Josimar Melo

Jornalista, crítico gastronômico, curador de conteúdo e apresentador do canal de TV Sabor & Arte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Josimar Melo

Mais um rasante sobre Porto Alegre

Nunca estive na cidade para desfrutar como turista, mas algo de lá aprendi

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Escrevo a bordo de um voo que me traz de Porto Alegre a São Paulo, enquanto minha mente viaja no tempo relembrando a cidade que mal conheço há tantos e tantos anos.

Não fui a turismo. E me dei conta de que nunca estive ali a passeio. Desta vez, o objetivo foi conhecer, e prestigiar, um trabalho social de pequeno porte e enorme envergadura que se apoia no ensino de tênis para crianças carentes como meio de inserção social.

Parque Marinha, na orla do Guaiba, em Porto Alegre - Daniel Marenco/Folhapress

Seu público é a comunidade pobre do bairro de Belém Novo, o que levou ao batismo do projeto com uma corruptela divertida do nome do torneio de Wimblendon —no caso, WinBelemDon.

E o evento beneficente anual que realizam, em que chefs de renome preparam diferentes receitas autorais de sopas, vai na mesma linha de humor: imitando o torneio US Open, chama-se Ué?! SOPA!.

Ídolos do tênis brasileiro costumam prestigiar o evento —como Fernando Meligeni e Thomaz Kock. E, nas panelas, este ano participaram Telma Shiraishi, Neka Menna Barreto, Jimmy Ogro, João Diamante. Nas sobremesas, Lucas Corazza, Amanda Selbach e Carole Crema (bolo de coco gelado).

Missão cumprida, constato que mais uma vez não visitei a cidade. Assim vem sendo ao longo de décadas. Minhas memórias mais antigas são dos tempos da ditadura militar, quando viajava para participar de reuniões clandestinas a portas fechadíssimas ou, no máximo, reuniões mais públicas, mas restritas aos campi universitários.

A época rendeu-me alguns amigos queridos —entre os quais, amigas que ademais aqueceram meu coração e corpo com amizades coloridas— e que o tempo e a distância confinaram hoje à doce névoa das lembranças.

Uma lembrança de época é como eu ficava abismado de uma mesma cidade poder ser tão fria no inverno e tão sufocantemente quente no verão.

Também observava que as casas, além de aconchegantes lareiras ou aquecedores (raros em São Paulo), tinham portas e janelas hermeticamente encaixadas, impedindo perda do calor (enquanto em São Paulo as frestas gigantescas entre as bandeiras das janelas eram um convite à invasão do ar gelado).

Providências anti-inverno que mais tarde eu veria que eram comuns —aliás, óbvias— nos países frios da Europa e também da América do Sul.

Anos mais tarde, minhas visitas a Porto Alegre passaram a ser motivadas pelo trabalho de jornalista gastronômico. Novamente, nada de Turismo. Ou estava de passagem, a caminho da serra Gaúcha ou da fronteira, para escrever sobre vinhos; ou ia conhecer restaurantes para escrever alguma reportagem, ou para votar em alguma premiação.

Nestes casos, aproveitava para mirar a gastronomia local, cuja variedade foi com o tempo se ampliando, o que achava bom, pois o churrasco, tão típico, sempre me parecia passado demais.

Mas, de tantos voos rasantes, algo sempre se aprende. Por exemplo, conheci o orgulho dos altivos gaúchos, que às vezes pode ser cômico, mas que em boa parte admiro.

Não a ponto de incentivar movimentos separatistas que por ali despontam —para isto sempre tive um antídoto: basta argumentar que, se querem a independência em razão de seu caráter mais gaúcho do que brasileiro, para ir às últimas consequências deveriam separar-se do Brasil e fundar uma autêntica república gaúcha, o que significa unificar-se com a Argentina.

Neste ponto sempre mudam de assunto, não sei por quê. Eu adoro a Argentina, embora lá também, como do lado de cá da fronteira, a carne do churrasco costume estar além do ponto, para o meu gosto.

Finalmente, devo recordar que, da minha parca experiência, não há programa melhor em Porto Alegre (afetivo, intelectual, gastronômico) do que jantar com o casal Lúcia e Luis Fernando Veríssimo —ele com seu sorriso tímido e sábio (pois que já escreve e toca, só faltava também falar), ela interpretando em voz alta toda a sabedoria da dupla.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.