Jorge Abrahão

Coordenador geral do Instituto Cidades Sustentáveis, organização realizadora da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Jorge Abrahão

Desigualdade aumentou em São Paulo em muitos temas, mesmo com mais orçamento

Cidade tem a oportunidade de avançar com a distribuição de recursos de investimento a partir de critérios de vulnerabilidade das regiões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sabe aquelas coisas que são uma denúncia da nossa condição, da nossa incapacidade de solucionar problemas que foram criados por nós mesmo? Pois o Mapa da Desigualdade da cidade de São Paulo é isso, revela dados e dá visibilidade a uma realidade que, muitas vezes, nos escapa. Mas ele também pode ser visto por outra chave: a que mostra e localiza os problemas e, portanto, como um orientador para que possamos atuar e transformar esta situação.

A desigualdade é uma marca de nossa sociedade há muito tempo, mas não é natural e não deve ser banalizada. É produzida por nós graças a um modelo concentrador de riqueza que tem como consequência a desigualdade.

Há um projeto muito consistente de concentração de renda, liderado por quem detém o poder econômico e que se apropria da política para defender seus interesses. O Brasil é um país-referência deste modelo ao conseguir a proeza de ser, ao mesmo tempo, uma das dez maiores economias do mundo e um dos dez países mais desiguais, superado somente por África do Sul, Namíbia, Zâmbia, República Centro Africana, Lesoto e Moçambique. Colocação que não deixa dúvidas sobre nossa incapacidade de distribuir riqueza.

Duas mãos, uma só o contorno, a outra negra, quase sobrepostas; ao fundo, o mapa da cidade de São Paulo
Isabella Beneduci

A cidade mais rica do Brasil não poderia ficar atrás e infelizmente representa seu país com sua capacidade de produzir desigualdade. O Mapa da Desigualdade da cidade de São Paulo, lançado pela Rede Nossa São Paulo na semana passada, revela a dimensão do problema na cidade e, ao mesmo tempo em que gera indignação, aponta caminhos para enfrentá-lo. São Paulo sinaliza o que deve ocorrer em boa parte das cidades brasileiras, sujeitas às mesmas condições estruturais.

Vendo a cidade de cima, os distritos ricos do centro expandido são os que têm a melhor infraestrutura e, quanto mais avançamos para os extremos da cidade, mais vulneráveis se tornam. O Mapa mostra que a maioria da população mora nos distritos mais pobres e periféricos, onde é mais difícil o acesso a serviços de saúde e educação de qualidade, onde a habitação e infraestrutura são precárias, onde a renda é mais baixa, a violência é maior e o acesso aos transportes de massa mais escasso.

Mostra ainda que nestes distritos o tempo de espera para uma consulta na atenção básica chega a quase um mês (53 dias), e, para uma vaga em creche, a inacreditáveis 158 dias. Nesses distritos, a violência contra a mulher aumentou 50% nos últimos quatro anos e o acesso à internet é precário, inviabilizando a educação e saúde remotas e as oportunidades de trabalho digital. Na pandemia, a morte nos bairros mais vulneráveis foi muito maior do que nos distritos ricos, o que configurou uma nova comorbidade: o local de moradia.

O Mapa da Desigualdade pode ser, simultaneamente, o mapa para um projeto de redução da desigualdade, já que aponta quais são e onde se localizam os problemas. Mas se há material em abundância para enfrentar a desigualdade, observa-se escassez de vontade política. Nestes dez anos que elaboramos o Mapa podemos dizer, sem medo de errar, que os avanços são irrisórios na grande maioria dos temas. Neste período o orçamento da cidade duplicou, mas a desigualdade em muitos temas também aumentou.

São Paulo tem a oportunidade de avançar com a distribuição de recursos de investimento a partir de critérios de vulnerabilidade das regiões, conforme indica o Plano Plurianual recentemente apresentado pelo Executivo à Câmara Municipal. E não pode colocar em risco essa oportunidade ao aumentar impostos para a população da periferia em um momento tão delicado como o atual, como prevê o recente projeto de lei sobre o IPTU, também enviado à mesma Casa.

Sabemos criar riqueza, mas não sabemos distribuí-la. Até quando seguiremos nessa balada? Difícil saber. O que não é difícil prever é que a desigualdade sendo a origem de tantos problemas fará com que nossa sociedade siga pobre, violenta e sem alternativas para a população.

Um projeto para a redução das desigualdades deveria contemplar a geração de oportunidades de trabalho e renda para a população, a melhoria do acesso a serviços de educação e saúde de qualidade, a melhoria das condições de habitação e infraestrutura, a redução da violência especialmente contra mulheres, população negra e jovem, e a descentralização de serviços e oportunidades.

Um dos desafios da democracia no Brasil é proporcionar melhor qualidade de vida para a maioria da população. Enquanto isso não acontece estaremos sujeitos a oportunistas e aventureiros, defendendo teses e soluções autoritárias, aproveitando-se da carência e da fragilidade das pessoas. Neste sentido, reduzir a desigualdade é também defender a democracia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.