Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

O cinquentenário do olho de Tostão

Fez muito bem esta Folha ao lembrar a dor que deixou todo o Brasil no oculista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lembrar a noite de 24 de setembro de 1969 valeu como golaço desta Folha em reportagem de Marcos Guedes.

Por contar detalhadamente o risco corrido por Tostão de desfalcar a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970, epopeia que sem ele não teria sido igual.

Por mais que a modéstia dele não permita lembrar de certos detalhes, sempre será justo dizer que há quem o considere o melhor jogador do torneio nos gramados mexicanos.

E não se trata de qualquer opinião, deste ou daquele jornalista, mas de Gérson, o Canhotinha de Ouro, seu companheiro na campanha do tricampeonato.

O que em nada diminui o papel do Rei Pelé, apenas dá a devida medida da participação do também chamado "de ouro", o Mineirinho de Ouro.

Não será reproduzido o texto de Guedes aqui, porque facilmente encontrável no jornal.

Mas, de carona, o publicado em meu blog no UOL, do Grupo Folha, com pequenas supressões para caber, no mesmo dia 24, relembranças de um palco e de um futebol que não existem mais:

"50 anos atrás o Pacaembu era reaberto depois de longo tempo utilizado para instalar nova iluminação e demolir a concha acústica que lá estava desde a inauguração do estádio, em 1940.

Ainda não havia o tobogã, intervenção arquitetônica típica de tempos de ditadura.

Sem a bela concha acústica o estádio parecia ter perdido os dentes da frente.

Naquela noite, o Corinthians recebeu o Cruzeiro pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, precursor do Campeonato Brasileiro, diante de espantosos 48.705, mesmo ainda, repita-se, sem o tobogã que aumentaria a capacidade em 10 mil pessoas.

E os quase 50 mil torcedores eram pouco perto do recorde de público do estádio, em 1942, na estreia de Leônidas da Silva, pelo São Paulo, num empate 3 a 3 com o Corinthians: 70.218 torcedores foram contabilizados na tarde do dia 24 de maio, com 63.218 pagantes.

Como foi possível é dessas coisas misteriosas que o tempo ajuda a tornar ainda mais misterioso.

Só sei dizer que estava no Pacaembu na noite de 1969, como estive na tarde do recorde oficial do Maracanã, no mesmo ano, quando a seleção brasileira enfrentou a paraguaia diante de 183.341 pessoas.

Tostão e a lesão no olho esquerdo que encurtou a carreira / Reprodução
Tostão e a lesão no olho esquerdo que encurtou a carreira - Reprodução

É verdade que as arquibancadas foram invadidas e muita gente entrou sem passar pelas catracas, a exemplo do que consta ter acontecido na final da Copa do Mundo de 1950, quando supostas 200 mil pessoas viram o Uruguai ganhar do Brasil por 2 a 1, embora o número oficial seja de 173.850 torcedores.

Mas a noite da reabertura do Pacaembu ficou marcada mesmo foi pelo descolamento do olho esquerdo de Tostão, atingido por bolada desferida pelo zagueiro Ditão, o mesmo olho ferido dias antes em choque com o colombiano Castaños num amistoso.

A pancada doeu no olho do país inteiro que viveu intensa expectativa com o processo de recuperação do genial atacante mineiro, operado em Houston, nos Estados Unidos, e sob o risco de não disputar a Copa.
Transferido para o Vasco, Tostão teve de encerrar prematuramente a carreira, aos 26 anos, para não perder o olho.

Com o que fez vestibular para Medicina, tornou-se respeitado médico e professor, e abandonou a carreira para voltar ao futebol como o melhor analista do Brasil.

Mau jornalismo faço eu porque tratei da maior notícia do dia 24 de setembro de 1969 no fim do texto, e não na abertura como deveria..."

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.