Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Seleção feminina dá primeiro passo bem dado na Copa do Mundo

Jogo valeu para mostrar que plasticamente o futebol das mulheres atingiu o nível do dos homens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com três gols de Cristiane e um pênalti perdido, o Brasil fez 3 a 0 na Jamaica e poderia ter feito o dobro. Mas mostrou preocupante insegurança da experiente goleira Bárbara e dispersão na hora de concluir. 

Contra a mais forte Austrália, na quinta (13), não poderá errar tanto e oxalá possa ter Marta. Valeu como estreia e para mostrar, mais uma vez, que plasticamente o futebol feminino atingiu o nível dos homens.

 

HONDURAS É MOLE?

 

De que serve treinar contra um time tão fraco e truculento? Ganhar o jogo e perder Arthur? Jogar contra dez por uma hora? Deixar o Beira-Rio vazio como ficou o Mané Garrincha? Golear ninguém? Dar a ilusão de que Philippe Coutinho assumiu a seleção no lugar de Neymar?

Ao menos jogou-se num gramado e não no esburacado campo de Brasília. Fora disso, perdeu-se tempo e dinheiro na viagem entre Teresópolis e Porto Alegre. 7 a 0! E daí?

OURO E LATA

Os três grandes paulistanos jogaram no sábado (8) e só um venceu.

Em casa, o Palmeiras fez mais uma vítima na conta do chá, por 1 a 0 e com gol de pênalti, mas com justiça.

Depois de ser inferior ao time misto do Athletico no primeiro tempo, foi bem melhor no segundo para justificar amplamente a vitória --a sétima em oito jogos dentro de campo, à espera da devolução dos pontos obtidos contra o Botafogo.

O jogador Raphael Veiga, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do Athletico-PR, durante partida valida pela oitava rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na Arena Allianz Parque.
O jogador Raphael Veiga, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do Athletico-PR - Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação

Por mais que as vitórias sejam magras, exceção feita à goleada de quatro sobre o Santos, igual ao que fez o Corinthians no primeiro turno do Campeonato Brasileiro em 2017, o Palmeiras passa a sensação permanente de que fará um gol e vencerá.

Como o próximo jogo do líder será novamente em casa e contra o lanterna Avaí, o palmeirense que relaxe para ver a Copa América, no topo da tabela e invicto há 32 jogos.

Sim, está há 31 jogos sem perder, mas a coluna, apressada, já computa este jogo a ser disputado na quinta-feira.

No Trio de Ferro, ou no triângulo dos maiores clubes paulistas, o Palmeiras é o vértice A, de ouro.

O B é o Corinthians que foi ao Mineirão com desfalques importantes enfrentar o Cruzeiro, individualmente superior, e voltou de lá com valioso 0 a 0, embora graças ao substituto de Cássio, o ótimo Walter, autor de defesas salvadoras.

Digamos, com boa vontade, que o alvinegro seja o vértice de bronze, porque segue com uma dificuldade terrível para finalizar.

Para preocupação corintiana o jogo restante antes da parada para a Copa América será contra o Santos, e na Vila Belmiro, na quarta-feira (12).

Se de fato o Corinthians é o vértice de bronze, sobra ao São Paulo o de lata.

Não reaja mal quem torce pelo tricolor com o argumento de que o time está na frente do Corinthians.

Porque o rival tem um jogo a menos, contra o Goiás e em Itaquera, ou seja, com grande possibilidade de fazer os três pontos e deixar o São Paulo dois atrás.

São Paulo que terá o Galo antes da parada, no Horto, na quinta-feira.

São Paulo que ficou, também fora de casa, noutro pavoroso 0 a 0 exatamente com o Avaí, único time sem vitória no Campeonato Brasileiro.

São Paulo que completou seis jogos sem um triunfo sequer e com apenas um gol.

São Paulo eliminado na Libertadores e na Copa do Brasil, o único dos oito times brasileiros classificados para o torneio continental a não seguir para as quartas de final da competição nacional.

São Paulo que deveria aproveitar a parada para cuidar da cabeça ruim, responsável pela doença no pé.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.