Jorge Coli

Professor de história da arte na Unicamp, autor de “O Corpo da Liberdade”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Jorge Coli

'O Irlandês' retraça os meandros secretos do mal entre os homens

Admiro Scorsese, mas tenho horror à caceteação; hesitei, com culpa, diante de suas três horas e meia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​A duração de um filme deve estar diretamente relacionada à resistência da bexiga humana. Este sábio mandamento é de Alfred Hitchcock.

Minha bexiga funciona bem, mas é melhor garantir a serenidade com que se assiste a um filme. Tenho para mim que tempo ideal de projeção é, mais ou menos, uma hora e meia. Mais do que isso, como em muitos filmes de hoje, o risco de entediar é grande.

Antigamente era essa a medida. Os cinemas ofereciam “sessões corridas”. Começavam às 14 horas (ou meio-dia nas salas mais populares, dez da manhã nos pulgueiros) e iam, de duas em duas horas, até meia-noite. 

Noventa ou cem minutos de filme, mais trailers e jornais de notícias, compunham a sessão. Os espectadores podiam entrar e sair em qualquer momento. Permaneciam até o final e esperavam a sessão seguinte para completar o que faltava. Havia gente, sobretudo nos pulgueiros, que dormia o dia inteiro na poltrona.

Admiro Scorsese, mas tenho horror à caceteação. Portanto, hesitei, com culpa, diante de “O Irlandês” e suas três horas e meia.

Enfim, respirei fundo e me lancei. Quando terminou, percebi que meu tempo deixara de existir e eu vivera, sem me dar conta, o andamento do diretor. Foi tão fascinante que, no dia seguinte, senti coceira de rever —e revi.

É forte a atração de Scorsese pelo passado norte-americano, tomado pelo lado do avesso, como em “Gangues de Nova York”. Pressupõe perspectiva da história ou da sociologia. Scorsese aponta, porém, para camada mais profunda, quando declara que “O Irlandês” é um filme sobre a morte.

Está longe de ser o seu primeiro com esse tema: em “Vivendo no Limite” (cujo título original, “Bringing Out the Dead”, pode ser traduzido livremente por “trazendo os mortos”), por exemplo, o foco intenso era a morte. E a morte, para o diretor, vincula-se ao além.

O autor de “A Última Tentação de Cristo” é católico fervoroso, a ponto de, quando adolescente, ter se destinado à vida religiosa. Abandonou o seminário pelo cinema, mas não sua fé, que o acompanhou num percurso pecaminoso de drogas e de múltiplos casamentos. 

Ele aprofunda em seus filmes essa tensão atormentada, não como desabafo pessoal, mas como pensamento teológico, sustentado por imensa cultura, tanto cinematográfica quanto filosófica.

A morte e a violência são, no universo de Scorsese, manifestações do mal. O diretor sabe que o mal é uma figura do não-ser: tudo o que existe foi criado por Deus e, portanto, é forçosamente bom.

O mal, no dizer de Santo Agostinho, é o que tende para o não-ser, para a corrupção, para a podridão. O mal é a ausência de Deus na criação; uma deficiência da criatura, uma privação.

Scorsese não faz a pergunta dos maniqueus, que Agostinho recusa: “De onde vem o mal?”, já que o mal não tem lugar, porque não é. Mas ele se inquieta em interrogar os meios, os caminhos, os agentes do mal na criação. Aproxima-se assim, fortemente, de Robert Bresson, outro cineasta católico, que intitulou um de seus filmes: “O Diabo, Provavelmente”, resposta a uma questão implícita.

Frank Sheeran, o irlandês, é boa gente, hábil no deixa-disso, fiel nas missões a cumprir. Sheeran entrou em contato com o mal na guerra; prosseguiu com pequenos roubos da carne que transporta. Mas é o encontro com Russell Bufalino, o mentor, o pedagogo, o veículo, que o faz dissolver-se, sem perceber, na corrupção da maldade. 

O início e o final da longa união entre os dois são marcados pela metáfora da comunhão: comer pão molhado no vinho. Uma criança, a filhinha de Sheeran, é a única que detecta a verdadeira natureza desse promotor da maldade, ao demonstrar ojeriza por ele.

Há muito mais a respeito de tudo isso em “O Irlandês”, mas seu ponto essencial é o fascínio do diretor em retraçar os meandros secretos do mal entre os homens. Questão que não é apenas religiosa. Para além das análises que a sociologia, a história, a economia, ou o que mais se queira, possam propor, permanecem mesmo para o ateu as questões metafísicas: por que existe o mal? Quais os seus caminhos? Por onde ele flui?

Dias antes das eleições de 2018, passei a pé ao lado de um carro. Aninhado no banco de trás, estava um garoto de uns quatro anos. Sorriu-me, eu sorri de volta; ele ofereceu, estendendo a mão esquerda, uma bolacha que comia. Então, sempre sorridente, fez, com a direita, o sinal da arminha.

O contraste entre a inocência do menino e o signo violento causou-me um choque. Pareceu-me o prenúncio irremediável de que entrávamos numa era infiltrada pelo mal.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.