véu, para se proteger de um mundo hostil.

O filme de Rebecca Hall é uma obra inteligente e sutil sobre a perversidade do racismo.

Tradicionalmente, essa perversidade é apresentada nas suas encarnações mais clássicas —escravidão, segregação, discriminação, violência etc.

Rebecca Hall muda de ângulo e opta pela experiência subjetiva dessa perversão, mostrando como a internalização de uma suposta inferioridade destrói os indivíduos negros.

Ninguém escapa a esse miasma moral. Clare é o mais óbvio destroço: a sua barganha faustiana tem todos os contornos da tragédia, sobretudo quando ela tenta desfazer os termos desse contrato pelo resgate da sua identidade.

Mas Irene também participa dessa tragédia. Quando a conhecemos, já a vemos em sufoco —físico, mas também metafísico. É um sufoco que se prolonga ao longo do filme —e que será eterno depois da sequência final, um "tour de force" de revolta e ambiguidade.

Décadas atrás, um filósofo francês popularizou o conceito de "má-fé". É a forma como negamos a nossa liberdade pela adoção de papéis inautênticos, socialmente convenientes, mas destrutivos da nossa personalidade.

O filme de Rebecca Hall mostra como o racismo alimenta essa "má-fé" —essa sabotagem interior que transforma as vítimas nos seus próprios carrascos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.