José Manuel Diogo

Diretor da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, é fundador da Associação Portugal Brasil 200 anos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

José Manuel Diogo

Eleição brasileira repercutiu em Portugal como se fosse a portuguesa

Impacto do pleito nos faz perguntar para onde caminha o mundo politicamente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para onde caminha politicamente o mundo? A pergunta, excelente, me encontrou na forma de um convite para participar no maior debate televisivo em Portugal, resultante da enorme repercussão que a eleição brasileira de domingo passado (2) teve em terras lusas.

O ato eleitoral foi seguido em Portugal como se de uma escolha lusa se tratasse. Para quem não soubesse, e acabasse de aterrissar em uma qualquer cidade portuguesa, o ambiente não servia dúvidas.

Em qualquer boteco na Baixa de Lisboa a TV de serviço despejava a contagem dos votos, que era recebida por brasileiros e portugueses com igual entusiasmo. Sem qualquer esforço se poderia acreditar que Lisboa era São Paulo e o Porto, Belo Horizonte. Todos partilhando a casa comum da cidadania da língua.

Eleitores brasileiros em fila para votar em Lisboa - Pedro Nunes - 2.out.22/Reuters

Quem queria o Lula lá, cedo se rejubilou com a apuração dos votos na Lusitânia —onde o resultado foi conhecido bem mais cedo devido à distância entre fusos horários. "Já temos o Lula cá, vamos pôr o Lula lá", gritavam apoiadores adeptos do antigo presidente, entre a euforia e a ansiedade.

Mais tarde —bem tarde em Lisboa, só depois das 3h da madrugada—, quando se conheceu a inevitabilidade do segundo turno, os gritos de apoio de um e outro grupos de apoiadores se desvaneceram na noite.

A mídia portuguesa entregou à cobertura da eleição do presidente brasileiro o mesmo tempo, e provavelmente mais recursos, do que normalmente atribui à escolha do seu próprio presidente. Por que seria? A resposta se prende com duas razões principais.

A primeira —de que tanto falamos nesta coluna— é a importância social e econômica da enorme comunidade que não para de crescer. Muitas famílias escolheram Portugal para viver, sem por isso deixarem de se sentir em casa.

A segunda, consequência da primeira, é o aumento da interação dos brasileiros com a sociedade portuguesa. Sendo cada vez mais, eles cada vez mais interagem a vários níveis com os lusitanos. Há cada vez mais negócios e eventos que, mesmo tendo origem exclusivamente na comunidade brasileira, se completam e se tornam maduros na partilha com os portugueses e europeus.

Em um mundo onde os palcos de confronto político e de decisão econômica estão desmaterializados e descentralizados, a língua comum representa cada vez mais um território que funciona como unidade política.

Se pensarmos bem, o impacto que a eleição teve em Portugal e a cobertura midiática que gerou e continua a gerar são prova disso.

Tentando responder à questão "para onde politicamente caminha o mundo?", direi que é para um novo paradigma, no qual a democracia tradicional se enfraquece à medida que as decisões que afetam os cidadãos se tornam cada vez mais descentralizadas.

É nesse vazio, que os Estados ainda não conseguem preencher, que florescem os radicalismos que nos afligem, mas é também nele que está a solução para a democracia do futuro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.