Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Habituado com pouca alternância, Corinthians escolhe presidente

Cerca de quatro mil sócios escolherão o novo mandatário do clube neste sábado


O deputado Andrés Sanchez (PT-SP) concorre a um novo mandato como presidente do Corinthians
O deputado Andrés Sanchez (PT-SP) concorre a um novo mandato como presidente do Corinthians - Rodrigo Capote - 4.jun.2014/Uol

Neste sábado (3) cerca de 4 mil sócios do Corinthians escolherão seu presidente do próximo triênio.

Desde a queda de Alberto Dualib, em 2007, um mesmo grupo político comanda o clube mais popular de São Paulo, embora os nomes dos presidentes tenham mudado: Andrés Sanchez, Mário Gobbi, hoje rompido com a situação, e Roberto Andrade governaram pelo movimento "Renovação e Transparência" –que pouco renovou, apesar de ter modernizado o estatuto, e abandonou a transparência, a ponto de anunciar em euros transações feitas em dólares, como a venda de Jô para o futebol japonês, além de pagar comissões na casa de 30% para empresários amigos.

Para não falar de como construiu dívida impagável ao erguer a Arena Corinthians, objeto da Lava Jato.

Sanchez, deputado federal do baixo clero do PT, é novamente o candidato e dele se sabe o que esperar: truculência no linguajar, crescimento da dívida, e insegurança jurídica porque alvo, no STF, por gozar de foro especial, de denúncias por crimes tributários e propinas na construção do estádio.

Caso não se reeleja para a Câmara, corre o risco de prisão.

Roque Citadini, da chapa "Corinthians mais forte", na eleição passada teve 43% dos votos, e é o principal concorrente da oposição.

Se eleito promete se afastar do Tribunal de Contas do Estado, apesar de não dizê-lo com todas as letras e da óbvia incompatibilidade das duas funções, porque a presidência de um clube do tamanho do Corinthians exige dedicação exclusiva.

Seu discurso permanece o de outras campanhas, mas, se vencer, promete se opor à CBF.

Há mais três candidatos.

Um para constar, o ex-delegado Romeu Tuma Júnior, figura apenas folclórica que busca popularizar seu nome para se candidatar a deputado nas eleições de outubro. Um Enéas que usurpa a marca "Democracia Corinthiana" na chapa.

Outro é Paulo Garcia, que há anos entra e sai da disputa, dono da Kalunga.

O candidato com melhores ideias, e único com plataforma que possa ser chamada de programa de gestão, é o advogado Felipe Ezabella, da chapa "Corinthians Grande".

Seu grupo, originalmente apoiador da primeira eleição de Sanchez, e a de Gobbi, quando o Corinthians ganhou o Mundial de Clubes, encomendou à séria Universidade do Futebol um diagnóstico aprofundado da situação do clube, acompanhado de modernizadoras sugestões para revolucionar os métodos da administração alvinegra.

Quando encomendou o estudo não pretendia lançar candidatura, mas oferecê-lo aos candidatos na esperança de algum deles abraçá-lo para, então, receber seu apoio.

No processo de discussão das conclusões do programa o grupo sentiu adesão significativa entre os sócios e resolveu se submeter a voto.

Confia que possa ser contemplado pela ânsia de mudança, do novo, mas rejeita comparações com o prefeito João Agripino Doria.

Em resumo: Sanchez será mais do mesmo; Citadini e Garcia podem significar tirar o Corinthians das páginas policiais, como Ezabella, que traz o compromisso de introduzir o clube no século 21.

O risco é o de deixar tudo como está com a prevista vitória da situação.

A esperança é a surpresa das urnas.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.