Joel Pinheiro da Fonseca

Economista, mestre em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Joel Pinheiro da Fonseca
Descrição de chapéu jornalismo

PL das fake news virou arma econômica da mídia tradicional

Projeto, da forma que está, apenas trava o progresso tecnológico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quantas pessoas morreram na pandemia por causa de fake news sobre distanciamento social, máscara e vacinas? Infelizmente, muito mais do que zero.

E essas informações falsas só puderam fazer seu estrago graças ao meio propício que encontraram: as redes sociais. Faz sentido, portanto, pensar em alguma regulamentação para mitigar esses riscos. Novos problemas exigem novas respostas.

Ocorre que o PL das fake news, em tramitação no Congresso, não tem essas respostas e, em seu zelo de regulamentar, pode até matar as novas tecnologias.

Ele já começa enganoso no nome: as fake news são quase um detalhe no texto, cujo foco é a regulamentação econômica das empresas de redes sociais, coisas muito diferentes. Parece ter sido feito sob encomenda pelas empresas da mídia tradicional para dificultar a vida de suas novas competidoras.

Há motivos para ver com ressalvas o triunfo das redes sobre a mídia tradicional. Apesar de conquistar cada vez mais usuários, elas não desempenham uma das principais funções da imprensa: o jornalismo, isto é, ir atrás, apurar e redigir informações relevantes para o público. Usam o conteúdo do jornalismo para alimentar seu engajamento, mas não pagam por ele.

Algumas tentativas de corrigir isso, contudo, são um verdadeiro tiro no pé. Uma delas, presente no PL, é cobrar as redes por cada thumbnail gerada com links de notícias —aquele quadrinho com manchete e foto que se abre quando alguém publica um link para algum jornal, que serve como uma amostra do conteúdo.

De duas, uma: ou as redes vão apenas parar de gerar thumbnails, e menos gente clicará em links jornalísticos (o link nu e cru não é nada convidativo), reduzindo ainda mais a penetração da imprensa no debate público. Ou seja, piorando o problema das fake news.

Ou, na melhor das hipóteses, as redes fecharão contrato com alguns grandes grupos de mídia, cujos links continuarão produzindo thumbnails, e jogará no ostracismo jornais menores, reduzindo a concorrência e cartelizando ainda mais o setor.

Em outros momentos, o PL parece apenas um projeto para ferir de morte o modelo de negócios das redes sociais: elas entregam seus serviços gratuitamente aos usuários e faturam vendendo as informações de uso deles para empresas fazerem publicidade direcionada. Pelo projeto em discussão, isso será proibido.

A publicidade sempre foi direcionada, mesmo na televisão e na mídia impressa.

A publicidade nas páginas do jornal Extra não é a mesma da The Economist. As propagandas no intervalo do futebol não são as mesmas da novela das seis.

As redes levam isso à perfeição: entregam ao indivíduo aquilo que ele quer (às vezes antes mesmo de ele saber que quer). O crime delas é fazer melhor aquilo que TVs e jornais sempre tentaram?

Novas tecnologias surgem e causam disrupções, tirando espaços ocupados por poderosos de outrora que se veem ameaçados.

Não há anjos nem demônios nessa história, mas uma lição é clara: o sentido do avanço tecnológico é um só e, salvo catástrofes civilizacionais, não tem volta.

O melhor que podemos fazer é tentar mitigar alguns de seus piores aspectos sem comprometer seus ganhos e oportunidades. O PL das fake news, da forma que está, apenas trava o progresso tecnológico e, se aprovado, nos condenará ao atraso em mais essa área.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.