Jota

O site produz notícias exclusivas, análises e informações sobre o mundo jurídico.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Jota
Descrição de chapéu STF

Uma brecha para Lula?

Defesa do petista terá que encontrar peculiaridades na decisão do STF sobre execução antecipada da pena

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Márcio Falcão Felipe Recondo

Existe uma porta entreaberta para o ex-presidente Lula. Uma brecha apontada pelos ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) no julgamento desta terça-feira (6) e já consignada por alguns ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) em 2016, quando a Corte manteve o entendimento de que é constitucionalmente possível a execução da pena depois de condenação em segunda instância

A possibilidade de novo recurso de Lula se abre quando o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) julgar os últimos embargos do ex-presidente contra sua condenação pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex, investigado pela Operação Lava Jato.

O TRF, depois de julgar os embargos de declaração, deve decretar a prisão imediata de Lula. O ex-presidente poderá impetrar novo habeas corpus, questionando a fundamentação da decisão e apontando as tais excepcionalidades cogitadas pelos ministros do STJ. 

Ministros em torno de uma mesa de madeira realizando julgamento
Julgamento do Habeas Corpus preventivo da defesa do ex-presidente Lula na 5ª turma do STJ - Pedro Ladeira - 6.mar.2018/Folhapress

E aqui vale lembrar de argumentos usados por ministros do Supremo quando o tribunal julgou as ações declaratórias de constitucionalidade (ADC 43 e 44). Nesse julgamento, os ministros, por maioria, reafirmaram a possibilidade de execução antecipada da pena. 

Gilmar Mendes, por exemplo, afirmou que a execução antecipada precisava ser justificada. E, contra a justificativa, se abusiva, caberia recurso aos tribunais, inclusive o habeas corpus. “Logo, não estamos aqui —aqueles que estão admitindo a execução da pena com a decisão de segundo grau— a fazer tabula rasa e a determinar que se aplique, sem qualquer juízo crítico, a condenação emitida pelo juízo de segundo grau”, afirmou.

Ricardo Lewandowski já criticou a interpretação equivocada de juízes e membros do MP que consideram a medida automática. "A partir da decisão do STF, a qual, por decisão majoritária, restringiu o princípio constitucional da presunção de inocência, prisões passaram a ser decretadas, após a prolação de decisões de segundo grau, de forma automática, na maior parte das vezes, sem qualquer fundamentação idônea. Esse retrocesso jurisprudencial, de resto, como se viu, mereceu o repúdio praticamente unânime dos especialistas em direito penal e processual penal, em particular daqueles que militam na área acadêmica."

Decano da Corte, Celso de Mello, ao analisar um caso do TRF-4, afirmou que a decisão do Supremo que autorizou a execução antecipada da pena não obriga o Judiciário a executar condenações no segundo grau e nem dispensa os tribunais de motivarem suas decisões. 

Portanto, agora, que o relógio corre contra Lula e diante da resistência do Supremo em tratar o caso do ex-presidente ou rediscutir a tese que permite a execução provisória da pena, caberá à defesa do ex-presidente encontrar alguma peculiaridade no processo para quem sabe fazer do STJ um plano B, capaz de deixar o petista fora da prisão.
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.