Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

O São Paulo em quarto

Como quando era o Corinthians no G4, a colocação do tricolor é de doer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O São Paulo tem futebol para estar na Libertadores?

Em espanhol, para o torneio continental que temos, tem.

Em bom português dos anos 1960, nem pensar. Como disputar a taça virou a prioridade de todos, releva-se o desempenho e comemora-se a vaga.

Jogadores do São Paulo celebram gol marcado contra o Botafogo em jogo pelo Campeonato Brasileiro
Jogadores do São Paulo celebram gol marcado contra o Botafogo em jogo pelo Campeonato Brasileiro - Pilar Olivares - 21.set.2019/Reuters

Pouco importa a mediocridade da campanha, o sofrimento do torcedor, o nenhum prazer ao desfrutar o domingo no estádio ou diante da TV.

Sessenta anos atrás, só o campeão nacional disputava a copa, depois campeão e vice, e hoje a permissividade é tal que deixou de ser uma competição entre campeões.

A casa da mãe Joana virou moda pelo mundo afora a ponto de até a Uefa promover a avacalhação, e a Fifa, sem surpresa, virar zona. Daí uma reflexão impensável no mundo globalizado: não vale dar uma banana para tal banalização e pensar no Campeonato Brasileiro como fazem os americanos com a NBA?

Imagine se eles estão preocupados em disputar algum título mundial com os campeões continentais de basquete. Ganhar a NBA é o bastante para que chamem o vencedor de "world champions", e o resto que se dane. É arrogante? Até é. É mentira? Não é. Na Olimpíada, eles mostram quem manda.

Cada vez parece mais interessante fazer um Campeonato Brasileiro só aos fins de semana, e para tanto é preciso ter datas, sem se dobrar, por exemplo, a este monstrengo que está sendo criado como novo Mundial de Clubes. Quem sabe não será solução para elevar o nível técnico por aqui?

Corinthians real

O Corinthians, enfim, encontrou seu nível de competência e, ao completar cinco jogos sem vitória, periga ficar fora até mesmo da chamada pré-Libertadores.

Caiu na real mesmo no confronto com times tão medíocres como ele, caso do São Paulo, ou até com campanhas bem piores, embora com time superior, caso do Cruzeiro.

Cabe ao corintiano se resignar e, eventualmente, comemorar: do rebaixamento o time, com 44 pontos, já escapou, tamanha gordura acumulou enquanto os outros estavam distraídos. Caberá lutar por vaga na Copa Sul-Americana e tentar, em 2020, ganhar o torneio que lhe falta e escapou miseravelmente nesta temporada.

Sempre lembrando que, oito anos atrás, o atual presidente do clube garantiu que o Corinthians estaria, a partir de 2017, entre os três maiores do mundo. E prometeu, em 2014, que pagaria o estádio até 2020...

O incrível é que não se fala em impeachment no Parque São Jorge.

Real Madrid

O impensável também aconteceu em Mallorca.

O clube mais poderoso do mundo, o campeão do século 20 e, por enquanto ao menos, também do 21, o Real Madrid, então liderando o Campeonato Espanhol, chegou a ter cinco brasileiros em campo no segundo tempo: Militão, Casemiro, Marcelo, Vinícius Junior começaram como titulares e Rodrygo entrou no segundo tempo. Mesmo fora de casa, o adversário não preocupava, antepenúltimo colocado e na zona do rebaixamento.

Mas o Mallorca venceu por 1 a 0, com gol no começo do jogo.

As perguntas são inevitáveis: Militão e Vinícius Junior já podem ser titulares do time madridista? É motivo de orgulho para o nosso futebol os minutos em que quase meio time merengue foi brasileiro ou é razão para preocupação espanhola? Com a derrota do rival, o Barcelona assumiu o primeiro lugar.

Dois VAR?

E pontificou o bolsominion desvairado, com o perdão pela redundância: se um VAR faz tanta besteira no futebol, imagine Bivar na política!

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.