Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

São Paulo volta a ser líder do Campeonato Brasileiro 123 rodadas depois

Foram três duros anos de espera, desde a sétima rodada da edição de 2015

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Demorou, mas o dia chegou. Seis vezes campeão brasileiro, único tricampeão seguido, como você já ouviu e vai cansar de ler, desde a sétima rodada do Brasileirão de 2015 que o São Paulo não alcançava a liderança do principal campeonato do país. Pois alcançou.

Diante de quase 54 mil torcedores esperançosos depois que o então líder Flamengo foi atropelado e derrotado pelos reservas do Grêmio por 2 a 0, em Porto Alegre. O adversário era o frágil Vasco, que viria retrancado como o argentino Colón, que havia surpreendido na Copa Sul-Americana.

Mas antes que o jogo chegasse ao segundo minuto, uma matada errada de bola de Rojas deu o passe para Militão chegar à linha de fundo e cruzar mal para trás. O zagueiro vascaíno Ricardo, ao tentar afastar, chutou a bola no pé de Rojas para fazer 1 a 0. Pronto!

Jogadores do São Paulo comemoram o gol de Santiago Trellez
Jogadores do São Paulo comemoram o gol de Santiago Trellez - Rubens Chiri/saopaulofc.net

A retranca ia para o espaço. Daí em diante os donos da casa trataram de cozinhar o jogo. Assim transcorria a partida até o nono minuto do segundo tempo, quando Pikachu, que é mau pra chuchu, emudeceu o estádio ao conseguir o empate improvável. Improvável e desastroso, porque o Flamengo retomava a liderança. Pior: o Vasco passou a jogar melhor e ser mais perigoso do que o de novo vice-líder.

O uruguaio Diego Aguirre convocou uma reunião do Mercosul, conversou com os dois altos centroavantes, seu compatriota Gonzalo Carneiro, 1,92m, e o colombiano Santiago Tréllez, nem tanto, mas de 1,85m, e, ao tirar Nenê e Diego Souza, mandou levantar na área para buscar a vitória obrigatória. Exatamente como fez Éverton cinco minutos depois da conversa em espanhol.

Aos 35 minutos, ele levantou na cabeça do mais baixo e Tréllez deu o 35º ponto ao São Paulo para devolver ao Soberano a liderança 123 rodadas depois de experimentar o gostinho de ser o primeiro do Brasileirão.

Impossível não festejar, injusto não atribuir o resultado ao treinador são-paulino.

A liderança ainda a duas rodadas de terminar o primeiro turno não garante coisa alguma, nem mesmo que o São Paulo lutará pelo heptacampeonato ou garantirá vaga na Libertadores, o mínimo que o torcedor exige depois de tantos anos de sofrimento. Mas garante ao São Paulo ser visto como candidato aos dois objetivos. Garante mais: que o Tricolor seja olhado com respeito. Convenhamos, não é pouca coisa.

Malditos pênaltis

Depois de perder um pênalti na Bahia pela Copa do Brasil com Bruno Henrique, o Palmeiras perdeu outro com Jean em Minas Gerais no Brasileirão. Dois 0 a 0 doídos. Se o primeiro pode ser minimizado no jogo de volta em casa para chegar às semifinais no mata-mata, o segundo deixou o Alviverde a oito pontos do líder, diferença superável, mas com mais sete pontos de desvantagem em relação ao vice-líder.

Fato é que a estreia de Felipão não foi como os palmeirenses esperavam, também porque o jogo contra o Cerro Porteño, no Paraguai, na quinta-feira (9), obrigou a não jogar com força máxima. Acontece que se supunha ter o Palmeiras elenco para jogar sem sofrer mais de uma competição.

Maldito desmanche

Bastou Romero não marcar para o Corinthians amargar um chato 0 a 0 com o Furacão na rabeira, também porque poupou o pouco que tem para jogar contra o Colo-Colo, no Chile, na quarta (8). E de novo não perdeu graças a Cássio.

Não se surpreenda se Ángel Romero passar a ter a companhia de Óscar, seu irmão gêmeo, neste time que busca trocar pneus em plena corrida. No mínimo, seria engraçado se o paraguaio que está na China desembarcar no Parque São Jorge. Agitação vai dar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.