Joel Pinheiro da Fonseca

Economista, mestre em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Joel Pinheiro da Fonseca
Descrição de chapéu América Latina

Como reagir a democracias que se tornam ditaduras?

Histórico do PT é ruim, mas não invalida a escolha atual de buscar canais de diálogo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo de Daniel Ortega, na Nicarágua, ameaça romper relações diplomáticas com o Vaticano. Isso vem como mais um passo na campanha de perseguição do governo contra a Igreja Católica, que inclui prisão de bispos e padres e fechamento de duas universidades católicas. Some-se a isso o fato de que Ortega também prendeu, matou e exilou opositores e silenciou a imprensa. A Nicarágua deixou de ser uma democracia e vive, hoje, uma ditadura.

A grande pergunta é como reagir a isso.

De uma coisa não deveria haver dúvida: a democracia liberal, embora longe de ser perfeita, é o melhor arranjo político, econômico e social que conhecemos, e qualquer alternativa autoritária a ela é condenável.

Celso Amorim, assessor especial do governo Lula, encontra o venezuelano Nicolás Maduro em Caracas - Marcelo Garcia - 8.mar.23/Divulgação Palácio Miraflores

Sufrágio universal, eleições periódicas com regras claras, divisão de poderes, império da lei, imprensa e sociedade civil livres e independentes, economia de mercado. Com todas as suas muitas falhas, foi esse modelo de organização que permitiu os maiores avanços sociais e econômicos da humanidade, seja com governos mais à esquerda ou mais à direita.

Hoje, contudo, vemos uma série de países erodir as bases de suas democracias e, mesmo sem um golpe de Estado formal, tornar-se ditaduras. Turquia, Hungria, Índia, à direita (cujos líderes tanto inspiraram Bolsonaro). Venezuela e Nicarágua, à esquerda.

Com a Nicarágua, a comunidade democrática internacional já aposta em impor sanções ao regime. Igual ao que foi feito anos atrás com a Venezuela. O poder de Nicolás Maduro, contudo, permaneceu inabalado.

Pior: sanções econômicas podem até fortalecer o regime. Elas dão a narrativa perfeita para insuflar o nacionalismo autoritário. Ou você está do lado do presidente perseguido pelo imperialismo internacional ou está do lado das potências estrangeiras. Acaba o espaço para uma oposição patriótica. Estar contra o governo é apoiar os atos de agressão estrangeiros e, portanto, trair a pátria. O quanto o embargo norte-americano não justificou, internamente, o discurso (e os fracassos) da ditadura cubana?

O PT tem um histórico muito ruim no que diz respeito às ditaduras de esquerda no continente: oscila entre o apoio e a condescendência, indo na contramão de líderes de esquerda democráticos, como Boric, do Chile, Pepe Mujica, do Uruguai ou mesmo Gustavo Petro, da Colômbia. Mas esse histórico não invalida a escolha do governo atual de se manter mais independente das condenações internacionais e buscar canais de diálogo com os regimes autoritários.

É possível reverter o processo de degeneração democrática por meio da diplomacia? Parece ingênuo. Mas as sanções também não têm funcionado. E mesmo com as sanções, a Venezuela continua aí. O rompimento das relações apenas dificultou que o Brasil busque seus interesses junto ao país, sem nenhum benefício aparente. Nós negociamos tranquilamente com diversas ditaduras pelo mundo —como Arábia Saudita e China. Romper relações com toda e qualquer ditadura em nome da pureza democrática seria um ato suicida sem qualquer efeito positivo.

Talvez seja melhor manter canais abertos para que possamos perseguir nossos interesses junto a esses países e exercer alguma influência sobre eles. Ademais, é bom lembrar: isolar a Venezuela —ou a Nicarágua— do mundo democrático não significará isolamento total para elas. Haverá países querendo fazer negócios e investir, como a China. Resta ao Brasil a escolha: queremos nós poder negociar e influenciar esses países ou será melhor empurrá-los completamente para a China?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.