Josimar Melo

Jornalista, crítico gastronômico, curador de conteúdo e apresentador do canal de TV Sabor & Arte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Josimar Melo
Descrição de chapéu

Série faz bela reconstituição de Florença, na Itália, e mostra paixão dos Medici pelas artes

A cidade inspirou o distúrbio Síndrome de Stendhal, que é a perda de controle por quem se vê diante do excesso de beleza

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Catedral, batistério e campanário na praça central de Florença, na Itália
Piazza Del Duomo, em Florença, cidade entre as principais atrações turísticas na Itália - Pedro Carrilho/Folhapress
 

Com o atraso de sempre, assisti à série ítalo-britânica "Medici - Mestres de Florença", de 2016 (disponível no serviço sob demanda da Net), com belas imagens do início da dinastia que tanto influenciou o Renascimento europeu.

A reconstituição da República de Florença, ainda com seu duomo inacabado, é linda e convincente. Coube à família –inicialmente a Cosimo de' Medici (1389-1464), principal personagem da primeira temporada, filho do fundador do poderoso banco e contratante do arquiteto Brunelleschi para executar a intrincada cúpula da igreja– boa parte da beleza artística que é sinônimo da cidade.

Os oito episódios mostram a paixão de Cosimo pelas artes, o que o tornaria um dos grandes mecenas do Renascimento (assim como, mais tarde, seu neto Lorenzo), numa tradição de mais de três séculos.

Foi Florença a inspiração para o distúrbio psicossomático conhecido como síndrome de Stendhal, que é a perda de controle por quem se vê diante do excesso de beleza (hipótese poética levantada pelo escritor francês, mas que se confirmou depois como uma condição médica).

Em algumas visitas à cidade pude apreciar seus monumentos, museus, galerias e igrejas. Mas em 2009 estive ali por cinco dias sem colocar o pé (apenas olhos furtivos) em nenhuma de suas obras de arte durante a produção de um episódio do programa "O Guia", que apresentei no canal National Geographic.

Foram dias de intenso trabalho, mas nos quais pelo menos foi possível –e necessário– comer. Foi quando conheci a quase suntuosa Enoteca Pinchiorri (enotecapinchiorri.it), seu mais famoso e sofisticado restaurante, de alta cozinha italiana pincelada com toques franceses e uma soberba adega.

Foi também quando conheci, numa cidadezinha vizinha, o folclórico Antica Macelleria Cecchini, açougue onde Dario Cecchini recita Dante Alighieri (1265-1321) enquanto molda a facadas diferentes versões de sua bisteca fiorentina. 

Ele também toca três restaurantes: a Officina della Bistecca e o Dario Doc, em cima do açougue, e, em frente, o Solociccia, com um barato menu fixo todo de carnes (dariocecchini.com).

A bisteca –tradicionalmente feita com gado da raça chianina, abatido já adulto (e não como bezerro como é voga hoje)– é a glória florentina e da Toscana. Tanto que pode ser encontrada em vários restaurantes, que também servem massa, é claro, mas ostentam o famoso corte de carne. Há mesmo lugares simples e baratos que não decepcionam, como a minúscula Trattoria Mario (trattoria-mario.com).

Curiosamente a série, nessa primeira temporada (uma segunda está a caminho), nada mostra da glória ou dos excessos culinários dos Medici. Mas essa é apenas uma omissão, menos gritante que as várias (e propositais) imprecisões históricas.

Dentre muitas, há já no início a afirmação de que o fundador do banco e da dinastia, Giovanni de' Medici, foi assassinado –recurso dramático que, ao deixar em suspenso por oito capítulos a identidade do mandante (com suspeitas inclusive sobre a família), cria o efeito "quem matou Odete Roitman" que, como bem sabem os brasileiros, é um poderoso indutor de audiência.

O debate sobre a validade deste recurso (falsificar a realidade para obter efeito dramático) emergiu no Brasil quando a série "O Mecanismo" (disponível na Netflix) retirou uma criminosa frase pró-impeachment da boca de seu verdadeiro autor, Romero Jucá (um dos articuladores do golpe de 2016, grampeado com as calças na mão), para colocá-la na boca justamente de... uma das vítimas do golpe (o ex-presidente Lula).

Tal "liberdade dramática", mexendo com fatos atuais, no calor dos acontecimentos e quando eram vésperas do julgamento do ex-presidente, tem efeito mais do que artístico: parece uma grotesca manipulação da verdade com objetivos políticos premeditados.

Já em "Medici", reportando-se a casos ocorridos há séculos, o descompromisso com a história, que pode ser recurso legítimo, é aqui muito fácil e empobrece a série. Pelo menos tem apenas efeito dramático, e não uso político.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.