Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu Campeonato Paulista 2020

Pior campanha entre os grandes, Corinthians faz Paulistinha miserável

O caos, instalado no gabinete presidencial, chegou definitivamente ao gramado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com apenas oito pontos em sete jogos, ao faltarem cinco para terminar a fase classificatória, a campanha corintiana não é apenas a pior dos quatro grandes. Não é pobre, é paupérrima, miserável mesmo.

Dos 16 clubes que disputam o torneio, só quatro tem menos pontos ganhos que o Corinthians: o Oeste, o Botinha, a Ferroviária e a Ponte Preta.

O Alvinegro tem menos pontos que os quatro integrantes do grupo do São Paulo. Nada disso teria maior gravidade se o clube seguisse vivo, ao menos, na pré-Libertadores, embora seja o caso de dizer que melhor assim, pois viraria saco de pancadas se chegasse à fase de grupos --e com o Palmeiras pela frente.

 
Corinthians, do meia Pedrinho, ainda não se encontrou neste começo de temporada - Amanda Perobelli - 12.fev.2020/Reuters

O caos corintiano chegou definitivamente ao gramado, porque instalado no gabinete presidencial não é de hoje. Aliás, só rindo para não chorar. O jornal Valor noticia que o clube é o que tem a maior dívida com a União (R$ 737,7 milhões), e a resposta do genial Andrés Sanchez se refere à suposta necessidade do diário, especializado em economia, em repercutir. Além, de como sempre faz, minimizar a situação, dizer que não é bem assim, do mesmo modo que faz com o estádio.

Pobre rico todo poderoso Timão!

Já o São Paulo de um dia para o outro viu a abóbora virar carruagem e não pode se enganar. Os dois gols de Pato contra o fraco Oeste têm tudo para conduzir ao autoengano e Fernando Diniz teima em não aprender o que Ganso lhe ensinou no Fluminense. Humanista como é, tende a morrer abraçado com os que tenta salvar, e tanto Pato como Ganso são seres comprovadamente pouco decisivos e inconfiáveis.

Não que seja fácil a escolha entre Pato e Pablo, mas ao primeiro já foram dadas todas as chances, diferentemente do segundo.

Pobre de quem sangra de tanto dar murro em ponta de faca!

De todo jeito, preto no branco e vermelho, não fossem sete pontos surrupiados pelos péssimos assopradores de apito da FPF sem VAR, o Tricolor seria o dono da melhor campanha do Paulistinha, com Daniel Alves no comando, e com Igor Gomes, enfim, titular.

O Palmeiras se reforçou com Rony no momento em que encontrou seu trio atacante ideal, com Dudu, Luiz Adriano e Willian.

O veloz atacante chega do Paraná para brigar por posição, o sonho de todo treinador em busca de excelência. Como se sabe, time algum é campeão sem bom banco, e o Alviverde agora tem dois: o dos jogadores, bom para os padrões nacionais, e o do patrocinadora.

Pobres aposentados brasileiros!

 

Resta falar do Santos, líder de seu grupo e só, porque ainda incapaz de mostrar futebol, nem com a volta de Soteldo.

Pobre Santos!

Obrigado a trocar a loucura de Jorge Sampaoli, suficientemente maluco para blindar o elenco de um presidente sem noção, pela racionalidade de Jesualdo Ferreira, educado o bastante para respeitar hierarquias e ser provavelmente tragado por José Carlos Peres.

Viva a diferença!

Renato Portaluppi escalou os titulares do Grêmio e perdeu, para o Caxias, o primeiro turno do Gauchinho. Jorge Jesus ganhou a Taça Guanabara com o misto do Flamengo.

Que o talentoso gaúcho aprenda a ser um pouco mais humilde e a não menosprezar os rivais. Parece que o 5 a 0 da Libertadores foi insuficiente, apesar de o português não ter sapateado sobre a goleada das semifinais. Ou será que o Caxias também gastou fortunas?

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.