Jorge Abrahão

Coordenador geral do Instituto Cidades Sustentáveis, organização realizadora da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Jorge Abrahão

Para que serve um Fórum da Paz no século 21?

Reunião em Paris mostra projetos replicáveis pelo mundo para avanço de políticas públicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Termina hoje o Fórum da Paz de Paris.
Fóruns há pelo mundo.
Paris decidiu fazer o seu. 
Chamou-o “da Paz”. 

Num mundo marcado pela violência —não só bélica, mas também por comportamentos agressivos— é bem-vindo um espaço que estimula o diálogo, celebra a diversidade e acredita que, para resolver nossos problemas comuns, necessitamos de ações coletivas e de cooperação. Esta é a essência do multilateralismo. 

O atual modelo de desenvolvimento tem evidenciado suas virtudes e seus problemas. Se, por um lado, a expectativa de vida dobrou e a mortalidade infantil caiu oito vezes em um século, por outro, os impactos socioambientais continuam enormes: quase um bilhão de pessoas passa fome, 68 milhões vagam pelo mundo em busca de um lugar para viver e o aquecimento global já ameaça países insulares que podem deixar de existir devido ao aumento do nível dos oceanos.

Se, por um lado, nunca estivemos tão avançados tecnologicamente, jamais a desigualdade foi tão grande. Este paradoxo tem gerado desconforto, indignação e conflitos que geram instabilidades econômica, social e política e que impedem avanços necessários para a humanidade.

Os desafios que temos nos dias de hoje —sociais, ambientais, econômicos e políticos— não dependem mais de decisões unilaterais, por mais rica e poderosa que seja uma nação. Nem serão resolvidos na base da força, nunca é demais lembrar. 

Diante da complexidade do contexto global, o multilateralismo propõe pactos, parcerias e financiamento como alternativa. Políticas bilaterais podem até resolver o problema de curto prazo de algumas nações, mas, ao desdenhar do impacto de ações individuais dos países no planeta, estão apostando em riscos que podem atingi-los.

A ideia do Fórum da Paz é apresentar projetos que podem ser replicados pelo mundo e estimular o diálogo para o avanço de programas e políticas públicas, com capacidade de mudanças em escala. 

O Programa Cidades sustentáveis é uma das duas iniciativas brasileiras —a outra é o Instituto Igarapé— selecionadas entre mais de 700 pelo mundo. O programa defende que, num contexto de retrocesso político em muitos países, as cidades sejam protagonistas de agendas importantes e tornem-se agentes de transformação da sociedade.

O compromisso de cidades com a agenda 2030 e com o Acordo de Paris, independentemente dos governos federais, pode fazer com que metas sejam atingidas e pode dar sentido a estes pactos.

Vale a pena destacar alguns projetos apresentados aqui no Fórum da Paz, de Paris.

A Helen Clark Foundation, instituição neozelandesa, tem uma iniciativa que surgiu a partir do ataque à duas mesquitas em Christchurch. Ela criou um guia para eliminar o conteúdo de ódio e violência na internet. A primeira ministra, Jacinda Arde, foi a responsável por estimular o projeto. 

O Institute for Security Studies, preocupado com a governança global, propõe uma reforma no conselho de segurança da ONU visando a uma representação mais justa dos países, como maneira de mudar a lógica das decisões. A ideia é que o órgão seja mais representativo, com 26 membros dos cinco continentes, ao invés dos cinco membros permanentes e dez provisórios de hoje.

Já o Village Court Bangladesh, inspirado nas ações do Yunnus e do microcrédito nas comunidades, estimula o fortalecimento comunitário para redução da judicialização no país.

Todos eles compartilham a mensagem de que os problemas globais demandam soluções cooperativas, com participação e diálogo. As saídas dependem dessa forma de agir. 

Se hoje termina o Fórum da Paz, inicia-se mais um ano de esperança de encontrarmos soluções para os desafios do mundo que sejam menos baseadas na lógica do conflito, da competição, da força do dinheiro, do interesse individual e mais concentradas nos valores de solidariedade, cooperação e empatia. Em síntese, precisamos de uma efetiva cultura de paz. 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.