Jorge Abrahão

Coordenador geral do Instituto Cidades Sustentáveis, organização realizadora da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Jorge Abrahão

Geração de oportunidades de trabalho pode passar pelos governos locais

Plano diretor pode ter papel importante ao orientar vetores de crescimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mal eu desci do carro e ouvi um “salve ‘dotô’”: era o Jacaré. Eu não o via havia seis meses. No sorriso, em primeiro plano, a vistosa dentadura fruto de rifa vendida aos clientes. 

O sorriso revelava também a satisfação por ter concluído sua casinha, com o suor do trabalho de cuidador de carros e outros bicos. Mas a coisa não anda bem, o movimento está fraco e, recém concluída a casa, ele teve que alugar um dos dois quartos para complementar a renda. Perdeu o pai e, hoje, ajuda a mãe. Por isso, não dá para bobear!

Ele contava toda essa história com o mesmo sorriso, o que me fez pensar que o dentista tinha errado na mão e, ao colocar a dentadura postiça, tivesse também implantado um sorriso permanente no Jacaré: não era possível que, com tantos problemas, o seu astral permanecesse para cima. Mas era o jeito do Jacaré remar contra a maré, de reforçar sua autoestima e de fortalecer seu estado de espírito porque, se for buscar explicação racional para as agruras da vida, as coisas se tornarão mais difíceis. Assim, o sorriso é a melhor arma para tocar a vida. Que segue, deixa para lá. 

Em outros tempos ele tinha trabalho na carga e descarga de caminhões e, junto com o bico dos finais de semana, construiu a casinha. Fiquei pensando de onde vêm a força do Jacaré, como a de tantos outros brasileiros e brasileiras, para manter a chama acesa diante de tantos contratempos. 

13 milhões de brasileiros estão desempregados e sete milhões subocupados, além disso, outros cinco milhões são desalentados
13 milhões de brasileiros estão desempregados e sete milhões subocupados, além disso, outros cinco milhões são desalentados - Agência Brasília

Por ter ficado constrangido, eu evitei avançar em perguntas e não sei em que classe dos mais de 28 milhões de trabalhadores brasileiros subutilizados o Jacaré se encaixa: se faz parte dos 13 milhões de desempregados, dos 7 milhões de subocupados, dos 3 milhões que poderiam estar ocupados mas não estão, ou se ele é um dos 5 milhões de desalentados.

É insano pensar que nossas elites econômica e política insistam em não avançar em políticas para aproveitar o enorme potencial de um país rico como o Brasil, propondo programas de austeridade que, direta ou indiretamente, aumentam ainda mais nossa inconcebível desigualdade.

Só seremos um país equilibrado, com um ambiente favorável aos negócios e com perspectiva de longo prazo, se formos capazes de propor políticas ambiciosas compatíveis com a grandeza do Brasil, gerar oportunidades e distribuir riqueza. 

O certo é que tudo isso me fez pensar no papel das cidades, isto é, da gestão pública na promoção de perspectivas para os jovens e outras gerações. Existem caminhos para o protagonismo das cidades na geração de oportunidades. O plano diretor pode ter um papel estruturante ao orientar vetores de crescimento e integrar o desenvolvimento habitacional e de negócios. Um olhar para o jovem estimulando o empreendedorismo local e atividades relacionadas à cultura, arte, música, dança e teatro.

A regulamentação, no âmbito municipal, da lei da micro e pequena empresa e a organização de políticas tributárias e fundiárias orientadas ao fomento de atividades produtivas intensivas de emprego são importantes ações. 

Outro caminho é a instituição de uma agência de desenvolvimento local com capacidade de oferta para microempreendedores e de outra que pudesse fazer a intermediação entre a oferta de mão de obra e vagas disponíveis.

Pensando em fortalecer a economia local, o poder público municipal pode contratar obras (infraestrutura) e serviços de empresas pequenas ou médias locais, desde a compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar da cidade, até a contratação para prestação de serviços no município. Da mesma maneira, sensibilizar e incentivar as empresas a contratarem pessoas com deficiência e minorias.

A superação da crise econômica que vivemos tem muito a ver com políticas do Governo Federal, responsável pela proposta de um projeto de país que gere confiança e perspectivas para a sociedade e as empresas.

Mas, enquanto este projeto não vem, o Jacaré e tantos outros podem encontrar no governo local o animador de oportunidades que lhes permita viver com dignidade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.