Joel Pinheiro da Fonseca

Economista, mestre em filosofia pela USP.

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Joel Pinheiro da Fonseca

Agenda antieducação

O grande projeto de Weintraub é a guerra ideológica, com total apoio do presidente

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O ex-ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez foi tirado do cargo depois de três meses nos quais o ministério simplesmente parou, atolado em intrigas e ressentimentos. Comparada à conduta do atual ocupante do cargo —Abraham Weintraub—, a simples inoperância de Vélez talvez deixe saudades.

Weintraub parece ser mais capaz de agir; devemos ver um MEC mais atuante. Mas ele também indica direções nocivas para a educação brasileira. O grande projeto de Weintraub para a educação é a guerra ideológica. E está decidido a levá-la adiante, com total apoio do presidente.

Um vídeo foi compartilhado pelo presidente da República. Nele, uma aluna de um cursinho privado filma uma conversa com sua professora durante a aula. Não dá para saber direito o que aconteceu. Sabemos que, em um momento, a professora chama Olavo de Carvalho de "anta". De resto, ficamos apenas com as palavras da aluna, acusando a professora de ter gasto 25 minutos da aula do cursinho com uma fala política. Não sabemos o que teria motivado a professora a iniciar essa fala.

Nada ali foi inocente. A estudante, Tamires de Paula, é militante política de direita e se intitula "Secretária-Geral PSL Itapeva". Será que esse showzinho online é preparativo para uma candidatura em 2020? Em breve saberemos. À parte a evidente intenção política de Tamires, contudo, é fato que, se um professor de cursinho gastasse tempo precioso da aula em falas que em nada me ajudassem no Enem, eu também poderia me irritar.

Um professor que tira pedaços relevantes da aula para fazer discurso político sem nenhuma relação com a matéria é um problema? Sem dúvida. Não é nem de longe o grande mal da educação brasileira, mas uma prática a ser corrigida assim como tantas outras (chegar atrasado, pegar no pé de algum aluno, não preparar as aulas etc.). E essa correção se dá, antes de tudo, internamente: conversando com o professor e, se necessário, com a direção. Da maneira feita por Tamires, e incentivada pelo presidente da República, incentiva apenas a caça às bruxas e o fim da confiança dentro da sala de aula. O aluno se transforma em ameaça ao professor.

Essa histeria é nociva para a cultura brasileira, e o clima policialesco que se cria com alunos filmando professores com o intuito de fritá-los perante o tribunal das redes sociais —sempre movido por paixões e não por uma justa apreciação do incidente— coloca os professores no lugar de inimigos da nação. É o espírito dos tempos. Nas redes sociais, expor um mal-feito —especialmente quando acompanhado de condenações sonoras e indignadas— gera fama. Está dada, portanto, a simbiose socialmente danosa entre ambição pessoal e indignação pública.

O ministro Weintraub defendeu o direito de alunos filmarem as salas de aula, reforçando a prática. Você fala ou faz coisas terríveis na sala de jantar de sua casa? Provavelmente não. Mesmo assim, você não gostaria que um familiar filmasse cada refeição e transmitisse supostas gafes para milhões de pessoas, que se sentiriam no direito de te julgar mesmo sem nenhum contexto.

A educação no Brasil está sob ataque, e os professores (especialmente das ciências humanas) foram eleitos pelo atual governo como antagonistas a serem hostilizados sempre que possível, embora sejam peças fundamentais para consertar o sistema educacional. Que a educação jamais seria prioridade deste governo já sabíamos. Mas não deixa de surpreender vê-la não apenas negligenciada, como também perseguida.

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