Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Melhor relato sobre escândalo de corrupção na Fifa chega ao Brasil

Bensinger fez de sua reportagem roteiro perfeito para virar filme de máfia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Publicado em junho de 2018 nos Estados Unidos, lançado em seguida em espanhol, italiano e em português, de Portugal, finalmente chega ao país, pela Globo Livros, o livro “Cartão Vermelho”, do jornalista Ken Bensinger.

Trata-se do melhor relato sobre o escândalo que deixou nua a transnacional do futebol e da corrupção graças às investigações realizadas pelos americanos.

A única vantagem da demora na publicação por aqui está em ter permitido ao autor, de longe o repórter que acompanhou mais de perto todo o processo, fazer um posfácio seco, ao seu estilo, em que relata os acontecimentos não apenas após a morte do apontado como principal corruptor do futebol da América, o brasileiro J. Hawilla, como a dramática sessão do julgamento que manteve preso o quase nonagenário ex-presidente da CBF José Maria Marin. Acreditem a rara leitora e o raro leitor, dá pena.

Bensinger fez de sua reportagem roteiro perfeito para virar filme. Filme da máfia, bem entendido, como o clássico “O Poderoso Chefão”, ou, mais atual, “O Irlandês”.

A Fifa descrita como é, cruamente, qual a Camorra napolitana ou a Yakuza japonesa, com informações precisas e encadeadas em clima eletrizante proporcionado pela competência das autoridades que a desmascararam, calma e obstinadamente.

Policiais, procuradores e juízes, munidos de fortes indícios, reuniram provas cabais para formar suas convicções e, enfim, sem açodamento, julgarem e condenarem. Justiça sem justiçamento, como deve ser.

Aliás, se Hollywood quiser, poderá dar como título “O Suíço”, ou “O Americano”, alusões aos ex-presidente da Fifa Joseph Blatter, ou a Chuck Blazer, homem forte do futebol norte-americano e o informante, já também falecido, que pego por não declarar imposto de renda teve de dar com a língua nos dentes.

Compreensivelmente, talvez não deva ser chamado de “O Brasileiro” porque, embora Hawilla seja outro protagonista como delator, o livro se ocupa mais dos meliantes menos desconhecidos do leitor americano, pouco afeito às coisas do esporte em que só o goleiro pode usar as mãos.

Além do mais, ele já está suficientemente tratado na não menos magnífica obra “O Delator”, dos repórteres brasileiros Allan de Abreu e Carlos Petrocilo, pela editora Record.

No livro de Bensinger estão também outros brasileiros fundamentais no triste enredo, como João Havelange, Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero, que enriqueceram à custa de empobrecer o futebol mundial. O autor mostra que Hawilla andou com tornozeleira com GPs por Nova York, coisa que seu advogado desmentia no Brasil e ameaçava processar quem publicasse.

Não há dinheiro no mundo que compense a humilhação e o sofrimento impostos a Hawilla em seus últimos dias de vida.

Capa do livro "Cartão Vermelho", do jornalista Ken Bensinger, lançado no Brasil pela Globo Livros
Capa do livro "Cartão Vermelho", do jornalista Ken Bensinger, lançado no Brasil pela Globo Livros - Reprodução

DEZ ESCOLHAS

Os anos 10 chegaram ao fim e deixaram suas marcas em cada um. As escolhidas pela coluna, e já publicadas em meu blog no UOL, são:

1. A maior dor: a morte de Sócrates;
2. A maior extravagância: o 7 a 1;
3. A maior alegria: o bicampeonato mundial do Corinthians; 
4. O maior desperdício: as bobagens de Neymar;
5. A maior esperança: que sigam o exemplo do Flamengo;
6. A maior besteira: a torcida única nos clássicos;
7. A maior limpeza: o Fifagate;
8. A maior mentira: a “nova” CBF;
9. O melhor jogador:  Messi;
10. O eterno 10: Pelé.

Feliz 2020!

Erramos: o texto foi alterado

A Camorra é máfia napolitana, não siciliana, conforme publicado em versão anterior do texto. A informação foi corrigida.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.