João Pereira Coutinho

Escritor, doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

João Pereira Coutinho
Descrição de chapéu

Olavo de Carvalho mostrou à nova direita um caminho ruinoso e sem futuro

Em política, a nação não está acima de tudo nem Deus está acima de todos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A morte de Olavo de Carvalho permite duas análises políticas. A primeira é medir a influência do autor no bolsonarismo e seus seguidores. Haverá especialistas mais habilitados do que eu para essa tarefa.

A segunda, mais interessante, é afirmar que Olavo não passa de um detalhe. Ele interessa como sintoma, e não como causa, da divisão que hoje existe dentro da direita.

Olavo de Carvalho em entrevista a Pedro Bial nos Estados Unidos em 2019 - TV Globo/Reprodução

Essa divisão não é nova. Ela faz parte da própria história do pensamento conservador desde a Revolução Francesa. Será que o liberalismo político, com sua ênfase na autonomia dos indivíduos e na limitação do poder, pode ser acomodado pelas sociedades tradicionais do Ocidente? Conservadores liberais responderam de uma forma; conservadores reacionários responderam de outra.

Os primeiros, depois de uma crítica vigorosa aos excessos "racionalistas" da revolução, pretenderam conservar uma tradição que já era liberal. Isso é visível em autores de língua inglesa, como Edmund Burke, para quem a Revolução Francesa era uma ameaça às conquistas de uma outra revolução —a Revolução Inglesa de 1688, tida por "Gloriosa" precisamente porque depôs um rei tirânico (James 2º) e estabeleceu a supremacia do Parlamento.

Os segundos marcharam igualmente contra os princípios da Revolução Francesa. Mas não o fizeram em nome de um patrimônio liberal, que aliás não existia. Quando Joseph de Maistre, um contemporâneo de Burke, exortava os franceses à contrarrevolução, o objetivo era claro: restaurar o absolutismo régio.

Essa divisão genética nunca abandonou as diferentes direitas, que ora acomodavam a modernidade política, ora a recusavam como uma ameaça existencial aos valores tradicionalistas.

Como lembra Edmund Fawcett na sua recente história do conservadorismo ("Conservatism: The Fight for a Tradition"), essas oscilações dependeram sempre de contextos históricos particulares: em épocas de estabilidade, como antes de 1914 ou depois de 1945, a direita liberal teve a sua ascendência e foi instrumental na construção da democracia.

Em épocas de instabilidade, como sucedeu entre as duas guerras mundiais, a "direita recalcitrante", expressão de Fawcett, procurou reverter os ganhos do liberalismo pela defesa de posições reacionárias e autoritárias que, em vários países da Europa, terminaram no desastre conhecido.

Vivemos novamente em crise. Porque vivemos na sombra de várias crises –políticas, econômicas, financeiras– desde a virada do milênio. Sem surpresa, a "nova direita", que é mais velha do que se imagina, volta a questionar o "consenso liberal" e as suas supostas perversões —individualismo, materialismo, globalismo, livre circulação etc.

São incontáveis os livros da "nova direita" que decretam a morte do liberalismo –ou, mais simpaticamente, a necessidade de vivermos numa era pós-liberal.

O raciocínio, tal como apresentado numa importantíssima carta aberta publicada pela revista First Things, é acabar com o "consenso morto" que prevaleceu na segunda metade do século 20 entre o conservadorismo e o liberalismo.

Quando o inimigo era comum –a União Soviética–, esse consenso fazia sentido. Hoje? Não faz. É preciso regressar às "verdades permanentes" —família, religião, comunidade, nação ​et cetera— que o liberalismo ameaça e destrói.

Os temas da "nova direita" tornaram-se bastante audíveis nos Estados Unidos. E também no Brasil, onde Olavo de Carvalho foi um dos seus principais divulgadores. Essas mensagens só tiveram sucesso porque havia uma crise política, econômica e social.

É um caminho ruinoso e sem futuro. Porque a "nova direita" comete um erro de base: a modernidade política não é uma opção; é um fato histórico. Ela é o resultado de um fenômeno irreversível –a experiência da individualidade– que emergiu no mundo pós-medieval com as suas demandas próprias.

Entre elas, está a vontade de vivermos as nossas vidas e de deixarmos os outros viverem as vidas deles, sem que exista um poder central que determine uma única moralidade pública. Em política, a nação não está acima de tudo nem Deus está acima de todos.

Isso não significa que as tradições sejam descartáveis. Pelo contrário: elas existem no contexto do pluralismo intrínseco das sociedades, para que possamos livremente escolhê-las. Como lembrava Michael Oakeshott, a relação que temos com as tradições não é a mesma atitude reverencial que os povos primitivos têm com os seus totens sagrados.

Uma tradição é como uma língua: ela pode ser aprendida e usada. Mas em nenhum momento o conhecimento de uma língua determina o que devemos dizer ou pensar.

O jogo mudou. Razão pela qual, ainda segundo Oakeshott, a discussão central da história moderna não é entre esquerda e direita ou conservadores e progressistas.

É entre indivíduos e anti-indivíduos; é entre aqueles que aceitam o desafio da individualidade e aqueles que o recusam, procurando abrigo nas "tribos" da nação, da raça, do gênero ou de qualquer outra identidade coletiva.

Olavo de Carvalho foi esse abrigo. Mas, na hora da morte, é importante lembrar que há mais vida para lá da caverna.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.