Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Maiores rivais paulistas terão domingo de contrastes

Corinthians e Palmeiras jogam em situações opostas pelo Brasileiro

Juca Kfouri

O Palmeiras, líder do Campeonato Brasileiro, recebe o Ceará no Pacaembu, para manter três pontos de vantagem sobre o Internacional e quatro sobre o Flamengo.

Missão menos complicada que a do Colorado, na segunda-feira (22), contra o Santos, no Beira-Rio, e que a do Flamengo, também neste domingo (21), verdade que contra o Paraná Clube, já condenado à Série B, mas em Curitiba, às 19h.

Concomitantemente ao jogo em São Paulo, às 16h, o Corinthians visita o Vitória, em Salvador, para tentar manter os quatro pontos de distância da zona da degola.

Deyverson comemora gol para o Palmeiras fazendo gesto com as mãos.
Deyverson comemora gol pelo Palmeiras. - Paulo Whitaker-9.set.18/REUTERS

Lembre-se, o Corinthians é o atual campeão brasileiro e o Palmeiras o atual vice.

O time alvinegro despencou de um ano para outro como goiaba madura, endividada e sem bola no pé, sob o risco de ser o primeiro campeão num ano a cair no seguinte. O alviverde manteve-se em alta, mudou para melhor e busca os dois títulos mais importantes de 2018, o brasileiro e o continental.

O clube do Parque São Jorge é a prova cabal de que autossustentabilidade é mesmo um palavrão não apenas no dicionário (não conte, são 21 letras...), mas no futebol nacional.

E o clube do Parque Antárctica a demonstração de que se o dinheiro não garante títulos, ao menos, assegura a possibilidade de disputá-los.

Em campeonatos de pontos corridos, então, é quase certo, porque em mata-mata tudo é possível, basta dizer que o Corinthians poderia ter sido campeão da Copa do Brasil --e para o bem do futebol não foi.

O alvinegro torce para o rival não ganhar a Copa Libertadores, desafio realmente árduo diante dos adversários pela frente, e ser atropelado por gaúchos ou cariocas.

Assim, com todos os seus problemas, seria o único a gritar campeão na temporada, graças ao Paulistinha, e na casa verde. Deveria mesmo é torcer para não cair e cobrar seu cartola-mor, Andrés "Desmanches" Sanchez, que de salvador da pátria se transformou no Judas da Fiel.

Cobrar o time é desnecessário, pois inútil.

Resta apoiá-lo nos nove jogos restantes, quatro em Itaquera (Bahia, São Paulo, Vasco e Chapecoense) para conquistar os pontos necessários à manutenção na Série A.

Lembrete: o Corinthians ganhou apenas nove pontos em dez jogos e é o antepenúltimo colocado no returno.

Ao contrário, o Palmeiras lidera não apenas o campeonato, mas, também, o segundo turno, com 26 pontos.

Daí o torcedor palmeirense poder olhar para frente, para Boca Juniors e Flamengo, com otimismo e, depois de tanto tempo, rir do corintiano como há tempos não podia.

Se seu projeto é autossustentável só saberemos adiante, embora pareça, graças ao estádio bem planejado, porque depender só do patrocinador não garante nada, como o próprio Palmeiras já provou com a Parmalat, o Fluminense com a Unimed e o Corinthians com o banco Excel, Hicks e MSI, para ficar só em três exemplos.

Enfim, nada como um dia após outro, para quem está por cima, e a esperança é a última que morre, para quem está por baixo.

VAR ou racha.

As duas lambanças na decisão da Copa do Brasil revelam a miséria intelectual de nossos assopradores de apito, incapazes de lidar com tecnologia simples e psicologicamente despreparados para lidar com a pressão da imagem.

No Brasil, o VAR compensa. 

E a Confederação Brasileira de Futebol é capaz de desmoralizá-lo. Até parece que faz de propósito.Parar o jogo, criar suspense e errar (!) é o supra-sumo da incompetência e da maldade contra o futebol.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.