Jorge Coli

Professor de história da arte na Unicamp, autor de “O Corpo da Liberdade”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Jorge Coli

O fanático religioso está pronto para morrer, mas também para matar

Ataques em Campinas e Estrasburgo cresceram no terreno comum da religião

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um atirador enlouquecido matou várias pessoas na Catedral de Campinas, cidade onde moro. Quase no mesmo momento, outro assassino fazia vítimas em Estrasburgo, cidade da França.

O culto pelo armamento individual é insano: conduz à multiplicação de mortes acidentais ou intencionais. Os Estados Unidos têm, desde o western pelo menos, a cultura da justiça feita pela bala. Um artigo da BBC nos diz que 40% dos norte-americanos possuem uma arma de fogo ou vivem numa casa em que existe uma. 

Resultado: é um país campeão, e de longe, no mais alto número de mortes por tiros. 64% dos homicídios ali cometidos são por arma de fogo. Na Inglaterra e no País de Gales, a porcentagem é 4,5%. Assustadora a celebração das armas pelo presidente eleito no Brasil, que criou um gesto simbólico em sua campanha imitando revólver ou pistola. Gesto indecente, odioso, que celebra a morte de nossos semelhantes, ensinado até para crianças.

homens fazem sinal com as mãos imitando armas de fogo
Deputados Alberto Fraga (à esq.) e Jair Bolsonaro fazem sinal com as mãos imitando armas de fogo - Alan Marques/ Folhapress

Penso, porém, em outras questões. Há uma distinção entre o que ocorreu em Estrasburgo e Campinas. No primeiro caso, trata-se de terrorismo. Um fundamentalista muçulmano reagindo contra o Ocidente e seu cristianismo. 

Em Campinas, disse a imprensa, o assassino revoltava-se contra seu pai, católico que se consagrava à igreja, esquecendo-se do filho.

São explicações plausíveis. Divergem, porém, no fato de que uma tem motivação coletiva em ampla escala —Oriente contra Ocidente, islamismo contra cristianismo. A outra seria uma reação individual, associada ao delírio persecutório. Mas ambas crescem no terreno comum da religião.

Em Estrasburgo, o atentado ocorreu num mercado natalino; em Campinas, foi na Catedral Metropolitana. São indicadores significantes muito fortes dentro dessas tragédias. Eles se ampliam pelo fato de terem ocorrido à proximidade do Natal, grande festa religiosa.

As crenças impulsionam ações individuais e coletivas tanto ou mais do que as determinantes econômicas. São, dessa maneira, poderosos motores da história. 

Crenças conferem segurança aos sentimentos e oferecem sentido à vida. Simplificam, confortam e acomodam. Com elas, não é preciso levar em conta contradições, análises complexas, hesitações. São, por si só, a grande resposta. 

Se Deus existe, na hora do desespero a assistência virá. Se não existe, sou órfão, abandonado no mundo e condenado a contar apenas com minhas forças. A segunda hipótese é difícil, áspera e exigente.

Decidir se Deus existe ou não deveria ser uma questão pessoal a ser resolvida no foro íntimo de cada um. Infelizmente, não é assim, pelo menos não na maioria dos casos.

É muito difícil guardar Deus para si próprio, numa relação íntima e individual. Crenças tendem a se espalhar, a virar epidemia. As religiões monoteístas fundam paranoias: meu deus é o único verdadeiro.

Em consequência, o vizinho, que não crê no mesmo deus que eu, torna-se uma ameaça. Precisa ser convencido, convertido, ou eliminado. Seu deus é falso pela boa razão de que o meu é o único verdadeiro. 

O fanático está pronto para morrer, mas também para matar. Nele estão reunidas as duas “classes” espirituais que a “Enciclopédia” de Diderot distinguia no século 18, uma suicida, a outra assassina: “A primeira não faz outra coisa a não ser rezar e morrer; a segunda quer reinar e massacrar”. 

pessoas colocam flores e velas em homenagem aos mortos do atentado na frança
Pessoas fazem tributo às vítimas do ataque em Estrasburgo, na França - Christian Hartmann/Reuters

Acreditar é uma palavra terrível, porque aprisiona. Quem acredita, acredita no que acredita, e basta. Ora, é fácil manipular crenças. O fanático quer se unir desesperadamente com Deus e com seu intermediário na Terra. É suficiente convencer de que falo em nome de Deus para adquirir uma autoridade imensa. O delírio de pregadores que contam as histórias mais malucas é aceito com veneração. 

Essa ascendência pode levar à mais inescrupulosa exploração humana. Quando o poder político o emprega para sua afirmação, cria um poderoso escudo e um ilusionismo imbatível. Quando alguém vende algo de imaterial —ou mesmo, para alguns, de inexistente— faz o melhor negócio do mundo. 

Uma lavagem cerebral transformou o muçulmano em fanático. Mas que fragilidades se infiltraram em sua alma, a ponto de deixá-lo pronto para um ato tão insano, é impossível conhecer.

O infeliz da catedral sentia-se perseguido; os seguidores de uma religião que sequestrara o afeto de seu pai seriam os culpados. Essas razões mecânicas, porém, são grosseiras e pouco explicam. São misteriosas as causas da loucura individual ou coletiva. 

Seja como for, com Deus ou sem Deus, e apesar dos homens, feliz Natal a todos! 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.