Joel Pinheiro da Fonseca

Economista, mestre em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Joel Pinheiro da Fonseca

O culto da meritocracia está nos fazendo mal

Falta alguém que reconheça o óbvio: não, não é possível todos 'chegarem lá'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não deve ser coincidência que um dos países mais desiguais do mundo tem também fé inabalável na meritocracia. Tudo que você quiser você pode alcançar; basta querer.

De música da Xuxa a palestra motivacional do mundo corporativo, você já ouviu variantes disso. A promessa do sucesso baseado unicamente no mérito individual está em toda parte.

Está na autoajuda vendida por coaches, pelos gurus de finanças com suas fórmulas de day trade e por vendedores de esquemas de pirâmide, todos prometendo riqueza fácil. O discurso do mérito individual é o que alimenta as indústrias aparentemente tão opostas do empreendedorismo (com suas estrelas, livros e cursos de sucesso) e do mundo concurseiro. "Só não passa quem desiste", diz um mantra concurseiro. Ou —vale completar— quem morre.

Seja para montar um negócio brilhante ou para ingressar no paraíso do serviço público estável, a regra é a mesma: trabalhar e estudar enquanto os outros dormem, dar tudo de si, sacrificar o que for necessário e, acima de tudo, acreditar. Esportistas, músicos, blogueiros de Instagram, youtubers; todos entoam a mesma melodia.

Esse discurso funciona para quem o vende: para o empreendedor cujo empreendimento é ensinar empreendedorismo. Para quem compra, nem tanto. Os esquemas de pirâmide aqui se multiplicam e adotam mil roupagens.

De shakes dietéticos e produtos de beleza a grupos de espiritualidade feminina. É um tentando ganhar às custas dos outros, num jogo em que, necessariamente, para um ganhar, vários têm que perder. E os que terminam por cima ainda escrevem livro e vendem curso passando adiante suas lições.

Não é só na vida terrena que a crença na meritocracia nos governa. Ela molda também nossa relação com o mundo espiritual. Creia em Deus com fé inabalável, doe bastante dízimo, que Ele lhe recompensará. Fora do espectro cristão a mesma regra vale: esprema qualquer grupo ou doutrina esotéricos e você descobrirá, escondida por trás de muitos mistérios, a velha Lei da Atração: o universo lhe dará aquilo que você deseja ou mentaliza. Se ficou doente ou perdeu o emprego, bem, talvez você devesse ter atraído energias melhores.

Quem não ganha dinheiro é vagabundo. Quem morre de doença é fraco. O brasileiro é um crente desesperado na meritocracia. Quem está por baixo, para manter viva a esperança de subir. Quem está por cima, para justificar sua própria situação. Só que isso está nos matando.

Comprar armas de fogo, não tomar vacina, não usar máscara, dirigir alucinado pelas estradas, desmatar e poluir livremente. Se eu quero, eu posso. A segurança pública vai mal? Mais armas na mão. A educação pública vai mal? Libera o homeschooling. Consequências sociais negativas, efeitos nocivos de longo prazo? "E daí, quer que eu faça o quê?" O ganho de curtíssimo prazo de alguns consome o ganho de longo prazo de todos.

A crença meritocrática parte de algo positivo: o desejo de criar, de conquistar, de ir além; a ambição que leva ao crescimento. Competir, dentro de certos limites, é bom.

A ambição pessoal é um motor que não deve ser sufocado. Trabalhar, empreender e criar são marcas nacionais. Mas o excesso está nos matando: uma overdose tóxica de coaches, blogueiras, pastores, empreendedores de palco e esquemas de pirâmide que nos pinta, como ideal de sociedade, a lei da selva. Falta alguém que reconheça o óbvio —não, não é possível todos "chegarem lá"— e tire as consequência políticas disso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.