Joel Pinheiro da Fonseca

Economista, mestre em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Joel Pinheiro da Fonseca

Bolsonaro ladra, mas não morde

Estratégia de governar mediante a pressão popular não dá resultados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É virtualmente impossível, hoje, ser bolsonarista sem ser golpista. Todo o movimento de apoio a Bolsonaro se sustenta na esperança de que o presidente usará da força para solapar seus adversários, governadores, Congresso, Supremo.

Foi para isso que seus apoiadores foram às ruas no 1º de maio. No mix insólito de protesto e micareta que ocorreu na avenida Paulista, o cantor Netinho, logo antes de entoar seu sucesso “Milla”, também pedia que o público levantasse as mãos para dar uma “carta branca” para Bolsonaro fazer o que bem quiser.

Classicamente, o pré-requisito para uma democracia republicana funcional sempre foi a virtude cívica. Um povo livre, que tem a prerrogativa de escolher seus representantes e influir nos rumos do Estado, precisa ser também um povo responsável e com senso crítico. Hoje, vivemos o exato oposto: aqueles que berram histéricos a obediência à “vontade do povo” são os mesmos que se oferecem prostrados, abjetos, ao arbítrio do poder total.

Ainda na campanha eleitoral, Bolsonaro dizia querer governar sem fazer política no Congresso; sem formar base, sem distribuir verbas e cargos. Sua ferramenta para governar seria apenas o povo; o povo nas ruas pressionando o Congresso para implementar as medidas do projeto vencedor de Bolsonaro.

Passamos o ano de 2019 inteiro e o início de 2020 com manifestações periódicas pró-Bolsonaro. Em todas elas, o povo bolsonarista hostilizava Congresso e STF na esperança de pressioná-los a ceder ao presidente. Uma vez começada a quarentena em diversos estados, os protestos ficaram mais radicais —embora menores— e adicionaram os governadores à lista de alvos.

E o que aconteceu, do início do mandato para cá? A estratégia de governar mediante a pressão popular tem dado quais resultados? Em uma palavra: nenhum.

Congresso e Supremo têm muito mais poder hoje do que tinham no início do governo. Bolsonaro come nas mãos do centrão; já fez tudo aquilo que jurava que não faria: distribuição de cargos e emendas, colocando inclusive as contas públicas em risco.

Já o Supremo só avançou, chegando mesmo a prender deputado, militante e “jornalista” bolsonaristas. Derruba, sem cerimônia, decretos do governo, como o recente decreto das armas. O povo sedento pede o golpe, mas Bolsonaro, malvado, não dá.

Mesmo os apoiadores mais alucinados começam a abrir os olhos. Esses dias, o ex-chanceler (que prazer sinto ao digitar isso!) Ernesto Araújo lamentou, decepcionado, que o governo se transformou numa “administração tecnocrática sem alma nem ideal”. Poucas horas depois, voltou ao Twitter, reafirmando seu apoio ao governo: “Com o apoio popular estou certo de que ele terá a força necessária para vencer”.

Os apoiadores foram à rua. O rebanho dócil do presidente lá estava, “autorizando” todo e qualquer arbítrio do líder, dando o “sinal” que ele pedira para agir, basicamente implorando para serem tangidos. E, no entanto, nada. O deputado fiel é preso por atacar o Supremo. Não se ouve um pio do presidente.

Alguém está sendo enganado nessa história. Bolsonaro gosta de ameaçar, mas, no dia D e na hora H, não age. Você pode detestar o ministro Alexandre de Moraes, mas tem de reconhecer que, sem ameaçar nem uma única vez sequer, ele teve a coragem de agir. Bolsonaro segue nas palavras. Olha lá, hein! O presidente tá ficando bravo, cuidado. “Acabou, porra!”, esbravejou um ano atrás. Mas depois de tanto tempo só latindo, alguém ainda acha que ele vai morder?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.