Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

A grande noite na Vila Belmiro

Santos e Palmeiras têm um jogo com cara de decisão para o líder Flamengo ver

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na rodada recém terminada o Flamengo mostrou mais uma vez qualidade rara entre os times brasileiros: a de jogar fora de casa como se fosse o anfitrião.

Não deu a menor pelota para o desespero da Chapecoense e o placar de apenas 1 a 0 foi daqueles enganosos, porque jogou para vencer por três ou quatro gols de diferença e não correu riscos, mesmo sem Filipe Luís, De Arrascaeta e Gabigol.

Assim obteve a sexta vitória como visitante, o mesmo número alcançado pelo Santos ao ganhar do Vasco também pela chamada contagem mínima, em São Januário, forasteiros indigestos, porque como o time do português Jorge Jesus, o do argentino Jorge Sampaoli é outro que não se intimida em palcos adversários, como o Grêmio.

Goleiro do Santos, Everson disputa a bola com o atacante Miguel Borja, do Palmeiras, em partida do Paulista deste ano
Goleiro do Santos, Everson disputa a bola com o atacante Miguel Borja, do Palmeiras, em partida do Paulista deste ano - Cesar Greco/Divulgação

Mantidos os oito pontos de vantagem do líder Flamengo sobre o terceiro colocado Santos, restava saber o que o Palmeiras faria diante do Atlético Mineiro.

E o Palmeiras fez muito pouco no primeiro tempo, embora dominante, mas com Weverton obrigado a fazer três  defesas difíceis contra nenhuma do goleiro atleticano, Cleiton e, para piorar, nos acréscimos, obrigado a buscar uma bola no fundo do gol, em belíssimo tento de Natan.

Virar no segundo tempo era simplesmente imprescindível e as vaias no intervalo prenunciavam vida dura em casa.

Era tudo que rubros-negros e santistas esperavam, nada nem parecido com a expectativa desta coluna.
O Palmeiras ficava seis pontos atrás de um e apenas dois pontos à frente do outro.

Virar resultados tem sido uma dificuldade na vida esmeraldina e continuou a ser, apesar do empenho enlouquecido, e nervoso, do vice-líder.

O segundo tempo foi de um time só, mas o goleiro mineiro só teve mesmo de trabalhar depois de sofrer o empate, em jogada primorosa de Dudu e Gustavo Scarpa: 1 a 1.

Como o jogo teve acréscimos de sete minutos, o Palmeiras teve 15 para vencer e aí Cleiton despontou no bombardeio paulista, com pelo menos um milagre em cabeçada de Vitor Hugo.

Para quem imaginou que o Palmeiras pudesse encostar no Flamengo ao fim da rodada, o aumento da vantagem carioca para cinco pontos surpreendeu.

Daí o jogo da próxima quarta (9), na Vila Belmiro assumir ares de verdadeira decisão com o detalhe de o Flamengo só jogar no dia seguinte, no Maracanã, contra o mesmo Galo.

Registre-se que, historicamente, o Palmeiras se dá bem na casa praiana, a ponto de até 2015 levar vantagem sobre os santistas em seu campo.

De lá para cá o Santos enfileirou cinco vitórias em sete jogos e o superou com 47 vitórias contra 44 e 18 empates.

Como se vê, os empates são poucos e empatar não interessa a nenhum dos dois.

Porque caso o mais provável aconteça no Maracanã, a vitória do líder, o empate deixará o vice-líder sete pontos adiante, duas rodadas, no mínimo, em primeiro lugar.

Trata-se de jogo, em todos os sentidos, imperdível.

Só a CBF não acha, tanto que desfalcou os três concorrentes ao título por desrespeitar as datas Fifa.
Conte isso pelo mundo afora. Ninguém acreditará.

Mulheres brilhantes

No domingo (22/9), na Ilustríssima, Marilene Felinto reapareceu com todo seu talento e um texto tão duro como doce, magnífico.

No domingo (6), na Ilustrada, foi a vez de Fernanda Torres.

Cada palavra em seu lugar, cada sentimento no devido compartimento, de lavar a alma. E fazer a mãe chorar.

Grandes mulheres: Marilene e as duas Fernandas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.