Joel Pinheiro da Fonseca

Economista, mestre em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Joel Pinheiro da Fonseca

Preocupa-me ímpeto de censurar funk

Crédito: Reprodução/Facebook MC Diguinho, autor do polêmico funk 'Só Surubinha de Leve
MC Diguinho, autor do polêmico funk 'Só Surubinha de Leve'

Não quero persuadir ninguém a gostar de funk. Me preocupa, no entanto, o ímpeto de censurá-lo. A vítima da vez é a música "Só Surubinha de Leve", de MC Diguinho. O problema estaria numa suposta alusão a estupro. Por isso, foi tirada das plataformas de streaming e do YouTube. Ouso perguntar: e qual é o problema?

Descrição e mesmo experiência imaginada de condutas imorais são comuns na música popular. Até os Beatles tiveram seus momentos criminosos, como no ciúme violento e potencialmente assassino de "Run for Your Life".

Jimi Hendrix nos fez encarnar o assassino da namorada infiel em "Hey Joe". "Every Breath You Take", hit do The Police, canta a obsessão possessiva de um homem abandonado. Quem age assim age muito mal. Mas quem nunca sentiu assim?

A lógica da música não é a da edificação moral. Ela nos transporta para estados de espírito e desperta paixões que não se limitam à estreita faixa da moralidade, da conduta publicamente sancionada pela sociedade. Vamos muito além disso; somos levados aos extremos da experiência. E está tudo bem, porque é só música.

O rock já foi combatido. Hoje é universalmente aceito. O preconceito (que também inclui raça e classe) recai sobre o funk, estilo que trata diretamente da autoafirmação e do desejo sexual.

Brinca com fantasias de dominação e submissão; fantasias que existem por todo lado, em ambos os sexos e todas as classes; talvez até em quem busca silenciá-lo. Por isso faz sucesso.

Sempre haverá forças que buscam banir das artes o lado sombrio da humanidade. Hoje, esse ímpeto censório –da música, do teatro e das artes plásticas– está em alta. É impensável que artistas hoje componham com a mesma liberdade com que Raul Seixas, Marcelo Nova, Mamonas Assassinas, os Raimundos e tantos outros compuseram em suas épocas.

Até o clássico "Entre Tapas e Beijos" seria certamente problematizado como violência doméstica. Estamos perdendo a liberdade criativa. Nas periferias ela ainda existe, mas também vai ficando mais policiada.

Há aí uma visão ingênua sobre o ser humano: a ideia de que o homem bom é aquele que não se permite nutrir sentimentos impróprios –nem mesmo em seu íntimo, nem mesmo em um momento de escape fantasioso. A bondade é vista como a incapacidade interior para o mal; e o homem bom como o animal de rebanho plenamente dócil.

Penso que essa pessoa não é boa; ela carece da coragem interior para experimentar o que não lhe é permitido pela moral pública. É uma criança moral.

O homem bom não é aquele incapaz da maldade, incapaz de se afirmar ou de causar dor e sofrimento; aquele que jamais entra em contato com seu lado sombrio. É aquele que faz o bem mesmo sendo capaz de fazer o mal. Atingir essa maioridade moral passa por ficar à vontade com os sentimentos que compõem a própria escuridão; e quem sabe até gostar deles. A arte –inclusive o funk– tem um papel aí.

O patrulhamento moralista da arte não produz homens melhores, e sim mais tímidos. Também mata o fogo criativo, especialmente se for internalizado pelos artistas. O modernista francês André Gide –condenado pelo Index da Igreja Católica e que certamente seria mal visto pelos ativistas de 2018- dizia:

"É com os bons sentimentos que fazemos a má literatura". Vivemos dias de ótimos sentimentos; MC Diguinho que o diga.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.