João Pereira Coutinho

Escritor, doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

João Pereira Coutinho
Descrição de chapéu Filmes

'Navalny' mostra natureza surreal e criminosa da Rússia de Vladimir Putin

Documentário de Daniel Roher acompanha o principal opositor do governo na procura dos agentes que tentaram matá-lo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Novichok: graças ao Kremlin atual, o mundo conhece este grupo de substâncias neurotóxicas que tem eficácia quase garantida na eliminação de opositores do regime. Falo de eficácia quase garantida porque, apesar de tudo, Alexei Navalni, o principal rosto da oposição a Vladimir Putin, conseguiu sobreviver depois de ser alvo de um atentado em 2020.

Eis a história do espantoso "Navalny", de Daniel Roher, disponível na HBO –e eu confesso que nunca assisti a um documentário assim.

Líder da oposição ao presidente russo Vladimir Putin, Alexei Navalni é mostrado em telão durante audiência da corte de Moscou - Alexander Nemenov/AFP

Vemos Navalni, em pleno voo interno na Rússia, sentindo dores lancinantes e colapsando. O avião aterra de emergência. Navalni é levado para o hospital, mas a família e a sua equipe exigem tratamento no exterior. Navalni é transferido para a Alemanha. Sobrevive.

Se o documentário fosse apenas isso, já seria instrutivo e marcante: a vida é barata por aquelas bandas.

Mas o melhor, ou o pior, vem depois: recuperado, Navalni começa a investigar quem tentou matá-lo. Rapidamente encontra os nomes, os rostos, até os números de telefone dos seus algozes.

E é então que se dá o momento definidor deste filme: Navalni, simulando que é um alto funcionário do Kremlin, conversa com o cientista responsável pelo seu envenenamento.

O cientista não desconfia de nada e, com uma candura arrepiante, explica ao próprio Navalni como se deu o ataque, o veneno utilizado, a quantidade ministrada, a peça de roupa onde foi colocado —as cuecas—, até a cor das ditas cujas —azuis.

Navalni e a sua equipe não sabem como reagir. Nem nós, que assistimos a uma confissão dessas ao vivo. Em poucos minutos, a natureza surreal e criminosa da Rússia de hoje manifesta-se de forma banal e involuntariamente cômica.

O que permite formular, uma vez mais, a pergunta que não quer desaparecer: como foi possível ao Ocidente iludir-se com a "nova Rússia" de Putin quando havia tantos sinais de que os seus vícios remontavam aos tempos antigos? Uma cegueira imperdoável.

Depois dessa prova, e de a tornar pública, Navalni resolve regressar à Rússia. Sem ilusões: ele sabe que, desembarcando no país, a prisão é o seu destino. Mas também sabe que não regressar seria uma vitória para Putin.

Quando o vemos, despedindo-se dos filhos e embarcando com a mulher rumo ao seu funesto destino, percebemos de que é feita a coragem. É feita de sacrifício.

A nossa cultura gosta de endeusar falsos heróis –gente que, no conforto do sofá, imagina que está derrubando gigantes nas redes sociais. Ou, inversamente, mártires que "dizem as verdades" no Twitter e são "cancelados" por isso.

Se "Navalny" servir para moderar o narcisismo desses comediantes, já terá cumprido metade da sua missão. A outra metade é esperar que Navalni saia um dia das masmorras para viver, ou até liderar, num país que merecia outra sorte.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.