Joel Pinheiro da Fonseca

Economista, mestre em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Joel Pinheiro da Fonseca

Limpar para destruir

Um BNDES disfuncional talvez seja a real intenção do governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Joaquim Levy cometeu um crime imperdoável para o governo Bolsonaro: nomeou funções pela qualidade técnica dos quadros e não pelo alinhamento ideológico-partidário com o discurso oficial do governo. E é mais um caso que vem ilustrar a tônica dominante até aqui: quando o discurso ideológico —que move a militância radicalizada— e a qualidade técnica entram em conflito, a ideologia leva a melhor. 

Joaquim Levy é um economista de excelência técnica e que ao longo de sua carreira trabalhou para diversos governos: FHC, Lula, Dilma. Em qualquer democracia, isso é uma qualidade, uma virtude de um homem público: saber trabalhar com pessoas de todos os partidos, colocando os pés da ideologia no chão da realidade. No momento atual, tornou-se um vício, posto que toda divergência política é vista não como uma discordância legítima mas como crime de lesa-pátria.

A política de campeões nacionais que definiu o BNDES dos anos Dilma, o que inclui os projetos megalomaníacos no exterior, foi um imenso fracasso e parcialmente responsável pela crise que vivemos até hoje. O plano de Levy era reorientar o BNDES para aquilo em que o papel do Estado é imprescindível: investimentos sociais e tecnologia sem retorno de mercado imediato, suas funções legítimas. Não duvido que tenha havido corrupção lá dentro sim, embora não esteja claro que o montante desviado se compare às somas bilionárias que foram esbanjadas dentro da lei. Transformar o banco em mais um espetáculo midiático de combate à corrupção provavelmente impediria seu funcionamento, que será essencial para uma retomada futura do crescimento.

Um BNDES disfuncional talvez seja, no entanto, a real intenção do governo. Podemos dizer, sem risco de exagerar, que o BNDES não é lá muito valorizado pela ideologia dominante no governo hoje. Para Paulo Guedes, todo banco público é suspeito, e interessa mais que o BNDES retorne dinheiro ao Tesouro Nacional para que ele atinja a meta (desnecessária do ponto de vista econômico) de superávit desde o primeiro ano. Para o discurso de Bolsonaro, o BNDES representa a corrupção e o projeto de poder petista. Para ambos, interessa desmontar a instituição.

O governo Bolsonaro é seletivo na hora de fazer seu combate midiático à corrupção. Tudo que ele não gosta por motivos ideológicos vira alvo preferencial. Meio ambiente, educação, investimento público? Precisamos de uma Lava Jato para cada um deles, abrir todas as caixas-pretas, virá-los do avesso, não deixar pedra sobre pedra, rever cada contrato e exonerar cada funcionário, inviabilizando o próprio funcionamento dessas estruturas. O combate ao câncer com quimioterapia pesada é um pretexto para, quem sabe, matar o paciente.

Agora, com as polícias, a propriedade rural, a mineração, as igrejas, a própria Operação Lava Jato —em suma, tudo aquilo de que o governo gosta—, ai de quem sonhar em abrir essas “caixa-pretas”, embora não me conste que haja menos corrupção neles do que na educação, no meio ambiente e no BNDES.

Gustavo Montezano, o novo presidente do banco, tem um bom currículo no mercado financeiro, o que não é garantia de que prezará pelos interesses da instituição que preside (vide o ministro Weintraub na Educação). Afinal, ele chega ao BNDES oriundo da Secretaria de Desestatização e —sublinhe-se— Desinvestimento. Só o tempo dirá se colocará em primeiro lugar os interesses do Brasil ou a agenda politiqueira do presidente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.