Josimar Melo

Jornalista, crítico gastronômico, curador de conteúdo e apresentador do canal de TV Sabor & Arte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Josimar Melo

Instituto inaugura escolas gratuitas de gastronomia no Ceará

Ambas são gratuitas e seus alunos serão diplomados pela Universidade Federal do Ceará

Camarão ao molho de moqueca com farofa de maracujá, do chef do restaurante O Mar Menino, Leo Gonçalves, que preparou jantar de lançamento das escolas em Fortaleza - Leandro Miranda/Expedição Fartura

O tranquilo movimento das jangadas da praia do Mucuripe é acompanhado por quem passeia na avenida Beira Mar de Fortaleza e pelos hóspedes de condomínios e hotéis de luxo da orla.

Agora, este também é o cenário para os estudantes de cozinha da Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco, cuja inauguração oficial ocorre neste mês. Não muito longe dali, a Escola de Hotelaria e Gastronomia da Estação das Artes, com área bem maior, também abre as portas.

As duas têm muito em comum: ambas pertencem à mesma instituição cultural, o Instituto Dragão do Mar (organização responsável por 11 instituições culturais do Ceará, como museus), seus alunos serão diplomados pela Universidade Federal do Ceará e elas são gratuitas. 

Algo raro dentro de um segmento que deu origem a dezenas de escolas privadas (e, em sua maior parte, caras) que se espalharam pelo país.

"Estas duas escolas são uma experiência inédita de ensino público e gratuito de gastronomia no Brasil", diz Paulo Linhares, presidente do Instituto Dragão do Mar. Foi ele quem concebeu o instituto, em 1999, época em que era secretário de Estado da Cultura.

Entre as 11 instituições geridas pelo Dragão do Mar (apelido de um jangadeiro e abolicionista cearense) está o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, voltado a várias artes e polo da vida cultural e turística da cidade.

O instituto também cuida de museus, teatro e escolas. Entre elas, a de música, a de artes e ofícios e um centro de formação esportiva.

Da área de hospitalidade, a Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco, que fica no bairro de Mucuripe, oferece formação de cozinha básica e foca na especialização em panificação e confeitaria. 

Os cursos estão previstos para começar no mês que vem, e a escola pretende funcionar em conexão com a comunidade carente da vizinhança.

Já a escola de Hospitalidade Estação das Artes, que também fica em frente ao mar, próximo ao centro histórico, tem abrangência mais ampla. 

Visa formar profissionais de gastronomia (incluindo gestão e logística, além de culinária), hotelaria e turismo. Tem dimensões ambiciosas: são cinco torres e oito andares, que incluem um hotel-escola.

Além da festa aberta, que envolveu os moradores do local na unidade do Mucuripe, foram programados dois jantares de lançamento das escolas. 

O primeiro aconteceu no último dia 2, preparado pelo cearense Leo Gonçalves (restaurante O Mar Menino) em conjunto os chefs Helena Rizzo e Luciano Boseggia, de São Paulo. O segundo aconteceu na semana seguinte, assinado pela cearense Van Régia (restaurante Culinária da Van) e por Morena Leite, de São Paulo. 

O jornalista viajou a Fortaleza a convite do Instituto Dragão do Mar

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.