Josimar Melo

Jornalista, crítico gastronômico, curador de conteúdo e apresentador do canal de TV Sabor & Arte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Josimar Melo

Frenético, reality de cozinha sul-coreano arrebata com ar nonsense

'Chef & My Fridge' tem como principal qualidade o fato de que não se leva nem um pouco a sério

Cena do reality "Chef & My Fridge", exibido na Netflix
Cena do reality 'Chef & My Fridge', exibido na Netflix - Reprodução

O melhor programa de cozinha do momento é o mais escrachado de todos e já existe desde 2014 (mas chegou há pouco à Netflix). É sul-coreano, chama-se "Chef & My Fridge" e tem como sua principal qualidade o fato de que não se leva nem um pouco a sério. Pelo contrário.

Ele consiste na disputa entre chefs coreanos famosos para ver quem melhor improvisa pratos com ingredientes (inclusive restos) da geladeira de celebridades convidadas.

A geladeira é levada ao estúdio (operação com guindaste, caminhão etc.); são escolhidos dois competidores entre os cozinheiros que fazem parte da bancada; e então, espicaçados por dois hilários apresentadores, eles têm que se virar com o que têm.

Na Coreia do Sul já deve ser muito engraçado. Aqui, é um completo nonsense, começando pelos convidados, que para o público brasileiro poderiam ser pessoas escolhidas a esmo (afinal, que frisson nos causa ver, na tela, "os lendários atores Lee Deok-hwa e Park Sang-myun, a estrela do pop coreano Solbi, o aclamado ator Tae-gon Lee" e outros? Não, não tem o Psy em nenhum episódio, pena).

Depois, o ritmo é alucinante. Os apresentadores são experientes, rápidos e desbocados. E o programa é editado com um frenesi de efeitos jocosos, muitos baseados na escola Monty Python, que hoje se tornaram comuns mas ainda divertidos (desenhos aplicados sobre as imagens dos participantes, efeitos bumerangue durante os momentos mais ridículos etc.).

Para completar, uma infinidade de legendas e comentários jocosos escritos em coreano e tudo ao mesmo tempo. Acompanhar o programa é de tirar o fôlego mesmo de quem está apenas assistindo no sofá.

Sabe aqueles momentos "reality-fiction" que emocionam o público e bombam a audiência dos programas de disputa de chefs? Tipo a mocinha que chora, o rapaz injustiçado que se supera, o cara vingativo, a dissimulada e traiçoeira, os que só querem ganhar a qualquer custo, enfim, todo aquele arsenal melodramático (e um tanto masoquista) que faz parte do script desde que inventaram o formato?

Pois esqueça: no "Chef & My Fridge", realmente tudo parece verdade mesmo. Mas é uma realidade não como a dos romances, mas a realidade trash como ela é.

E ainda que não se levando a sério, quando precisam cozinhar, os chefs até que conseguem, aqui e ali, preparar coisas interessantes com o que encontram nas geladeiras.

Sim, acredite, também há algo de gastronomia neste programa que é mais de humor espontâneo do que de disputa de habilidades culinárias e de mórbida competição como os demais.

Melhor momento dos 46 episódios, que a Netflix organizou em duas temporadas cobrindo os anos de 2014 a 2017: o nono capítulo da primeira temporada, comemorando o aniversário do programa, no qual quem vai para o fogão disputar são os apresentadores Kim Seong-joo e Jung Hyung-don. Difícil saber quem se sai pior —e isso é o melhor.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.