Jorge Coli

Professor de história da arte na Unicamp, autor de “O Corpo da Liberdade”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Jorge Coli

Chico Buarque cria, em livro de contos, mal-estar que brota da delicadeza

Mar de vulgaridades que inundou o país torna exceção os momentos de elegância e leveza

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há uma piadinha assim:

Um brasileiro pergunta para a recepcionista de hotel: "Ô minha! Tem algum lugar aí para dar uma cagada bem foda?" A moça responde: "É simples. O senhor segue por aquele corredor e logo verá, à direita, uma porta com uma placa onde está escrito: cavalheiros. Apesar disso, pode entrar".

A cafajestice, me parece, tem um traço ideológico bolsonarista. Basta lembrar aquele vídeo do conselho de ministros, em que a discussão era emporcalhada pelas palavras mais vulgares, obscenas, tão sórdidas quanto as propostas que se discutiam ali. Essas expressões revelam a natureza moral do cotidiano no qual essas pessoas estão imersas.

Ela, a cafajestice, não se limita ao bolsonarismo, decerto, mas institucionalizou-se, tornou-se monumental e proclamada. A grosseria, a incivilidade, parece ganhar terreno em Banânia, e cada vez mais, a elegância se afasta.

Jair Bolsonaro fala durante cerimônia em Brasília - 25.fev.22 - Adriano Machado/Reuters

A palavra elegância tem alguma coisa de envelhecido e fora de moda: mau sinal.

Não me refiro às roupas de grife, à ostentação de riqueza, aos gestos afetados. Isso é o contrário da elegância. É o brega.

A elegância é natural. Ela vem de dentro, é filha do respeito, da atenção para com o outro, da delicadeza em relação ao mundo que nos cerca. Não é fabricada. É orgânica.

Quando penso em elegância natural, vem à minha lembrança uma dupla de cantores que fez muito sucesso: Cascatinha e Inhana. Basta ver o vídeo em que cantam a guarânia "Índia" para saber o que é a elegância natural.

Inhana, com seu xale em volta do pescoço, Cascatinha, no porte impecável de seu paletó, e sobretudo, a contenção dos gestos, a concentração na melodia, na articulação de cada palavra, sem contar a maravilhosa combinação da voz doce de Inhana sobre o tom rouco de Cascatinha. Eles herdam a postura caipira —não é um paradoxo, há uma admirável elegância caipira— do casal que Almeida Jr. captou em "O Violeiro".

A noção de elegância, que se associa à delicadeza, é muito pensada como superficialidade, como barreira para algo mais profundo ou vigoroso, que seria reservado ao que é pesado ou mesmo à truculência. Isso é, evidentemente, falso. Como demonstram bem os escritores do século 18, como demonstram Proust ou Machado de Assis.

A perda da elegância, questão muito menos frívola do que parece, esse mar nauseabundo, malcheiroso, de vulgaridades que inundou o país, torna exceção os momentos de delicadeza.

Estas reflexões me vieram ao espírito ao terminar, há pouco, de ler "Anos de Chumbo", que Chico Buarque lançou em 2021.

A impressão primeira que me fica é esta: elegância e delicadeza. Chico Buarque escreve com simplicidade, sem buscar efeitos dramáticos ou choques. O tom é pausado, confidencial, em frases claras, construídas com um sutil equilíbrio: "Era grande a possibilidade de dar tudo errado, mas ela disse que eu não tinha nada a perder" é a abertura de um desses contos perfeitos, "O Sítio". Ou ainda: "Meu tio veio me buscar em casa com seu carro novo", em "Meu Tio", que vale bem o "Muito tempo, eu me deitei cedo", de Proust.

Chico Buarque avança, em todas essas histórias, com uma neutralidade calma e um pouco melancólica. As palavras servem para descrever com sobriedade os ambientes, os espaços de embarque num aeroporto, por exemplo, ou a bandeja com açucareiro, bule e xícaras de café.

O início pode ser misterioso: uma batalha do exército confederado norte-americano, mas no dia 9 de maio de 1971. O mistério se elucida paulatinamente, cada vez mais doloroso, para o personagem central, e para o mundo em que ele, e nós, vivemos.

A simplicidade despretensiosa vai criando situações que parecem perfeitamente naturais. Mas, aos poucos, pontos decisivos vão sendo revelados, levando a leitura, de modo imperceptível, para situações terríveis, fantasmagóricas.

Vão chegando indícios que criam climas deletérios, dos tempos da ditadura, mas correspondendo tanto ao Brasil de hoje. Por vezes, é uma reviravolta mais importante, que ilumina a história de frente para trás, e dá sentido ao que foi contado.

É um livro de crítica, de denúncia, sem dúvida, mas essas palavras —crítica, denúncia— são pesadas demais, panfletárias demais, para qualificar o que ocorre nessas páginas. É pela intuição, pela simpatia, ou pela aversão, que "Anos de Chumbo" vai a fundo. Procede por meio de uma escrita rica nas nuanças, com pequenos toques, aéreos e nítidos.

O leitor é tomado por mal-estar, má consciência, nojo, mas, justamente, tudo isso brotando da elegância, da delicadeza, da leveza, em claridade furtiva. Profundidade mozartiana —com perdão do paralelo afetado, mas é o que me ocorre— capaz de levar a despenhadeiros de angústia sem perder o refinamento.

Sinto que é um pouco estranho falar de delicadeza e elegância em tempos de guerra. Mas, como se sabe, o diabo está nas coisas miúdas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.