Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Flamengo sobra no Campeonato Brasileiro

Mais do que vencer, cariocas bailaram no Maracanã em bela tarde de futebol

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se a história se repete como farsa ou como tragédia, desta vez repetiu-se como festa.

Entre tantos jogos entre Flamengo e Palmeiras, no Maracanã, dois estão registrados para sempre, mais o de 1979 que o do ano seguinte.

Porque no último ano dos anos 1970, o Palmeiras de Telê Santana e Baroninho foi ao Rio como azarão e enfiou 4 a 1 no Flamengo de Zico e Cláudio Coutinho e eliminou o rubro-negro do Campeonato Brasileiro.

A goleada diante de 112 mil torcedores valeu o convite para Telê dirigir a seleção brasileira.

Homem de vermelho correndo de costas com pessoas de vermelho no fundo
Gabigol comemora gol contra o Palmeiras, em vitória no Maracanã - Pilar Olivares/Reuters

Em 1980, o mesmo Flamengo devolveu a goleada com juros e correção monetária, diante de 70 mil torcedores e, com Osvaldo Brandão como técnico alviverde, venceu por 6 a 2.

Havia nove jogos e cinco anos que os cariocas não venciam o Palmeiras, com quatro derrotas e cinco empates.

O 10° clássico desde 2014 teria mesmo de ser especial. E foi.

A esperada superioridade individual e coletiva dos rubro-negros se impôs de maneira avassaladora no primeiro tempo, que terminou por apenas 2 a 0 porque Everton Ribeiro desperdiçou o terceiro gol uma vez e Vitor Hugo salvou noutra.

Gabigol, de cavadinha, e De Arrascaeta, de cabeça, fizeram os dois gols, o primeiro ao completar uma bela triangulação entre Bruno Henrique e De Arrascaeta, fruto de erro de Gustavo Gomez, e o segundo em excelente passe de Bruno Henrique."

É, mas o VAR anulou dois gols alviverdes", dirá o palmeirense inconformado.

De fato, por impedimento milimétricos de Willian e Vítor Hugo, desses que precisam obrigar a mudança da lei do impedimento para salvaguardar seu espírito, o de evitar que o atacante se coloque em vantagem em relação ao penúltimo defensor. Que se estabeleça um corpo à frente para caracterizar o impedimento.

O Flamengo voltou para a etapa final com a mesma volúpia em busca de mais gols, porque o Maracanã lotado assim exigia e porque é assim que Jorge Jesus quer.

Quem dera todos os treinadores brasileiros fossem iguais ao português.

Ou ao argentino Jorge Sampaoli, do Santos, que divide a liderança por pontos no Nacional com o Flamengo, com elenco muito inferior e começando a dar a impressão, como deu na magra vitória por 1 a 0 sobre a Chape, de estar virando o fio, o que veremos no sábado (14) da última rodada do turno, no Rio, contra o Flamengo.

A pressão permanente em busca do terceiro gol frutificou no 15º minuto quando Gabigol converteu pênalti discutível em Rafinha e estabeleceu o 3 a 0 no Rio.

Na verdade, estava fácil, extremamente fácil.

"Olé, olé, eliminado, eliminado", o Maracanã se divertia com o baile no gramado.

Pela sétima vez desde a volta da Copa América, o Palmeiras saía de campo sem vitória e com a terceira derrota, mas, ainda, potencialmente a apenas três pontos dos líderes, desde que derrote o Fluminense no jogo, em casa, que tem a menos.

Ou seja, nada que justifique desespero a não ser por um aspecto, a decadência psicológica evidente estampada no rosto dos atuais campeões do brasileiros.

Sem dúvida será difícil parar o Flamengo, desafio posto ao Grêmio na Libertadores, mas muito mais complicado na maratona do Campeonato Brasileiro.

Porque se acidentes acontecem em mata-matas, no campeonato por pontos corridos o Flamengo simplesmente está sobrando.

No verdadeiro Paulistão que virou a disputa pelo topo do torneio, pinta um campeão carioca.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.